Mostrar mensagens com a etiqueta Natividade. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Natividade. Mostrar todas as mensagens

16/08/2015

Temas para meditar - 486

Santíssima Virgem



Que a humildade do nascimento de Nossa Senhora nos ensine a fazer pouco caso das grandezas humanas.

Saibamos ver com olhar cristãmente indiferente essas vaidades pere­cíveis que Cristo não quis para a sua Mãe: se tivessem algum valor, não lhas teria negado.



(thomas de saint laurent, A Virgem Maria, ISBN: 972-26-1287-5, nr. 31)

15/05/2014

Temas para meditar 105

Santíssima Virgem

A Natividade da Santíssima Virgem foi, assim, um dos acontecimentos capitais da História. Examinemos agora como foi acolhido este acontecimento; tiraremos desta me­ditação úteis ensinamentos para a nossa vida interior.
Mostram-nos o Céu arrebatado por um inefável entusias­mo. Os Anjos não encontravam louvores bastante dignos para glorificar a Santíssima Trindade por ter criado aquela que era a Filha privilegiada do Pai, que devia ser Mãe do Verbo e Esposa do Espírito Santo. Não se cansavam de admirar as belezas da sua pequena Rainha. Estes espíritos bem-aventurados, que se enchem de júbilo pela conversão de uma só alma, exultavam ao ver aparecer o Refúgio seguro dos pecadores; sabiam que Maria haveria de ser a Porta do Céu e que nunca recusaria a entrada no reino eterno aos que, a invocassem com confiança.

(thomas de saint laurentA Virgem Maria, ISBN: 972-26-1287-5, nr. 29)

19/10/2012

Vida de Maria (III) - A VOZ DOS PADRES E ESCRITORES ANTIGOS


«Os meses iam-se passando para a menina. Ao fazer dois anos, disse Joaquim a Ana: “Levemo-la ao templo do Senhor para cumprir a promessa que Lhe fizemos, para que não a reclame e nossa oferenda se torne inaceitável a Seus olhos”. Ana respondeu: “Esperamos  até que complete três anos, para que a menina não tenha saudades de nós. Joaquim respondeu: “Esperaremos”».

Ao chegar aos três anos, disse Joaquim: “Chama as donzelas hebreias que não têm mancha e que cada uma leve uma lâmpada acesa e a acompanhem, para que a menina não olhe para trás e seu coração seja cativado por alguma coisa fora do templo de Deus. Assim fizeram, enquanto iam subindo para o templo de Deus. Lá recebeu-a o sacerdote, que abraçando-a, abençoou-a e exclamou: “O Senhor glorificou o teu nome diante de todas as gerações, e no final dos tempos, manifestará em ti sua redenção aos filhos de Israel”».

Fê-la sentar-se no terceiro degrau do altar. O Senhor derramou graças sobre a menina, que dançou cativando toda a casa de Israel.

«Os seus pais saíram do templo cheios de admiração e louvando a Deus porque a menina não tinha olhado para trás. Maria permaneceu no templo alimentando-se como uma pomba e recebendo alimento pelas mãos de um anjo».

(Proto-evangelho de São Tiago, VII-VIII (Escrito apócrifo do século II)