Mostrar mensagens com a etiqueta Jo VIII. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Jo VIII. Mostrar todas as mensagens

07/04/2022

Quaresma Semana 5 Quinta F 7

 


 

Dentro do Evangelho

 

(Re Jo VIII…)

 

A morte física a que todos estamos sujeitos é uma das consequências do pecado dos meus  primeiros Pais.

Mas, Jesus Cristo, veio ao mundo e imolou-Se na Cruz precisamente para redimir esse pecado e abrir-me as portas do Céu.

Basta-me, para tanto, acreditar firmemente nas Suas Palavaras, Palavras de Vida Eterna, e ter bem presente, não só neste Tempo de Quaresma mas todos os dias que viver, esta realidade: Se acreditar, firmeza e sinceridade nas Palvras de Jesus é o caminho da minha Vida Eterna.

 

 

Reflectindo na Quaresma

 

Estar triste ou estar contente não são estados de alma fruto das circunstâncias, devem ser, antes, actos da vontade esclarecida. Deus Nosso Senhor não me quer triste, entregue a locubrações negativas, mas alegre para que possa espalhar alegria à minha volta.

 

O tentador serve-se da minha tristeza para me "encher" a mente de pensamentos negativos e outros que me enojam.

Mas, quando estou alegre, fica de lado, não tem por onde atacar-me.

Contra a alegria de um filho de Deus nada pode e desiste da tentação.

 

Links sugeridos:

  

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad

 

 

 

 

 

 

 

 

 

06/04/2022

Quaresma Semana 5 Quarta F 6



 

Dentro do Evangelho

 

(Re Jo VIII…)

 

Há, de facto, uma característica única do cristão: corredimir.

Redimir significa libertar por meio de um resgate; redimir alguém que está preso é pagar o que é exigido pela sua liberdade.

Aquele meu irmão que o demónio tem captivo pelo vício, pela sedução de riquezas ou bens materiais, que tem o olhar posto em si mesmo como se fora o centro do universo, precisa de ser resgatado e, este resgate, é a minha oração persistente e perseverante, as minhas próprias dores ou incómodos que gostosamente ofereço com esse propósito.

Aí… estarei de alguma forma como que completando a Redenção de Cristo na Cruz e que maior honra tal siginifica!

Corredentor com Cristo!

 

Reflectindo na Quaresma

 

As minhas reflexões na Quaresma são diferentes das reflexões habituais que faço todos os dias?

De facto, são... porque estão formatadas, ou melhor... informadas com o espírito do Tempo Litúrgico.

Este ano de 2022, elegi como "guias principais" a Contenção e a Paciência.

Contenção de um modo muito particular no comportamento para com os outros: ser amável, cordato, compreensivo.

Paciência especialmente comigo mesmo seguindo o conselho de São Tomás Moro... não me deixar absorver pelo "Eu".

Como, até hoje, tem "corrido a coisa"?

Se a primeira "guia" é,  tem sido, relativamente acessível, já a segunda tem-se revelado um fracasso.

Examino-me, escalpelizo-me, sangro, entristeço-me!

Este "Eu" manifesta-se constantemente, puxa-me, empurra-me, condiciona-me, entristece-me.

Resolvo, oxalá ainda vá a tempo, aceitar-me como sou, com as minhas fraquezas e misérias, e confiar, absolutamente que o Senhor que me conhece tal qual sou, me quer como sou e, embora gostasse que fosse como Ele gostaria, me ama e quer com entranhado amor e me irá assistindo para que este "Eu" se vá aproximando cada vez mais dEle.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad