Mostrar mensagens com a etiqueta AMA - Comentários ao Evangelho - Mt 5 43-48. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta AMA - Comentários ao Evangelho - Mt 5 43-48. Mostrar todas as mensagens

24/02/2018

Evangelho e comentário

Tempo de Quaresma

Evangelho: Mt 5, 43-48

43 «Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. 45 Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. 46 Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? 4 7E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? 48 Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.»

Comentários:

A perfeição está, pois, no amor de Deus.

Como Deus ama todos os homens - absolutamente todos – não distinguindo entre bons e maus, amigos ou inimigos, se fizermos como Ele estamos de facto a imitá-lo.

E, evidentemente, deduz-se das palavras de Cristo que imitar Deus é o caminho para a perfeição.

(AMA, comentário sobre Mt 5, 43-48, 20.06.2017)


20/06/2017

Evangelho e comentário

Tempo Comum

Beatas Sancha, Mafalda e Teresa – Princesas de Portugal

Evangelho: Mt 5, 43-48

43«Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. 45Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. 46Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? 47E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? 48Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.»

Comentário:

O AMOR só pode falar de amor.

Sabemos, temos a certeza que Deus é Amor!
Criou-nos por Amor;
Mantém-nos vivos por Amor;
Fez-se homem por Amor;
Deu a Sua Vida por amor;
Somos Seus filhos – autênticos – por Amor!

Por isso mesmo só podemos tentar retribuir este Amor, Santo, Divino, Imenso, com o nosso amor completo, sem hiatos nem condições.

Ficaremos sempre muito aquém, mas, mesmo assim, o Senhor quer esse amor que temos para Lhe dar e – como Jesus disse – a forma mais concreta de O amar é amar os outros – todos os outros – homens nossos irmãos em Cristo.

(AMA, comentário sobre Mt 5, 43-48, 13.02.2017)