Mostrar mensagens com a etiqueta AMA - Comentários ao Evangelho - Jo 14 21-26. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta AMA - Comentários ao Evangelho - Jo 14 21-26. Mostrar todas as mensagens

20/05/2019

Evangelho e comentário



TEMPO DE PÁSCOA




Evangelho: Jo 14, 21-26

21 Quem recebe os meus mandamentos e os observa esse é que me tem amor; e quem me tiver amor será amado por meu Pai, e Eu o amarei e hei-de manifestar-me a ele.» 22 Perguntou-lhe Judas, não o Iscariotes: «Porque te hás-de manifestar a nós e não te manifestarás ao mundo?» 23Respondeu-lhe Jesus: «Se alguém me tem amor, há-de guardar a minha palavra; e o meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada. 24 Quem não me tem amor não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas é do Pai, que me enviou.» 25 «Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco; 26mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.»

Comentário:

A vida cristã que é seguir Cristo, pode resumir-se numa palavra:


AMOR!


É o amor incomensurável de Deus pelos homens que os salva;

É o amor sem limites de Cristo que O leva a dar a Sua vida em resgate da humanidade inteira;

É o amor que leva os homens a conseguir a paz para si e para os outros;

Só o amor, autêntico – como é o Amor de Deus - torna a pessoa humana digna de participar na vida eterna.

Amar a Deus e amar os outros como a si mesmo, eis, como bem sabemos, o primeiro Mandamento.


Sem cumprir este, os outros nove, não poderão cumprir-se.


(AMA, comentário sobre Jo 14, 21-26, 09.01.2017)

30/04/2018

Evangelho e comentário

Tempo de Páscoa

Evangelho: Jo 14, 21-26

21 Quem recebe os meus mandamentos e os observa esse é que me tem amor; e quem me tiver amor será amado por meu Pai, e Eu o amarei e hei-de manifestar-me a ele.» 22 Perguntou-lhe Judas, não o Iscariotes: «Porque te hás-de manifestar a nós e não te manifestarás ao mundo?» 23 Respondeu-lhe Jesus: «Se alguém me tem amor, há-de guardar a minha palavra; e o meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada. 24 Quem não me tem amor não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas é do Pai, que me enviou.» 25 «Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco; 26 mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.»

Comentário:

Talvez que nos ocorra, também a nós, fazer a mesma pergunta que Judas e, parece lógico.

Parece que o Senhor não dá uma resposta concreta, mas, de facto fá-lo iniludivelmente.

A Sua Missão é muito clara e definida: Trazer a salvação, resgatar a humanidade, instaurar o Reino de Deus no mundo.

Explicar a Fé e difundi-la competirá aos Seus seguidores que, devidamente assistidos pelo Espírito Santo, levarão a toda a parte a Palavra de Deus.

Portanto, este tempo que vivemos depois da Ascensão ao Céu pelo Senhor, é o “Tempo do Espírito Santo” cujos Sete Dons devemos pedir  com insistência perseverante para sermos capazes de levar por diante a tarefa que nos cabe levar a cabo.



(AMA, comentário sobre Jo 14, 21-26, 15.05.2017)