Cartas
de São Paulo
Romanos
2
2 Pecado dos judeus - 1*Por isso, não tens desculpa
tu, ó homem, quem quer que sejas, que te armas em juiz. É que, ao julgares o
outro, a ti próprio te condenas, por praticares as mesmas coisas, tu que te
armas em juiz. 2Ora nós sabemos que o julgamento de Deus se guia pela verdade
contra aqueles que praticam tais acções. 3Cuidas, então - tu, ó homem que
julgas os que praticam tais acções e fazes o mesmo - que escaparás ao
julgamento de Deus? 4*Ou não estarás tu a desprezar as riquezas da sua bondade,
paciência e generosidade, ao ignorares que a bondade de Deus te convida à
conversão? 5Afinal, com a tua dureza e o teu coração impenitente, estás a
acumular ira sobre ti, para o dia da ira e do justo julgamento de Deus, 6*que
retribuirá a cada um conforme as suas obras: 7*para aqueles que, ao
perseverarem na prática do bem, procuram a glória, a honra e a
incorruptibilidade, será a vida eterna; 8para aqueles que, por rebeldia, são
indóceis à verdade e dóceis à injustiça, será ira e indignação. 9Tribulação e
angústia para todo o ser humano que pratica o mal, primeiro judeu e depois
grego! 10Glória, honra e paz para todo aquele que pratica o bem, primeiro para
o judeu e depois para o grego! 11*É que em Deus não existe acepção de pessoas. A
Lei não garante a salvação - 12*De facto, todos os que sem lei pecaram, também
sem lei perecerão; e todos os que sob o regime da Lei pecaram, pela Lei serão
julgados. 13É que não são os que ouvem a Lei que são justos diante de Deus, mas
os que praticam a Lei é que serão justificados. 14Com efeito, quando há gentios
que, não tendo a Lei, praticam, por inclinação natural, o que está na Lei,
embora não tenham a Lei, para si próprios são lei. 15Esses mostram que o que a
Lei manda praticar está escrito nos seus corações, tendo ainda o testemunho da
sua consciência tal como dos pensamentos que, conforme o caso, os acusem ou
defendam - 16isto no dia em que Deus, segundo o meu Evangelho, há-de julgar por
Jesus Cristo o que de oculto houver nos homens. 17*Mas, se tu gostas que te
chamem judeu, te apoias na Lei e te glorias de Deus, 18conheces a sua vontade e
sabes, instruído pela Lei, o que há de melhor a fazer; 19se estás convencido de
ser guia de cegos, luz dos que vivem nas trevas, 20*educador dos ignorantes,
mestre dos simples, por estares na posse do conhecimento e da verdade que têm
na Lei a sua expressão... 21Ora, como é que tu, que ensinas os outros, não te
ensinas a ti próprio? Pregas que se não deve roubar, e roubas? 22Que dizes que
não se deve cometer adultério, e cometes adultério? Que abominas os ídolos, e
saqueias os seus templos? 23Tu, que te glorias da Lei, ofendes a Deus pela
transgressão da Lei! 24*De facto, o nome de Deus por vossa causa é blasfemado
entre os gentios, conforme está escrito. Ser circuncidado não garante a
salvação - 25*A circuncisão é, de facto, proveitosa, se pões a Lei em prática.
Mas se és um transgressor da Lei, então a tua circuncisão passa a ser
incircuncisão. 26Se, portanto, quem não é circuncidado observa os preceitos da
Lei, não deverá a sua incircuncisão ser considerada como circuncisão? 27*E ele,
que, não sendo fisicamente circuncidado, cumpre a Lei, há-de julgar-te a ti
que, com a letra da Lei e a circuncisão, és um transgressor da Lei. 28É que não
é aquele que o manifesta exteriormente que é judeu, nem a circuncisão é aquela
que se manifesta exteriormente na carne. 29Mas aquele que o é no íntimo, esse
sim é que é judeu, e a circuncisão que conta é a do coração, operada pelo
Espírito e não por causa da letra da Lei. Esse é que merece louvor, não dos
homens, mas de Deus.
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