08/04/2022

Quaresma Semana 5 Sexta F 8

  


Dentro do Evangelho

 

(Re  Lc XXII…)

 

Meditar sobre esta passagem  do Evangelho que a Liturgia nos propõe no dia de hoje, ajuda-me a ser forte na minha oração diária.

Sei muito bem que a oração é um meio fundamental para seguir Jesus como desejo: com toda a minha alma, com todo o meu coração.

Socorro-me do livro admirável escrito por D. Javier Echevarría que tem por título “GETSEMANI”, e sinto-me de facto presente naquele horto de sofrimento.

Aqui começa a Paixão do meu Salvador. Momentos terríveis de sofrimento indizível tão profundo que O faz suar sangue!

Suor de sangue, ou hermatridose, é o resultado de um sofrimento tão intenso e profundo que provoca o rompimento nos finos vasos capilares periféricos.

O que a ciência explica faz-me considerar que o sofrimento de Jesus no Horto tem uma magnitude espantosa; de facto, Ele tem presente não só os sofrimentos que O esperam na Paixão, mas também o abandono dos Seus amigos e, mais angustiante, a ignorância voluntária de muitos ao longo dos tempos.

Como poderei eu contemplar esta cena e não me comover até ás lágrimas sentindo no meu coração um desejo incontrolável de imitar Jesus no cumprimento da Vontade do Pai?

 

 

Reflectindo na Quaresma

 

Chega este momento da noite, a hora de jantar - que tanto pode ser às 18.30 como às 21.00 - e aqui estou eu, sozinho, com esta estranha sensação de estar a assistir a um filme que vi milhares de vezes e conheço de cor e salteado.

Não tenho remédio nem solução: vejo o filme uma vez mais!

Há, no entanto, algo muito bom!

Posso parar a bobina quando quero e retomar quando me der na gana. Não sou nem director de cena nem actor ou pelo menos tento não ser, mas – de há dois anos para cá - simples espectador.

Basta-me.

Penso em tantos que na mesma situação que eu, não têm nenhum filme para ver, ou não vêem porque é filme de terror.

O meu não!

É um filme de amor.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.