26/04/2021

NUNC COEPI: Publicações em Abril 26

PLANO DE VIDA;  (Coisas muito simples, curtas, objectivas)


Propósito: Sorrir; ser amável; prestar serviço.

 

Senhor que eu faça "boa cara" que seja alegre e transmita aos outros, principalmente em minha casa, boa disposição.

 

 

Lembrar-me: Papa, Bispos, Sacerdotes.

 

Que o Senhor assista e vivifique o Papa, santificando-o na terra e não consinta que seja vencido pelos seus inimigos.

 

Que os Bispos se mantenham firmes na Fé, apascentando a Igreja na fortaleza do Senhor.

 

Que os Sacerdotes sejam fiéis à sua vocação e guias seguros do Povo de Deus.

 

Pequeno exame: Cumpri o propósito que me propus ontem?

 

Leitura espiritual 

 

Evangelho

Jo IV, 1-18

 

Jesus na Samaria

1 Quando Jesus soube que chegara aos ouvidos dos fariseus que Ele conseguia mais discípulos e baptizava mais do que João – 2 embora não fosse o próprio Jesus a baptizar, mas sim os seus discípulos - deixou a Judeia e voltou para a Galileia. 4 Tinha de atravessar a Samaria. 5 Chegou, pois, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacob tinha dado ao seu filho José. Ficava ali o poço de Jacob. 6 Então Jesus, cansado da caminhada, sentou-se, sem mais, na borda do poço. Era por volta do meio-dia.

 

Jesus e a Samaritana

7 Entretanto, chegou certa mulher samaritana para tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 8 Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. 9 Disse-lhe então a samaritana: ‘Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber a mim que sou samaritana?’ É que os judeus não se dão bem com os samaritanos. 10 Respondeu-lhe Jesus: Se conhecesses o dom que Deus tem para dar e quem é que te diz dá-me de beber, tu é que lhe pedirias, e ele havia de dar-te água viva! 11 Disse-lhe a mulher: ‘Senhor, não tens sequer um balde e o poço é fundo... 12 Onde consegues, então, a água viva? Porventura és mais do que o nosso patriarca Jacob, que nos deu este poço donde beberam ele, os seus filhos e os seus rebanhos?’ 13 Replicou-lhe Jesus: Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede; 14 mas, quem beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der há-de tornar-se nele em fonte de água que dá a vida eterna. 15 Disse-lhe a mulher: ‘Senhor, dá-me dessa água, para eu não ter sede, nem ter de vir cá tirá-la.’ 16 Respondeu-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e volta cá. 1 7A mulher retorquiu-lhe: ‘Eu não tenho marido.’ Declarou-lhe Jesus: Disseste bem: ‘não tenho marido’, 18 pois tiveste cinco e o que tens agora não é teu marido. Nisto falaste verdade.

 

Considerações

 

Mais uma vez Jesus nos alerta para a necessidade de ser prudentes no sentido de não correr riscos desnecessários nãosó para nosso próprio bem mas, sobretudo, para que os planos de Deus se executem conforme e quando Ele deseja.

Ser prudente, repete-se, não é ser cobarde mas obediente e ter a coragem de sair, afastar-se de situações que podem pôr em risco essa nossa determinação de cumprir, em tudo, a Vontade de Deus.

Sejam quais forem o nosso “estatuto” na sociedade, as nossas capacidades pessoais somos pessoas e sujeitas a todas as fraquezas e debilidades que os demais e só a Graça de Deus poderá obstar a que cometamos erros, enganos e actos menos correctos.

Daí que temos – com constância e perseverança – pedir auxílio, ajuda ao Senhor nosso Deus tendo constantemente presentes o Anjo da nossa Guarda, para que nos inspire a fazer o bem, e a nossa Mãe do Céu para que nos guie por um caminho seguro invocando-a com toda a confiança: Cor Maria Dulcissimum, iter para tudo! (Doce Coração de Maria conduz-me por um caminho seguro).

 

VIRTUDES

Prudência 4

Em Cristo, a Sabedoria de Deus feita carne, encontramos a perfeita prudência e a perfeita liberdade. Com as Suas obras, Ele mostra-nos que a prudência aconselha a transformarmos a vida num serviço aos outros, amigos e inimigos, por amor do Pai. Com a Sua morte na cruz, mostra-nos que a verdadeira prudência leva mesmo a entregar a própria vida, em obediência ao Pai, pela salvação dos homens. Esta prudência de Cristo parece exagero e imprudência aos olhos humanos. Quando Ele diz aos discípulos que deve ir a Jerusalém, sofrer e morrer, Pedro «começou a repreendê-lo, dizendo: «’Deus te livre, Senhor! Isso nunca te há-de acontecer!’» Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: «Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um estorvo, porque os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens!» (Mt 16, 22-23). (São Josemaria, Caminho, 728).

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.