Culto das imagens: católicos e protestantes
O
CULTO DE VENERAÇAO OU DULÍA
Este Culto está dirigido aos
Santos, aos Mártires em Cristo e aos Anjos, tem as sus raízes na Sagrada
Escritura especificamente nos Actos dos Apóstolos e no Apocalipse.
Depois disto, olhei e vi uma
grande multidão de todas as nações, raças, línguas e povos. Estavam em pé diante
do trono e diante do Cordeiro, e eram tantos que ninguém podia conta-los. Iam
vestidos de branco e levavam palmas das mãos. Todos gritavam com forte voz! A salvação
deve-se ao nosso Deus que está sentado no trono do Cordeiro! e todos os anjos estavam
em pé à volta do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e
inclinaram-se diante do trono até tocar o solo com o rosto e adoraram a Deus [i].
Este Culto de Veneração aos
Santos é testemunhado com certeza desde a primeira metade do século II,
portanto é antiquíssimo.
Uma compreensão adequada da doutrina
de a Igreja sobre os Santos só é possível de entender dentro do âmbito de os
artigos da fé relacionados com esta doutrina.
A Comunhão dos Santos, está
conformada por a Igreja que está no Céu, a que se purifica no estado chamado Purgatório
e a que peregrina em a terra, as três estão na comunhão constante na própria caridade
de Deus e o próximo, de facto, todos os que somos de Cristo, a ter o Seu Espírito
formamos uma só Igreja e estamos unidos nele.
A doutrina da única mediação
de Cristo não exclui outras mediações subordinadas, as quais se realizam e exercem
dentro da absoluta mediação de Cristo[ii].
A doutrina da Igreja
Católica propõe os Santos que contemplam já claramente a Deus Uno e Trino como
testemunhas históricas da vocação universal à santidade, eles, fruto eminente da
redenção de Cristo, são prova e testemunho de que Deus, em todos os tempos, em
todos os povos, nas mais variadas condições sócio-culturais e nos diversos
estados de vida, chama os seus filhos a alcançar a plenitude da maturidade em
Cristo, todos estamos chamados à Santidade mas para tal temos que renunciar ao
que este oferece mundo em prazeres efémeros, temos que ser fortes ante as tentações
do demónio as quais são tão variadas e subliminares e da mesma forma lutar com inteireza
ante a concupiscência da carne.
Nós anunciamos Cristo,
aconselhando e ensinando todos em toda a sabedoria para nos apresenta-mos perfeitos
a Cristo. Para isto trabalho e luto com toda a força e o poder que Cristo me dá
[iii].
Os Santos foram homens e mulheres
que no seu tempo viveram a sua própria vida como qualquer de nós, com angústias,
limitações, desencantos, frustrações, incompreensões e vexames, mas com a
diferença de que souberam ser fieis ao Senhor ante toda a circunstancia, não lhe
voltaram as costas, não o negaram e deixaram tudo por Ele, foram discípulos
insignes do Senhor e portanto modelos de vida evangélica. Nos diferentes processos
de canonização a Igreja reconhece a heroicidade das suas virtudes e portanto propõe-os
como modelos a imitar.
Os Santos são cidadãos da Jerusalém
do Céu que cantam sem cessar a glória e a misericórdia de Deus, cumpriu-se
neles a passagem pascal deste mundo para o Pai.
Tudo isto a Igreja o
confessa quando com agradecimento a Deus Pai proclama: Ofereces-nos o exemplo da
sua vida, a ajuda da sua intercessão e a participação no seu destino.
Finalmente é preciso
recordar que o objectivo primordial da Veneração aos Santos consiste em glorificar
a Deus e a santificação do homem, mediante uma vida plenamente conforme a vontade
divina e a imitação das virtudes de aqueles que foram discípulos eminentes do Senhor.
Em termos gerais o Culto de Veneração
ou Dulia está reservado aos Anjos, aos Mártires em Cristo e aos Santos, no caso
dos Anjos considerando as suas diferentes hierarquias, no caso dos Santos aos
que foram canonizados pela Igreja.
A Igreja Católica nunca exigiu
a Veneração aos Santos, sempre alertou sobre o que se deve fazer, tratando com
tal orientar, a intercessão dos Santos é real e a que eles pelos seus próprios
méritos logrados na terra vivem a glória de estar com Jesus no céu.
A Igreja Católica honra e
venera os Santos, não os adoramos, como ocorre por exemplo com o Culto que
realiza o culto das imagens onde se adoram as deidades africanas camufladas com
o nome dos Santos católicos, tudo isto para confundir, enganar e conseguir
adeptos, é por isso que o culto das imagens em África é uma religião, a religião
dos Ioruba ou Locuris, e fora de África é um Sincretismo religioso, que mistura
a religião Ioruba com a religião Católica,
um culto que aplica a ameaça aos seus adeptos para infundir temor, um
Culto pertencente às artes obscuras proibido por Deus
Ter esculturas ou imagens em
hora dos Santos não pode considerar-se uma idolatria é como ter fotografias de
seres queridos. Para poder entender tudo isto, repito é necessário vê-lo, analisá-lo
e estudá-lo sob a fé católica, de contrário, estaremos interpretando a Sagrada
Escritura erroneamente como o fazem os irmãos separados e isso permitir-nos-á tirar
conclusões que estão fora de ordem.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.