Evangelho
Jo 9, 01-23
Cura de um Cego de nascença
1
Ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 2 Os seus discípulos
perguntaram-lhe, então: «Rabi, quem foi que pecou para este homem ter nascido
cego? Ele, ou os seus pais?» 3 Jesus respondeu: «Nem pecou ele, nem os seus
pais, mas isto aconteceu para nele se manifestarem as obras de Deus. 4 Temos de
realizar as obras daquele que me enviou enquanto é dia. Vem aí a noite, em que
ninguém pode actuar. 5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.» 6 Dito
isto, cuspiu no chão, fez lama com a saliva, ungiu-lhe os olhos com a lama 7 e
disse-lhe: «Vai, lava-te na piscina de Siloé» - que quer dizer Enviado. Ele
foi, lavou-se e regressou a ver. 8 Então, os vizinhos e os que costumavam vê-lo
antes a mendigar perguntavam: «Não é este o que estava por aí sentado a pedir
esmola?» 9 Uns diziam: «É ele mesmo!» Outros afirmavam: «De modo nenhum. É
outro parecido com ele.» Ele, porém, respondia: «Sou eu mesmo!» 10 Então, perguntaram-lhe:
«Como foi que os teus olhos se abriram?» 11 Ele respondeu: «Esse homem, que se
chama Jesus, fez lama, ungiu-me os olhos e disse-me: ‘Vai à piscina de Siloé e
lava-te.’ Então eu fui, lavei-me e comecei a ver!» 12 Perguntaram-lhe: «Onde
está Ele?» Respondeu: «Não sei.»
Inquérito de oposição dos judeus
13
Levaram aos fariseus o que fora cego. 14 O dia em que Jesus tinha feito lama e
lhe abrira os olhos era sábado. 15 Os fariseus perguntaram-lhe, de novo, como
tinha começado a ver. Ele respondeu-lhes: «Pôs-me lama nos olhos, lavei-me e
fiquei a ver.» 16 Diziam então alguns dos fariseus: «Esse homem não vem de
Deus, pois não guarda o sábado.» Outros, porém, replicavam: «Como pode um homem
pecador realizar semelhantes sinais miraculosos?» Havia, pois, divisão entre
eles. 17 Perguntaram, então, novamente ao cego: «E tu que dizes dele, por te
ter aberto os olhos?» Ele respondeu: «É um profeta!» 18 Ora os judeus não
acreditaram que aquele homem tivesse sido cego e agora visse, até que chamaram
os pais dele. 19 E perguntaram-lhes: «É este o vosso filho, que vós dizeis ter
nascido cego? Então como é que agora vê?» 20 Os pais responderam: «Sabemos que
este é o nosso filho e que nasceu cego; 21 mas não sabemos como é que agora vê,
nem quem foi que o pôs a ver. Perguntai-lhe a ele. Já tem idade para falar de
si.» 22 Os pais responderam assim por terem receio dos judeus, pois estes já
tinham combinado expulsar da sinagoga quem confessasse que Jesus era o Messias.
23 Por isso é que os pais disseram: ‘Já tem idade, perguntai-lhe a ele’.
Cristo que passa
167
Se
não aprendermos com Jesus, nunca amaremos.
Se
pensássemos, como alguns pensam, que conservar um coração limpo, digno de Deus,
significa não o misturar, não o contaminar com afectos humanos, o resultado
lógico seria tomarmo-nos insensíveis à dor dos outros.
Só
seríamos capazes de uma caridade oficial, seca e sem alma; não da verdadeira
caridade de Jesus Cristo, que é ternura, amor humano. Mas com isto não estou a
justificar certas teorias com que se pretende desculpar o desvio dos corações,
afastando-os de Deus e levando-os a más ocasiões e à perdição.
Na
festa de hoje, havemos de pedir ao Senhor que nos dê um coração bom, capaz de
se compadecer das penas das criaturas, capaz de compreender que, para remediar
os tormentos que acompanham e tanto angustiam as almas neste mundo, o
verdadeiro bálsamo é o amor, a caridade; todas as outras consolações só servem
para nos distrair por um momento e deixar depois amargura e desespero.
Se queremos
ajudar os outros, temos de os amar - deixai-me insistir - com um amor que seja
compreensão e entrega, afecto e humildade voluntária.
Assim
compreenderemos por que quis o Senhor resumir toda a Lei nesse duplo
mandamento, que é afinal um mandamento só: o amor de Deus e o amor do próximo,
com todo o coração.
Talvez
estejais a pensar que, por vezes, nós, cristãos - não os outros: tu e eu - nos
esquecemos das aplicações mais elementares deste dever.
Talvez
penseis em tantas injustiças a que se não dá remédio, em abusos que não se
corrigem, em situações de discriminação que se transmitem de geração em
geração, sem se procurar uma solução de raiz.
Não
posso, nem isso me compete, propor-vos a forma concreta de resolver esses
problemas.
Mas,
como sacerdote de Cristo, é meu dever recordar-vos o que a Sagrada Escritura
diz.
Meditai
na cena do Juízo, que o próprio Jesus descreveu: «afastai-vos de Mim,
malditos, e ide para o fogo eterno, que foi preparado para o Diabo e os seus
anjos. Porque tive fome e não Me destes de comer; tive sede e não Me destes de
beber; fui peregrino e não Me recebestes; nu, e não Me cobristes; enfermo e
encarcerado, e não Me visitastes».
Um
homem ou uma sociedade que não reaja diante das tribulações ou das injustiças e
se não esforce por as aliviar, não é um homem ou uma sociedade à medida do amor
do Coração de Cristo.
Os
cristãos - conservando sempre a mais ampla liberdade quando se trata de estudar
e de pôr em prática as diversas soluções, segundo um pluralismo bem natural -
terão de convergir no mesmo anseio de servir a humanidade.
Se
não, o seu cristianismo não será a Palavra e a Vida de Jesus: será um disfarce,
um embuste feito a Deus e aos homens.
168
A
paz de Cristo
Tenho
ainda a propor-vos uma outra consideração: devemos lutar sem descanso por fazer
o bem, precisamente por sabermos que nos é difícil, a nós, homens,
decidirmo-nos a sério a exercer a justiça, e é muito o que falta para que a
convivência terrena esteja inspirada pelo amor e não pelo ódio ou pela indiferença.
Não
esqueçamos também que, mesmo que consigamos atingir um estado razoável de
distribuição dos bens e uma harmoniosa organização da sociedade, não há-de
desaparecer a dor da doença, da incompreensão ou da solidão, a dor da
experiência dos nossas próprias limitações.
Em
face dessas penas, o cristão só tem uma resposta autêntica, uma resposta
definitiva: Cristo na Cruz, Deus que sofre e que morre, Deus que nos entrega o Seu
Coração, aberto por uma lança, por amor a todos.
Nosso
Senhor abomina as injustiças e condena quem as comete.
Mas,
como respeita a liberdade das pessoas, permite que existam. Deus Nosso Senhor
não causa a dor das criaturas, mas tolera-a como parte que é - depois do pecado
original - da condição humana.
E,
no entanto, o Seu Coração, cheio de amor pelos homens, levou-O a tomar sobre os
seus ombros, juntamente com a Cruz, todas essas torturas: o nosso sofrimento, a
nossa tristeza, a nossa angústia, a nossa fome e sede de justiça.
A
doutrina cristã sobre a dor não é um programa de fáceis consolações.
Começa
logo por ser uma doutrina de aceitação do sofrimento, inseparável de toda a
vida humana.
Não
vos posso esconder - e com alegria pois sempre preguei e procurei viver a
verdade de que, onde está a Cruz está Cristo, o Amor - que a dor apareceu
muitas vezes na minha vida; e mais de uma vez tive vontade de chorar.
Noutras
ocasiões, senti crescer em mim o desgosto pela injustiça e pelo mal.
E
soube o que era a mágoa de ver que nada podia fazer, que, apesar dos meus
desejos e dos meus esforços, não conseguia melhorar aquelas situações iníquas.
Quando
vos falo de dor, não vos falo apenas de teorias.
Nem
me limito a recolher uma experiência de outros, quando vos confirmo que, se
sentis, diante da realidade do sofrimento, que a vossa alma vacila algumas
vezes, o remédio que tendes é olhar para Cristo.
A
cena do Calvário proclama a todos que as aflições hão-de ser santificadas, se
vivermos unidos à Cruz.
Porque
as nossas tribulações, cristãmente vividas, se convertem em reparação, em
desagravo, em participação no destino e na vida de Jesus, que voluntariamente
experimentou, por amor aos homens, toda a espécie de dores, todo o género de
tormentos.
Nasceu,
viveu e morreu pobre; foi atacado, insultado, difamado, caluniado e condenado
injustamente; conheceu a traição e o abandono dos discípulos; experimentou a
solidão e as amarguras do suplício e da morte.
Ainda
agora, Cristo continua a sofrer nos seus membros, na Humanidade inteira que
povoa a Terra e da qual Ele é Cabeça e Primogénito e Redentor.
A
dor entra nos planos de Deus.
Ainda
que nos entendê-la, é esta a realidade.
Também
Jesus, como homem, teve dificuldade em admiti-la: Pai, se é possível, afasta de
Mim este cálice! Não se faça, porém, a minha vontade, mas a tua!
Nesta
tensão entre o sofrimento e a aceitação da vontade do Pai, Jesus vai
serenamente para a morte, perdoando aos que O crucificaram.
Ora,
esta aceitação sobrenatural da dor pressupõe, por outro lado, a maior
conquista.
Jesus,
morrendo na Cruz, venceu a morte. Deus tira da morte a vida. A atitude de um
filho de Deus não é a de quem se resigna à sua trágica desventura; é, sim, a
satisfação de quem já antegoza a vitória. Em nome desse amor vitorioso de
Cristo, nós, os cristãos, devemos lançar-nos por todos os caminhos da Terra, para
sermos semeadores de paz e de alegria, com a nossa palavra e nossas obras.
Temos
de lutar - é uma luta de paz - contra o mal, contra a injustiça, contra o
pecado, para proclamarmos assim que a actual condição humana não é a
definitiva; o amor de Deus, manifestado no Coração de Cristo, conseguirá o
glorioso triunfo espiritual dos homens.
169
Evocámos
há pouco o episódio de Naim.
Poderíamos
citar ainda outros, porque os Evangelhos estão cheios de cenas semelhantes.
Esses
relatos sempre comoveram e hão-de continuar a comover os corações dos homens.
Efectivamente,
não incluem apenas o gesto sincero de um homem que se compadece dos seus
semelhantes: são, essencialmente, a revelação da imensa caridade do Senhor.
O
Coração de Jesus é o Coração de Deus Encarnado, do Emanuel - Deus connosco.
A
Igreja, unida a Crista, nasce de um Coração ferido.
É
desse Coração, aberto de par em par, que a vida nos é transmitida. Como não
recordar aqui, embora de passagem, os sacramentos através dos quais Deus opera em
nós e nos faz participantes da força redentora de Cristo?
Como
não recordar com particular gratidão o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, o
Santo Sacrifício do Calvário e a sua constante renovação incruenta na nossa
Missa?
É
Jesus, que Se nos entrega como alimento; porque Jesus vem até nós, tudo muda e
no nosso ser manifestam-se forças - a ajuda do Espírito Santo - que enchem a
alma, que formam as nossas acções, o nosso modo de pensar e de sentir.
O Coração
de Cristo é paz para o cristão.
O
fundamento da entrega que o Senhor nos pede não está só nos nossos desejos e
nas nossas forças, tantas vezes limitados e impotentes: apoia-se, antes de
tudo, nas graças que conquistou para nós o amor do Coração de Deus feito Homem.
Por
isso, podemos e devemos perseverar na nossa vida interior de filhos do Pai que
está nos Céus, sem darmos acolhimento ao desânimo e à desesperança.
Gosto
de mostrar como o cristão, na sua existência habitual e corrente, nos mais
simples pormenores, nas circunstâncias normais do seu dia-a-dia, exercita a Fé,
a Esperança e a Caridade, porque aí é que reside a essência da conduta de uma
alma que conta com o auxílio divino e que, na prática dessas virtudes
teologais, encontra a alegria, a força e a serenidade.
São
estes os frutos da paz de Cristo, da paz que nos veio trazer o seu Coração
Sagrado.
Porque
- digamo-lo mais uma vez - o amor de Jesus pelos homens é uma das profundidades
insondáveis do mistério divino, do amor do Filho ao Pai e ao Espírito Santo.
O
Espírito Santo, laço de amor entre o Pai e o Filho, encontra no Verbo um
coração humano.
Não
é possível falar destas realidades centrais da nossa fé sem darmos pela
limitação da nossa inteligência diante das grandezas da Revelação.
No
entanto, embora a nossa razão se encha de pasmo, cremos nelas com humildade e
firmeza.
Sabemos,
apoiados no testemunho de Cristo, que essas realidades são assim mesmo.
Que
o Amor, no seio da Trindade, se derrama sobre todos os homens por intermédio do
amor do Coração de Jesus.
170
Viver
no Coração de Jesus, unir-nos a Ele estreitamente é, portanto, convertermo-nos
em morada de Deus.
Aquele
que Me ama será amado pelo meu Pai, anunciou o Senhor. E Cristo e o Pai, no
Espírito Santo, vêm à alma e fazem nela a sua morada.
Quando
compreendemos - ainda que seja só um poucochinho - estas verdades fundamentais,
a nossa maneira de ser transforma-se.
Passamos
a ter fome de Deus e fazemos nossas as palavras do Salmo: Meu Deus, eu Te
procuro solícito; sedenta de Ti está a minha alma; a minha carne deseja-Te, como
terra árida, sem água.
E
Jesus, que suscitou as nossas ansiedades, vem ao nosso encontro e diz-nos: «se
alguém tem sede, venha a Mim e beba».
E
oferece-nos o Seu Coração, para encontrarmos nele o nosso repouso e a nossa
fortaleza.
Se
aceitarmos o Seu chamamento, veremos como as Suas palavras são verdadeiras, e
aumentará a nossa fome e a nossa sede, até desejarmos que Deus estabeleça no
nosso coração o lugar do Seu repouso e não afaste de nós o Seu calor e a Sua
luz.
«Ignem
veni mittere in terram, et quid volo nisi ut accendatur?», vim trazer fogo
à Terra, e que quero eu senão que se acenda?
Já
que nos aproximámos um bocadinho do fogo do Amor de Deus, deixemos que o seu
impulso mova as nossas vidas, sintamos o entusiasmo de levar o fogo divino de
um extremo ao outro do mundo, de o dar a conhecer àqueles que nos rodeiam -
para que também eles conheçam a paz de Cristo e, com ela, encontrem a
felicidade.
Um
cristão que viva unido ao Coração de Jesus não pode ter outros objectivos senão
estes: a paz na sociedade, a paz na Igreja, a paz na própria alma, a paz de
Deus, que se consumará quando vier a nós o Seu Reino.
Maria,
Regina pacis, Rainha da Paz, porque tiveste fé e
acreditaste que se cumpriria o anúncio do Anjo, ajuda-nos a aumentar a Fé, a
sermos firmes na Esperança, a aprofundar o Amor.
Porque
é isso que quer hoje de nós o teu Filho, ao mostrar-nos o seu Sacratíssimo
Coração.
171
Assumpta
est Maria, in coelum, gaudent angeli.
Maria
foi levada por Deus, em corpo e alma, para os Céus.
Há
alegria entre os anjos e os homens.
Qual
a razão desta satisfação íntima que descobrimos hoje, com o coração que parece
querer saltar dentro do peito e a alma cheia de paz?
Celebramos
a glorificação da nossa Mãe e é natural que nós, seus filhos, sintamos um
júbilo especial ao ver como é honrada pela Trindade Beatíssima.
Cristo,
seu Filho Santíssimo, nosso irmão, deu-no-la por Mãe no Calvário, quando disse
a São João: «eis aqui a tua Mãe».
E
nós recebêmo-la, com o discípulo amado, naquele momento de imenso desconsolo.
Santa
Maria acolheu-nos na dor, quando se cumpriu a antiga profecia: e uma espada
trespassará a tua alma.
Todos
somos seus filhos; ela é Mãe de toda a Humanidade.
E
agora, a Humanidade comemora a sua inefável Assunção: Maria sobe aos céus,
Filha de Deus Pai, Mãe de Deus Filho, Esposa de Deus Espírito Santo. Mais do
que Ela, só Deus.
O
mistério do amor
Mistério
de amor é este.
A razão
humana não consegue compreendê-lo.
Só a
fé pode explicar como é que uma criatura foi elevada a tão grande dignidade,
até se tornar o centro amoroso em que convergem as complacências da Trindade.
Sabemos
que é um segredo divino. Mas, por se tratar da nossa Mãe, sentimo-nos capazes
de o compreender melhor - se é possível falar assim - do que outras verdades da
fé.
Como
nos teríamos comportado se tivéssemos podido escolher a nossa mãe?
Julgo
que teríamos escolhido a que temos, enchendo-a de todas as graças.
Foi
o que Cristo fez, pois sendo Omnipotente, Sapientíssimo e o próprio Amor, seu
poder realizou todo o seu querer.
Escreve
São João Damasceno: “Vede como os cristãos descobriram, há já bastante
tempo, este raciocínio: convinha que
aquela que no parto tinha conservado íntegra a sua virgindade, conservasse
depois da morte o seu corpo sem corrupção alguma. Convinha que aquela que tinha
trazido no seu seio o Criador feito menino, habitasse na morada divina.
Convinha que a Esposa de Deus entrasse na casa celestial. Convinha que aquela
que tinha visto o seu Filho na Cruz, recebendo assim no seu coração a dor de
que tinha sido isenta no parto, o contemplasse sentado à direita do Pai.
Convinha que a Mãe de Deus possuísse o que corresponde a seu Filho, e que fosse
honrada como Mãe e Escrava de Deus por todas as criaturas”.
Os
teólogos formularam com frequência um argumento semelhante, tentando
compreender de algum modo o significado desse cúmulo de graças de que Maria se
encontra revestida, e que culmina com a Assunção aos Céus.
Dizem
convinha; Deus podia fazê-lo; e por isso o fez.
É a
explicação mais clara das razões que levaram Cristo a conceder a sua Mãe todos
os privilégios, desde o primeiro instante da sua Imaculada Conceição.
Ficou
livre do poder de Satanás; é formosa - tota pulchra! - limpa, pura na
alma e no corpo.
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