São Marcos
Cap. X
1 Saindo
dali, foi para a região da Judeia, para além do Jordão. As multidões
agruparam-se outra vez à volta dele, e outra vez as ensinava, como era seu
costume. 2 Aproximaram-se uns fariseus e perguntaram-lhe, para o experimentar,
se era lícito ao marido divorciar-se da mulher. 3 Ele respondeu-lhes: «Que vos
ordenou Moisés?» 4 Disseram: «Moisés mandou escrever um documento de repúdio e
divorciar-se dela.» 5 Jesus retorquiu: «Devido à dureza do vosso coração é que
ele vos deixou esse preceito. 6 Mas, desde o princípio da criação, Deus fê-los
homem e mulher. 7 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe para se unir à
sua mulher, 8 e serão os dois um só. Portanto, já não são dois, mas um só. 9 Pois
bem, o que Deus uniu não o separe o homem.» 10 De regresso a casa, de novo os
discípulos o interrogaram acerca disto. 11 Jesus disse: «Quem se divorciar da
sua mulher e casar com outra, comete adultério contra a primeira. 12 E se a
mulher se divorciar do seu marido e casar com outro, comete adultério.» 13 Apresentaram-lhe
uns pequeninos para que Ele os tocasse; mas os discípulos repreenderam os que
os haviam trazido. 14 Vendo isto, Jesus indignou-se e disse-lhes: «Deixai vir a
mim os pequeninos e não os afasteis, porque o Reino de Deus pertence aos que
são como eles. 15 Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como um
pequenino, não entrará nele.» 16 Depois, tomou-os nos braços e abençoou-os,
impondo-lhes as mãos. 17 Quando se punha a caminho, alguém correu para Ele e
ajoelhou-se, perguntando: «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida
eterna?» 18 Jesus disse: «Porque me chamas bom? Ninguém é bom senão um só:
Deus. 19 Sabes os mandamentos: Não mates, não cometas adultério, não roubes,
não levantes falso testemunho, não defraudes, honra teu pai e tua mãe.» 20 Ele
respondeu: «Mestre, tenho cumprido tudo isso desde a minha juventude.» 21 Jesus,
fitando nele o olhar, sentiu afeição por ele e disse: «Falta-te apenas uma
coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro
no Céu; depois, vem e segue-me.» 22 Mas, ao ouvir tais palavras, ficou de
semblante anuviado e retirou-se pesaroso, pois tinha muitos bens. 23 Olhando em
volta, Jesus disse aos discípulos: «Quão difícil é entrarem no Reino de Deus os
que têm riquezas!» 24 Os discípulos ficaram espantados com as suas palavras.
Mas Jesus prosseguiu: «Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25 É
mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no
Reino de Deus.» 26 Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem
pode, então, salvar-se?» 27 Fitando neles o olhar, Jesus disse-lhes: «Aos
homens é impossível, mas a Deus não; pois a Deus tudo é possível.» 28 Pedro
começou a dizer-lhe: «Aqui estamos nós que deixámos tudo e te seguimos.» 29 Jesus
respondeu: «Em verdade vos digo: quem deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai,
filhos ou campos por minha causa e por causa do Evangelho, 30 receberá cem
vezes mais agora, no tempo presente, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e
filhos, e campos, juntamente com perseguições, e, no tempo futuro, a vida
eterna. 31 Muitos dos que são primeiros serão últimos, e muitos dos que são
últimos serão primeiros.» 32 Iam a caminho, subindo para Jerusalém, e Jesus
seguia à frente deles. Estavam espantados, e os que seguiam estavam cheios de
medo. Tomando de novo os Doze consigo, começou a dizer-lhes o que lhe ia
acontecer: 33 «Eis que subimos a Jerusalém e o Filho do Homem vai ser entregue
aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei, e eles vão condená-lo à morte e
entregá-lo aos gentios. 34 E hão-de escarnecê-lo, cuspir sobre Ele açoitá-lo e
matá-lo. Mas, três dias depois, ressuscitará.» 35 Tiago e João, filhos de
Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: «Mestre, queremos que nos faças o que
te pedimos.» 36 Disse-lhes: «Que quereis que vos faça?» 37 Eles disseram:
«Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua
esquerda.» 38 Jesus respondeu: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice
que Eu bebo e receber o baptismo com que Eu sou baptizado?» 39 Eles disseram:
«Podemos, sim.» Jesus disse-lhes: «Bebereis o cálice que Eu bebo e sereis
baptizados com o baptismo com que Eu sou baptizado; 40 mas o sentar-se à minha
direita ou à minha esquerda não pertence a mim concedê-lo: é daqueles para quem
está reservado.» 41 Os outros dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se
contra Tiago e João. 42 Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis como aqueles que
são considerados governantes das nações fazem sentir a sua autoridade sobre elas,
e como os grandes exercem o seu poder. 43 Não deve ser assim entre vós. Quem
quiser ser grande entre vós, faça-se vosso servo 44 e quem quiser ser o
primeiro entre vós, faça-se o servo de todos. 45 Pois também o Filho do Homem
não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por
todos.» 46 Chegaram a Jericó. Quando ia a sair de Jericó com os seus discípulos
e uma grande multidão, um mendigo cego, Bartimeu, o filho de Timeu, estava
sentado à beira do caminho. 47 E ouvindo dizer que se tratava de Jesus de
Nazaré, começou a gritar e a dizer: «Jesus, filho de David, tem misericórdia de
mim!» 48 Muitos repreendiam-no para o fazer calar, mas ele gritava cada vez
mais: «Filho de David, tem misericórdia de mim!» 49 Jesus parou e disse: «Chamai-o.»
Chamaram o cego, dizendo-lhe: «Coragem, levanta-te que Ele chama-te.» 50 E ele,
atirando fora a capa, deu um salto e veio ter com Jesus. 51 Jesus
perguntou-lhe: «Que queres que te faça?» «Mestre, que eu veja!» - respondeu o
cego. 52 Jesus disse-lhe: «Vai, a tua fé te salvou!» E logo ele recuperou a
vista e seguiu Jesus pelo caminho.
Comentários:
O versículo 31 pode provocar alguma perplexidade
porque talvez não se entenda bem o que o Senhor afirma. Na verdade, quando diz
“os primeiros” refere-se àqueles que receberam a luz da Fé ainda crianças,
ensinamentos e conhecimentos proporcionados pela família, os professores,
enfim… receberam na sua juventude bases suficientes e bastantes para conhecer
Deus, praticar a Fé, viver como Deus deseja que vivamos, isto é, amando e
cumprindo a Sua Vontade. Só que, com o passar do tempo essa prática foi como
que arrefecendo dando lugar a uma rotina sem “chama” como que cumprindo os
“mínimos” que lhe deram acesso à Vida Eterna. Os “últimos” serão aqueles que só
mais tarde na vida – talvez muito mais tarde – conheceram Deus, aceitaram a Fé
e se dedicaram a partir de então a tudo fazer para cumprir a Vontade de Deus
num constante desejo de melhoria pessoal. Percebe-se muito bem que Jesus se
referia de modo particular ao povo judeu que tendo recebido ao longo de séculos
meios abundantíssimos para cumprir a Lei dada por Deus a Moisés, preparando
assim a vinda do Messias, foi como que ultrapassado por novas gentes, novos
povos que se converteram aceitando o Reino de Deus nomeadamente com a pregação
dos Apóstolos e dos seus seguidores ao longo dos tempos.
Realmente
a maior parte de nós não sabemos o que pedimos ou, talvez, se o que pedimos é
correcto, justo, necessário. Sim, é verdade, podemos pedir tudo ao Senhor e,
Ele “endireitará” o nosso pedido conforme julgar mais conveniente. Daí que
pedir para ter um “lugar especial” no Reino de Deus não faça nenhum sentido já
que, a haver “tal lugar” só o alcançaremos com o mérito conseguido com a nossa
conduta.
Este episódio
pedidos dos díscipulos e da Mãe destes - tem pelo menos duas
"versões" de pormenor. Nesta são os próprios discípulos que fazem o
pedido, na outra é a Mãe deles quem toma a iniciativa. Não interessa realmente
como foi porque se numa temos uma manifestação de amor de Mãe que não avalia o
alcance ou importância do que pede; por outro temos a iniludível modéstia dos
discípulos que não querem dissimular as suas pretensões ou defeitos. Seja como
for, uma coisa aprendemos: Podemos - e devemos - pedir ao Senhor quanto
acharmos ser bom para nós. Ele Se encarregará de endireitar o que estiver
enviesado e conceder o que for mais conveniente para nós, não porque o
mereçamos mas pela Sua Misericórdia Infinita.
Não
sei muito bem por onde começar o comentário a este trecho de São Marcos porque
o que nele se contém encerra lições, argumentos e recomendações
extraordinárias. Talvez que, alguns, possam inferir que Jesus está contra a
riqueza pessoal. Não é verdade! O que o Senhor diz- e parece lógico – é que a
abundância de bens materiais traz consigo preocupações e cuidados que podem
desviar o homem do que realmente vale a pena. Aliás, este tema tem de ser
tratado com objectividade porque, verdadeiramente, o desprendimento necessário
para seguir Jesus não tem que ver com o que se tem ou não mas antes com o apego
a esses bens. Mesmo carecendo deles pode não haver desprendimento se a pessoa
se preocupa em demasia em obter e possuir o que julga lhe faz falta.
Há quem se "arrisque", por vício,
falta de decisão, ou inacção a ir adiando decisões importantes para a sua vida.
Partem de um princípio de falsa confiança porque assumem que o Senhor está
sempre atento aos últimos. É verdade que Ele espera até ao último momento para
acolher os Seus filhos, mas, os passos decisivos têm de ser dados por nós e,
aqui reside o problema: Não sabemos se chegado o momento teremos capacidade
para os dar. Por isso é avisado e muito conveniente decidir quanto antes não vá
acontecer não termos tempo.
O núcleo
central da sociedade é a família e, esta, assenta no casal que se uniu pelos
laços do matrimónio. Não cabem outras interpretações nem, cambiantes, Jesus
Cristo é muito claro a este respeito. Há para aí tentativas várias de alterar
estes princípios mas, chame-se o que ser quiser menos família porque, esta, a
querida e abençoada por Deus, é apenas uma que, com todas as limitações e
fraquezas humanas, assenta no amor mútuo e incondicional dos cônjuges e, de
alguma forma, tenta ser reflexo da família divina.
Eis um dos
temas mais difíceis da vida cristã: o desprendimento. A atenção de uma grande
maioria de pessoas pode focar-se numa realidade comum: não se aplica a nós que
temos pouco e, nalguns casos, até o essencial nos falta. É uma visão errada
porque desprendimento é uma atitude do espírito que conduz a um
comportamento. Não é nem miserabilismo nem filantropia, mas é equilíbrio,
critério, justiça, parcimónia, temperança. Por isso mesmo, o ter pouco ou muito
não tem que ver com desprendimento.
Ser dos
últimos ou dos primeiros não é uma questão importante, o que realmente deve
contar é ser um dos seguidores de Cristo. Na maior parte das vezes Ele não nos
pede, como o fez com os Apóstolos, que larguemos tudo para O seguir. Fá-lo-á
apenas com alguns a quem encarrega expressamente de guiar o Seu rebanho. Estes
são, de facto, os eleitos, os escolhidos para a sublime e extraordinária missão
de continuar, na Sua Igreja, o trabalho da expansão do Reino de Deus por todo o
mundo e a todas as gentes. Às pessoas comuns, que somos em grande maioria,
Jesus pede-nos o desprendimento necessário para poder-mos, com toda a
liberdade, segui-lo pelos caminhos da terra, fazendo o que Ele quer que façamos,
ou seja, cumprindo a Sua vontade em tudo. Custa, não é fácil, já que haverá que
abdicar de algumas coisas e ter uma visão muito concreta do que nos convém.
Abdicar significa pôr de lado e… concretamente o quê? Preocupações excessivas
com a saúde, o bem-estar, a moda, o clima, os incómodos da vida corrente;
talvez a compra de outro telemóvel mais moderno, com mais “aplicações” que, na
maior parte das vezes nem sabemos muito bem qual o préstimo ou, até, não
utilizamos de todo; uma série de jornais e revistas aos fins-de-semana; o
desafio de futebol que passa na televisão numa hora em que outros, em casa,
desejam ver outra coisa qualquer; a curiosidade – excessiva e, até, mórbida –
por notícias de última hora sobre assuntos de interesse muito relativo e que,
na maior parte das vezes, são a repetição do que já se sabia – mudar de canal
televisivo só para ver o que outra estação diz sobre o mesmo assunto -; não
emitir opinião ou conceito sobre o que não se conhece bem e que, talvez, nem
nos tenham sido solicitados; um relógio que até é “barato”; uma camisola
verde-escuro só para condizer com as calças que acabámos de adquirir… Sim,
talvez a maior parte sejam coisas de importância muito relativa, “coisas
pequenas”, mas…se não prescindimos destas como seremos capazes de prescindir de
outras de maior vulto?
Não temos que ter medo de dar, de
nos dar a nós mesmos a algo tão
apaixonante e a Alguém que é tão bom “patrão”. O serviço é apaixonante porque
exige todo o coração, qualidades e potências para ter eficácia. O “patrão”, ou
seja, Aquele para Quem trabalhamos pagará o serviço com extraordinária
prodigalidade infinitamente desproporcionada com o mérito que possamos ter. Assim,
acontece aos que se dedicam a trabalhar para o Reino de Deus.
Este trecho
do Evangelho de São Marcos aplica-se a um tema importantíssimo: A vocação
pessoal! Em qualquer altura da vida – muito cedo ou mais tarde – o Espírito
Santo insinua na alma do cristão o que chamamos vocação ou chamamento. Normalmente
associa-se a palavra vocação com a vida religiosa, o sacerdócio, enfim… uma
dedicação mais completa a Deus. Quando assim é já sabemos as “condições”:
entrega total, desprendimento absoluto, obediência sem titubeios. Não somos nós
que colocamos essas condições mas sim o Senhor e porquê? Porque se trata de
servir e, ou se serve nestas “regras” ou não se serve de todo.
A cada dia que passa nas nossas vidas parecem mais longe esses
outros tempos em que eramos e agíamos como crianças e parece-nos quase
impossível voltar. om… voltar a ser criança e agir como criança não é de facto
possível mas, o mesmo não se dirá, quanto ao espírito. Já não teremos a
inocência de uma inteligência e coração não corrompidos pelo pecado, pela
concupiscência, pelas cedências à “humanidade” calculista e preconceituosa,
mas, podemos aspirar a recuperar um estado de espírito que nos leve a
comportarmos como tal. Não se trata de um regresso ao passado mas de uma
actualização do presente limpando as excrescências que entretanto se foram
agarrando, recuperando a “limpeza” que nos trouxe a água baptismal, pedindo a
Deus com insistência – até pueril (porque não?) – que nos dê um coração puro e
livre de atavios e prisões.
Mas, perguntemos, com o é que uma criança recebe o Reino dos
Céus? Sobretudo com simplicidade porque a criança não faz perguntas a quem as
atrai com carinho e amor tal como Jesus faz.
A esta simplicidade junta-se a
confiança que lhes dá a certeza que algo vindo de tal pessoa só pode ser algo
muito bom e, portanto, não lhes ocorre pôr condições ou critérios pessoais. Jesus
Cristo não engana nem promete o que não pode dar. As crianças compreendem
Jesus, aceitam Jesus e, evidentemente, amam Jesus. Parece claro para todos o
que Jesus quer dizer, não será fácil mas, Ele, ajudar-nos-á se lho pedirmos com
Fé e sinceridade.
Ser como criança pequena… quem me dera, Senhor! Inocência,
ausência de preconceitos, simplicidade, naturalidade, confiança filial, eis
algumas das características da criança que gostaria de ser. Inocência nos pensamentos, nos desejos e
nas obras. Pensar só no que acontece a cada momento, sem preocupações de
futuro, com as referências das memórias breves das coisas boas. Ausência de preconceitos em relação às pessoas que
me rodeiam, àquilo que julgo que são, sem fazer juízos de valor, aceitando-as
como elas são, sem me preocupar muito com os motivos ou razões que possam ter
para actuar como actuam, porque, o seu íntimo, é do conhecimento de Deus e,
isso, me basta. Simplicidade em toda
a minha vida, sem grandes voos ou complicadas arquitecturas de sonhos e
quimeras, na aceitação das verdades que, sei, são fundamentais para a minha
vida. Naturalidade no meu
relacionamento com os demais, sem “inventar esquemas” nem mascarar os meus
defeitos para me tornar mais “atraente”. Confiança
filial porque sei que o meu maior bem, a minha mais excelente condição é
ser, de facto, filho de Deus, que é a maior honra e segurança a que posso
aspirar.
Rodeado de pessoas que O perseguem pelas Suas palavras e obras,
por querer bem e apregoar o Reino de Deus como a última felicidade do homem,
Jesus Cristo sente-se muito bem entre as crianças, espelho da inocência que
falta aos outros. É Natural! Ele próprio é o “Grande Inocente” que se entrega
em holocausto sublime por toda a humanidade ferida pelo pecado.
Todos
mais ou menos recordamos como era fácil a nossa vida de crianças. Os nossos
Pais dirigiam as nossas vidas, orientavam e conduziam o que e como deveríamos
fazer. Estávamos sempre sob o seu olhar atento tínhamos a certeza que só
queriam o nosso bem mesmo quando nos recusavam o que, às vezes com insistência,
lhes solicitávamos. Também não se coibiam de algum castigo ou admoestação mais
séria quando era caso disso mas, passa a “tormenta” tudo voltava ao que era
antes. Sentíamos que eramos amados pelo que éramos: seus filhos muito queridos!
Pois: pensemos que, de facto, somos filhos de Deus que nos ama
incondicionalmente com amor de Pai e de Mãe!
Este é, sem dúvida, um dos assuntos mais
candentes dos dias de hoje. Sempre o foi,
de facto, mas hoje em dia com a difusão dos meios de comunicação que emitem
constantemente opiniões, pareceres e teorias sobre o que é, ou, melhor, o que
na opinião desses, deve ser o matrimónio as pessoas ficam como que atordoadas
sem saberem muito bem a opção a tomar.Julgo que a questão é simples: Para um
cristão bem formado e consciente a observância das normas dispostas pela Santa
Igreja é o único caminho a seguir. O amor que deve estar na origem da união
entre um homem e uma mulher é um amor específico de doação e aceitação de um
pelo outro e só na medida em que este amor é sólido e estável informado pelo
bem querer e pelo profundo respeito de um pelo outro, é que deverá ser
considerada a hipótese da união matrimonial. Não interessam nem cabe considerar
a experiência de um ou de outro ou, talvez, uma vida em comum “para ver se
resulta”, isto não é nem sério nem intelectualmente honesto, não é aceitável,
portanto. O matrimónio é um compromisso a dois, com pleno conhecimento e
completa adesão e, decididamente, para sempre.
Servir! Mas
o que é servir? Não é algo reservado a alguns? Ai de quem assim pensar e se
coloque na posição de ser servido. Quando acontecer precisar de alguém - o que
de uma forma ou outra sempre acontece - e olhando em volta não veja ninguém que
lhe preste o auxílio que procura perceberá, talvez tarde de mais, que só o
servidor é digno de apoio e solidariedade. Mais, a nobreza do que serve mede-se
pela pronta disponibilidade. Que seria de nós se o Senhor respondesse a um
pedido nosso: 'Agora não posso, vou pensar...'
Nem sempre é fácil servir quando é o nosso
critério que decide como servir e a quem servir. Evidentemente que nós cristãos
sabemos muito bem como tornear essa dificuldade, basta-nos cumprir em tudo a
Vontade de Deus.
Como Bartimeu a minha resposta seria pedir-Te
visão, luz, claridade. Para ter tudo isto, bem sei, são necessários olhos puros.
Então… é exactamente isso que Te peço: pureza no olhar, ajuda para guardar a
vista.
Para os tempos
de hoje, as palavras de Jesus são desajustadas? Não! Quando as pronunciou, a
sociedade de então teria comportamentos semelhantes aos de hoje, aos de sempre.
Quem procura na união de dois seres algo que não seja o reflexo da Família de
Nazaré, está profundamente enganado.
A maior parte das vezes, o discurso do Senhor é feito usando
parábolas, comparações com factos da vida corrente que os seus ouvintes
conhecem bem. Mas, algumas vezes, Jesus é de uma clareza meridiana, não deixa
lugar a nenhuma dúvida, a qualquer outra possível interpretação do que quer
dizer. Este é um dos casos: a santidade do matrimónio como união indissolúvel
entre um homem e uma mulher. Jesus Cristo quer, de uma vez por todas, deixar
absolutamente claro que o matrimónio humano é entre um homem e uma mulher – nunca
entre pessoas do mesmo sexo – e que o mesmo matrimónio, alem de indissolúvel é
sagrado, constituindo pecado grave qualquer situação de infidelidade, sejam
quais forem os motivos, sejam quais forem as circunstâncias.
Alguns - até entre os que se dizem cristãos
- pretendem concluir que estas palavras de Jesus são meramente simbólicas,
ultrapassadas e pouco válidas para os dias de hoje. Pretendem, além disso,
justificar a rotura ou quebra do compromisso assumido livremente de uma união
“até que a morte os separe” com muitas razões e motivos quando, na realidade,
só existe um: quebra de compromisso. Há situações muito diferenciadas, algumas
muito dolorosas e a Igreja está numa posição de acolhimento e compreensão, mas,
na grande maioria dos casos foi de facto “a morte” que os separou, não a morte
física mas a moral, não a morte dos corpos mas a do amor mútuo e, onde não há
amor falha a união. Sim, as palavras de Jesus não são simbólicas mas reais, não
estão ultrapassadas porque são de vida eterna.
A
admiração patenteada pelos discípulos de Jesus Cristo pode muito bem ser a
nossa: Quem pode salvar-se? E tal como lhes respondeu também a nós Ele nos diz
o mesmo: ‘Confiai em Mim, posso e quero salvar-vos. Para isso vim ao mundo, dei
a Minha vida por vós todos e ressuscitei para que tenhais bem definido o
caminho da vossa salvação. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida’!
Este trecho de São Marcos tem
sido glosado por muitos autores e pensadores cristãos a propósito da vocação e,
na verdade, é muito apropriado. Costuma focar-se sobretudo, a necessidade do
desprendimento como sendo fulcral para seguir a vocação quando esta é seguir
Cristo. No entanto, tal como acontece no
Evangelho, a riqueza pessoal não impede de ir ter com Cristo com entusiasmo,
como este jovem que foi ter com Ele correndo. E este primeiro passo é que é
deveras importante porque a graça e a misericórdia divinas, encontrarão
local propício para deitar raízes.
«Ajoelhando-se diante d'Ele» diz S.
Marcos. Não é, deve ser, esta a posição natural de quem se aproxima do Senhor
para Lhe dizer algo? Pôr-se de joelhos, parece ser para alguns, algo
perfeitamente dispensável, antiquado sem sentido. Nalgumas Igrejas modernas
suprimiram-se os bancos-genuflexório porque... são modernas... As crianças não
vendo o Pai ajoelhado em oração, sobretudo naqueles momentos mais 'intensos' da
Santa Missa, como a Consagração ou depois na Comunhão, numa, por breve que
seja, acção de graças, esta criança, naturalmente, faz o que vê o Pai fazer o
que, neste caso, se traduz numa total ausência de preito, homenagem, submissão
ao Deus Omnipotente Criador de Todas as Coisas, Senhor da Vida e da Morte.
Não
te pergunto, Senhor, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna porque,
graças a Ti, sei muito bem o que tenho de fazer e que é, em tudo, a Tua
Santíssima Vontade. O que, sim, Te pergunto, Senhor é: quid me vis facere? Em cada momento, em qualquer circunstância,
pobre de mim, preciso que me digas o que devo fazer porque, só por mim, não
sei. Envolvo-me com as minhas “coisas”, os meus problemas, as dificuldades… e
não consigo levantar o olhar do chão e mirar o alto, onde Tu estás de braço
estendido dizendo: Vai por ali! Quero, Senhor, ir por onde Tu queres que eu vá.
Desprendido de tudo: O que tenho e o que
não tenho. Desprendido dos "desejos de ter", mesmo daqueles que
parecem legítimos. Desprendido das coisas grandes e das pequenas que quase não
têm importância. Desprendido das "minhas coisas", das "minhas
vontades", daquilo que é "meu". Coração grande, aberto a todos
e, sobretudo, aberto a Deus para que o encha o amor a Si e aos outros, não
deixando lugar a mais nada.
Senhor, estou tão "aferrado" às
coisas, tão metido no que desejaria ter, como se isso fosse a solução de todos
os meus problemas. É certo que as dificuldades são muitas, mas eu não quero
estar preso a elas. Sim, chego à conclusão que, mais que sentir-me preso pelas
coisas ou os bens, fico atado às dificuldades, tornando-as a parte mais
importante da minha vida, o centro dos meus pensamentos. Que não seja assim!
Senhor, que, também aqui, seja desprendido e, naturalmente confiante em que a
Tua Misericórdia e Providência não me abandonarão nunca.
Este texto tem ao longo dos tempos servido
de "base" para muitas reflexões e práticas espirituais sobre as
dificuldades e obstáculos que se levantam aos que tendo muitos bens pretendem
seguir Cristo. Não concordo com esta interpretação de que seguir Jesus quando
as dificuldades económicas são prementes è mais fácil. Ter muito ou ter pouco
não é o que interessa mas sim o desprendimento com que se vivem essas
situações. Ser desprendido quando não se tem e se precisa pode ser tão difícil
sê-lo quando nada falta. Ter o coração preso ao que se tem não é diferente de
estar absorvido pelo desejo de possuir de alcançar o que julgamos nos falta. A
questão que este jovem levanta não tem directamente a ver com seguir Cristo ou
não, mas, sim, «que
devo fazer para alcançar a vida eterna?» E Jesus dá-lhe uma
resposta concreta e sem interpretações dúbias: «Segui-Lo!». Parece óbvio que não seria esta a resposta o homem
esperaria porque, na verdade, não parece ter equacionado essa hipótese. Ou
seja: não teria a vocação indispensável. E nós – todos os homens – ficamos a
saber que a vida eterna só se conquista seguindo Cristo com as condições que
tal implica, assim, o que devemos pedir? Pois, devemos pedir ao Senhor que nos
dê essa vocação, que no-la faça ver com clareza e, depois, nos dê a força,
cotagem e determinação para a seguir.
Atentando bem nas palavras de Jesus
segui-Lo não parece ser muito atractivo. Assim, numa primeira apreciação parece
antes um caminho cheio de dificuldades e semeado de escolhos. Não é seguramente
nem pacífico nem descansado. Fala-nos de luta, oposição, repúdio e incompreensões
e, chega mesmo a falar de violências e perseguições. Mas o facto é que vale a
pena porque o desfecho, a "paga" é a felicidade eterna.
Tudo será revelado e
exposto com detalhe aos olhos de todos. Ficarão assim patentes, todas as boas
acções que outros praticaram e que nós beneficiamos, a verdadeira extensão do
mal que praticámos e as consequências na vida de outros. Veremos, então, como o
julgamento de Cristo após a nossa morte foi justíssimo.
Quem não deseja
estar ao lado de Cristo? Quem não almeja tão grande honra? O problema reside
não no lugar em si, no destaque e proeminência que tem mas em consegui-lo. Estar
com Cristo, em qualquer posição, contemplar a Sua Face amorosa deve ser o
objectivo, depois, tal como na parábola, se o que preside ao banquete eterno
nos disser: «amigo, sobe mais para cima»
tanto melhor, mas nunca acrescentará nada à glória que já alcançámos. Os
'lugares' no Céu existem para a Glória de Deus e não a dos homens. Empenhemo-nos
em lá chegar e, o resto, não deve preocupar-nos.
Outro
Evangelista, relata que foi a Mãe dos discípulos quem fez o pedido para os
filhos. Não interessa esse detalhe mas sim constatar, se preciso fora, a
verdade do Evangelho, do que nos diz e nos conta. Este acontecimento terá
ficado gravado na memória dos discípulos, não pelo insólito da petição, mas
pelos ensinamentos, que aproveitando o ensejo, não deixou de lhes dar. No
fundo, bem lá no fundo, qualquer um deles desejava que lhe fosse concedido o
que Filipe e João tinham pedido para si mesmos. O desejo explica-se pela
vontade - a necessidade - de estarem junto de Cristo. O que os move é o amor e
não a vanglória. Jesus diz-lhes que, fundamentalmente, amor é desprendimento.
Também eu, Senhor, a maior
parte das vezes não sei o que peço. Tenho porém a certeza que, pedindo eu como
quem sou, - pequeno, miserável, falho de tudo, com ambições humanas tão
desprezíveis -,Tu, não deixarás de me dar como Quem És: Omnipotente e
Misericordioso. Dar-me-ás sempre, muito mais que aquilo que peço e, sempre, o
que for melhor para mim e para a minha salvação eterna.
Às vezes pode
acontecer que estejamos ''fartos'' destas constantes considerações: servos,
serviço, servir. Pode parecer-nos que Deus não nos reserva outro papel a
desempenhar que estes. Faltam, contudo, dois dados importantes, procedendo
assim seremos felizes, actuando desta forma fazemos a Vontade de Deus. Como
nosso Criador e Senhor, manda-nos o que quer, e exige o que lhe agrada. Como
nosso Deus respeita que o façamos ou não. Como nosso Pai não só nos ajuda, se
lho pedir-mos, a fazê-lo, como ainda nos dá o prémio mais ambicionado: a
felicidade eterna.
Não devemos ter receio de pedir o que julgamos nos convém.
Sempre e em qualquer caso o Senhor "endireitará" o nosso pedido de acordo com a Sua Vontade e, esta será sempre o melhor para nós porque Deus deseja, antes de mais, o nosso bem mesmo que não saibamos qual é. Assim, talvez seja conveniente acrescentar ao pedido: 'se for da Tua Vontade'.
Sempre e em qualquer caso o Senhor "endireitará" o nosso pedido de acordo com a Sua Vontade e, esta será sempre o melhor para nós porque Deus deseja, antes de mais, o nosso bem mesmo que não saibamos qual é. Assim, talvez seja conveniente acrescentar ao pedido: 'se for da Tua Vontade'.
O pedido dos dois discípulos não é tão descabido como, a
princípio, pode julgar-se. Perante a tragédia que se aproxima e que Jesus vai
descrevendo com pormenores, os dois sentem receio, medo, do que está para
acontecer e, assim, pretendem assegurar desde já um "bom lugar" no
futuro. É evidente, não sabem como expressar no pedido o que desejam no seu íntimo e que é, sem sombra de dúvida, o não querer,
nunca, estar longe do Senhor. E que lugar mais próximo pode haver que ao Seu
lado?
Servir sem esperar recompensa! Sem calculismo
ou intenção de ser recompensado. Servir com naturalidade, prestar pequenos ou
grandes serviços a todos! Mesmo àqueles que nada me são. Servir é também fazer
o que devo sem olhar à minha pretensa "dignidade" ou
"importância" feridas em serviço discreto ou desprovido de relevo.
Pelo contrário, é ocasião de dar graças pela oportunidade de um trabalho, de um
serviço. Bem hajas,
Senhor!
Não basta esperar pacientemente que o Senhor
nos pergunte o queremos que nos faça. Talvez nem seja preciso esperar muito ou,
mesmo, muito pouco. Ele está ansioso por nos ajudar nas nossas necessidades,
sossegar a nossa apreensão, socorrer-nos no que tanto precisamos. Mas, o Senhor
é tão bom, no verdadeiro sentido do termo, que nem por saber o que queremos
pedir-lhe no-lo dá sem que Lho peçamos. Não para nos sentirmos devedores mas
para que tenhamos confiança nele, não para lhe agradecermos mas para que
saibamos que, dele, só nos pode vir o bem, não para que O louvemos e exaltemos
a sua misericórdia mas para que O sigamos com a confiança absoluta de que nada
podemos fazer melhor.
Pode parecer que a pergunta de Jesus ao cego,
é despropositada já que, naturalmente, o que um cego mais deseja é ver. Mas, de
facto, não é. O Senhor sabe muito bem o que mais precisamos e, até, os desejos
que albergamos no nosso íntimo mas quer que a iniciativa parta de nós de um
modo concreto, claro, decisivo por, diria, duas razões principais: A primeira
para que fique bem definido se aquilo que pedimos é conveniente e, a segunda,
para que se veja como procede: não nos dá porque pedimos mas porque o que
pedimos é para nosso bem. Mas, pode aduzir-se, para um cego, o poder ver, será
sempre de enorme conveniência! Porquê, então a pergunta? A resposta está nas
últimas palavras deste trecho de São Marcos: tendo recuperado a vista, o que
era cego, pode seguir Jesus livremente constituindo um testemunho vivo do Seu
Poder Divino e da Sua Misericórdia. Senhor,
que eu não me importe de gritar – bem alto – o Teu Santíssimo Nome! Que não
tenha receio de afirmar – desassombradamente – a minha fé e confiança totais em
Ti, meu Senhor e meu Deus! Que todos vejam, em mim, um outro Bartimeu que
implora, espera e confia. Senhor, que eu veja mais que o Teu vulto esfumado na
distância mas sim a Tua figura incomparável na proximidade da vera do caminho
que todos os dias percorres nesta terra onde me redimiste. Que eu Te veja todo
inteiro como és na realidade, um Deus de bondade e misericórdia que não deseja
outra coisa que eu, depois de Te ver, vá em paz, curado dos meus males e salvo
para a vida eterna. Recebe Senhor, o meu amor todo inteiro. É para Ti, de nada
me serve se não estiver centrado em Ti. Fico feliz porque, assim, dando-te todo
o meu amor fico com o meu coração vazio para o encher do Teu. A mim, também me perguntas:
“que queres que te faça?” E, imediatamente, sobem-me à garganta uma quantidade
enorme de coisas que quereria pedir. São tudo coisas que julgo importantes, que
penso necessitar. Mas, calo-me porque, na verdade, só preciso de uma coisa: que
me dês visão sobrenatural para que possa deixar de andar agarrado à terra onde
tantas coisas se tornam precisas e possa voar nas alturas onde nada mais é
necessário que a Tua graça. Nas asas da imaginação, voo ao encontro desta cena e “meto-me nela”. Jesus
olha para mim, recém-chegado e repete a pergunta que fez a Timeu: «Que
queres que te faça?» Fico-me sem
palavras como que atordoado e, no meu íntimo vou preparando a resposta: Eu,
Senhor, quero que me faças... e... nada me sai, eu, miserável, não consigo
lembrar-me de uma única coisa que deva pedir. Como o tempo passa e Jesus está
ali, à espera da minha resposta, faço um esforço e digo-lhe: Senhor, eu quero
que me faças... tudo! Sim…não
tenho qualquer receio de Te pedir seja o que for porque sei que esperas uma
resposta minha à Tua pergunta: «que queres que te faça!» Esperas uma
resposta sincera e honesta e não Te preocupa se o que peço é desajustado ou inconveniente
porque bem sabes que peço como quem sou: um pobre homem que precisa de
tudo.
Jesus Cristo é contra a riqueza pessoal? Considera que os que
possuem avultados meios de fortuna não têm acesso ao Reino de Deus? De modo
nenhum! O que o Senhor diz é mais um aviso: os que têm muito talvez tenham de
fazer maiores esforços exactamente para que as suas preocupações não se centrem
no que possuem mas em algo muito mais importante: a sua salvação e, sendo
assim, o que têm pode e deve ser uma ajuda preciosa para conquistar esse
objectivo, distribuindo, fazendo o bem ao próximo mais necessitado,
contribuindo para as necessidades da Igreja e das suas obras assistenciais.
Este trecho do Evangelho pode muito bem ser chamado o: Evangelho
da Vocação. De facto parece haver da parte do jovem um desejo sincero e
genuíno de encontrar um caminho seguro que satisfaça os seus desejos de
perfeição. E faz o que todos devemos fazer nestes casos: interrogar quem pode
ajudar com o seu conselho e experiência. Nem sempre o resultado é satisfatório
porque quando se chega a este ponto há que ter a valentia e disponibilidade
para ouvir e ponderar o que nos é dito. O problema – como neste caso que
comentamos – parece ser o apego às coisas terrenas mas, é necessária
honestidade pessoal e intelectual para considerar que seguir um caminho – seja
qual for – implica uma escolha, uma opção.
Na verdade, quando o jovem
pergunta «que me falta ainda» não foi
totalmente honesto porque no seu íntimo não estava preparado para a resposta. Talvez
que pensasse que Jesus lhe responderia que não lhe faltava nada e, de facto,
talvez não faltasse só que o Senhor faz uma proposta: «se queres ser perfeito» coisa que o jovem não tinha equacionado.
Mas, perguntemos, com o é que uma criança recebe o Reino dos
Céus? Sobretudo com simplicidade porque a criança não faz perguntas a quem as
atrai com carinho e amor tal como Jesus faz. A esta simplicidade junta-se a
confiança que lhes dá a certeza que algo vindo de tal pessoa só pode ser algo
muito bom e, portanto, não lhes ocorre pôr condições ou critérios pessoais. Jesus
Cristo não engana nem promete o que não pode dar. As crianças compreendem
Jesus, aceitam Jesus e, evidentemente, amam Jesus. Parece claro para todos o
que Jesus quer dizer, não será fácil mas, Ele, ajudar-nos-á se lho pedirmos com
Fé e sinceridade.
A FAMÌLIA! Haverá tema mais actual? A
Igreja debruça-se sobre este assunto com particular ênfase no sentido de
encontrar os meios para resolver tantas e tão delicadas questões que se
levantam aos cristãos que se enfrentam com problemas de família, do matrimónio,
das relações com a Igreja, a frequência dos Sacramentos, etc. O desejo expresso
pelo Papa, pela Igreja, assenta no princípio básico de não excluir ou
ostracizar nenhum dos seus filhos e encontrar meios para, caso a caso, se
resolverem tão urgentes e delicadas situações. Confiemos no Espírito Santo que
não deixará de guiar o Papa e o Magistério.
Poderá haver discurso mais claro e linear
sobre a sacralidade do matrimónio? Jesus Cristo responde de forma concreta a
uma pergunta concreta embora a mesma tenha uma intenção dúbia. Não recorre nem
a imagens nem a meias palavras, sinal que considera a matéria em causa
muitíssimo séria – grave mesmo – e que não se compadece com meios-termos. Ninguém
pode ter dúvidas nem cabem interpretações. Trata-se da Palavra de Deus e, esta,
não permite tergiversações.
O que neste trecho de São Marcos se fala é de prioridades na vida de cada
um. Ter bem definido o que é de realmente importante e o que sendo-o aparentemente,
é de facto acessório.
O Evangelho é sempre actual! Este trecho de
São Marcos reflecte muitíssimo bem o que Jesus Cristo estabelece sobre o
matrimónio. Doutrina da Igreja é clara neste
candente assunto. O Papa, o Magistério, estão atentos e debruçam-se com empenho
na procura de orientações simples mas seguras que permitam aos cristãos viver
como Deus quer que vivam. É estrita obrigação de todos rezar intensamente ao
Espírito Santo para que ilumine e guie a Igreja.
Que as riquezas, a abundância, exigem um
esforço, por vezes muito grande, de desprendimento, parece-me uma realidade. Mas,
a pobreza, a escassez de meios não pedem, igualmente, um empenhamento sério de
desprendimento? No primeiro caso é o desprendimento do que se tem, no segundo,
trata-se de não estar preso ao que se gostaria de ter. E, se aqui o
oferecimento do sacrifício das privações, facilita à alma desprender-se; já no
primeiro este esforço pode ser ajudado pelas acções de bem-fazer que a situação
permite. Em ambos os casos, porém, a maior ''ajuda'' virá das acções que o
primeiro leve a cabo com a abundância que lhe permite fazer o bem e, o segundo,
pela escassez que o ajuda a alcançar merecimentos.
O
Senhor esclarece candentes questões sobre o matrimónio. A Igreja como boa Mãe
tenta encontrar a forma correcta para acolher todos os seus filhos, observando
o que o Senhor estabeleceu como princípio. O Papa está muito atento a este
assunto que se converte em candente assunto sujeito a interpretações erróneas e
sem fundamento. O que a mim me parece, neste como noutros assuntos é que nós
cristãos temos a obrigação rezar ao Espírito Santo ilumine e conduza a Santa
Igreja por caminhos seguros e correctos, mas não esqueço que Jesus deu poder a
Pedro de "atar ou desatar" e isso é de resto o que o Papa está a
fazer.
Os dois
discípulos compreendem perfeitamente que o fim está próximo e apressam-se a
garantir o seu próprio futuro. Isto é reprovável? Sinceramente penso que não,
bem pelo contrário, mostram uma confiança intimidade com o Mestre e, ao mesmo
tempo, uma simplicidade pessoal tão grandes que não pode deixar de comover-nos.
Querem os primeiros lugares e é o que pedem ou anseiam por estar o mais perto
possível de Cristo — mesmo a seu lado — e é o que solicitam?
Este
trecho de São Marcos tem sido muito glosado por muitos autores e pensadores
cristãos a propósito da vocação e na verdade, é muito apropriado. Costuma
focar-se sobretudo, a necessidade do desprendimento como sendo fulcral para
seguir a vocação quando esta é seguir Cristo. No entanto, tal como acontece no
Evangelho, a riqueza pessoal mato impede de ir ter com Cristo com entusiasmo,
como este jovem que foi ter com Ele correndo. E este primeiro passo é que é
deveras importante porque a graça e a misericórdia divinas, encontrarão
local propício para deitar raízes.
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