09/04/2020

Reflexões na Semana Santa – 5ª Feira

Reflexões na Semana Santa – 5ª Feira

Ei-los à mesa da Ceia que será a última; a grande, a inesquecível Ceia de Páscoa.

Jesus - tal como fizera já com o pão - acaba de passar o cálice com o vinho, agora transubstanciado no Seu Sangue Preciosíssimo.

Os Apóstolos reconhecem a gravidade do momento e a solenidade que o peso das palavras de Jesus deixa entrever. Não compreendem bem, ou melhor, não alcançam toda a dimensão do que o Mestre acabara de fazer, mas instintivamente, o coração que cada um há muito entregou, sem reservas, a Cristo, diz que é algo grande e transcendente.

A conversa esbate-se em murmúrios, sente-se a tristeza de Jesus. De súbito aquela frase inopinada: «Um de vós há-de trair-Me».

Olham-se uns aos outros, tão pouco seguros estão de si, do seu amor, da sua entrega: serei eu?

Também eu me interrogo: serei eu?… Serei eu, meu Deus, quem Te entrega aos Teus algozes, com as minhas negações, esquecimentos e faltas de toda a ordem? Serei eu? Eu, que como contigo à mesma mesa que preparasTe para mim, que recebo o Teu Corpo e o Teu Sangue, diariamente, por uma graça infinita, serei eu?
Decerto que fui, e sou e serei ainda muitas vezes…. Como me dói pensar nisto, vejo os Teus olhos tristes fixarem-se em mim num mudo desgosto e espanto. Desgosto pelas faltas de que sou capaz, espanto porque não esperarias que, depois de Ter recebido tanto seja tão mal agradecido.
Tudo isto é uma conversa humana, porque eu sei que Tu sabes muito bem quem eu sou, desde o princípio de todas as coisas. E eu, pobre de mim, atrevo-me a pensar: Então se Ele sabe quem sou e como sou e, mesmo assim, me quer, então é porque de facto me ama e me quer junto dele.
E esta alegria profunda que me causa esta revelação, afasta para longe a tristeza solene desta Ultima Ceia e eu levanto-me pronto para cantar o hino da alegria e da confiança, da esperança e da fé no meu Senhor e no Meu Deus que me salva, me quer e me redime para sempre.

(AMA, reflexões, 2002)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.