23/02/2020

THALITA KUM 110


THALITA KUM 110 

(Cfr. Lc 8, 49-56)


Sagrado Coração, fonte inesgotável da misericórdia! [1]

Queridos irmãos e irmãs:
Este Domingo, décimo segundo do tempo comum, está como «rodeado» por solenidades litúrgicas significativas. Na Sexta-Feira passada, celebramos o Sagrado Coração de Jesus, celebração que une acertadamente a devoção popular à profundidade teológica. Era uma tradição, e em alguns países continua sendo, a consagração ao Sagrado Coração por parte das famílias, que tinham uma imagem Sua nas suas casas.
As raízes desta devoção fundem-se no mistério da Encarnação: precisamente através do Coração de Jesus se manifestou de maneira sublime o Amor de Deus pela humanidade. Por este motivo, o autêntico culto ao Sagrado Coração mantém toda sua validez e atrai especialmente as almas sedentas da misericórdia de Deus, que nele encontram a fonte inesgotável da qual podem tirar a Água da Vida, capaz de regar os desertos da alma e de fazer que volte a florescer a esperança.
A solenidade do Sagrado Coração de Jesus é também a Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes: aproveito a oportunidade para convidar todos vós, queridos irmãos e irmãs, a rezarem sempre pelos sacerdotes, para que possam ser testemunhas do amor de Cristo.
Ontem a liturgia permitiu-nos celebrar a Natividade de São João Batista, o único santo de quem se comemora o nascimento, pois marcou o início do cumprimento das promessas divinas: Jesus é esse «profeta», identificado com Elias, que estava destinado a preceder imediatamente o Messias para preparar o povo de Israel para Sua vinda [2]. A sua festa recorda-nos que toda a nossa vida sempre está subordinada a Cristo e que chega à sua realização acolhendo-O a Ele, Palavra, Luz e Esposo, de quem nós somos vozes, lâmpadas e amigos [3]. «É preciso que ele cresça e que eu diminua» [4]: esta expressão do Baptista constitui um programa para todo cristão.

Deixar que o «eu» de Cristo tome o lugar de nosso «eu» foi de maneira exemplar o anseio dos apóstolos Pedro e Paulo, que a Igreja venerará com solenidade no próximo dia 29 de Junho. São Paulo escreveu de si mesmo: «não sou eu quem vive, mas é Cristo que vive em mim» [5]. Antes deles e antes de qualquer outro santo, quem viveu esta realidade foi Maria Santíssima, que conservou as palavras de seu Filho Jesus em seu coração. Ontem contemplamos esse Seu Coração Imaculado, Coração de Mãe, que continua velando com terna solicitude sobre todos nós. Que Sua intercessão nos permita ser sempre fiéis à vocação cristã. [6]

(AMA, reflexões).






[1] Palavras de Bento XVI antes de rezar a oração mariana do Angelus.
[2] Cfr. Mt 11, 14; 17 10-13
[3] Cfr. Jo 1, 1.23; 1,7-8; 3,29
[4] Jo 3, 30
[5] Gálatas, 2, 20
[6] Bento XVI, Angelus, Roma, 25 de Junho de 2006

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.