03/01/2020

THALITA KUM 59


THALITA KUM 59

(Cfr. Lc 8, 49-56)



Ouvir e Entender

Preparo-me para participar na Santa Missa.
Digo ao Senhor que estou aqui presente com todo o meu desejo de participar activamente com todo o meu coração e capacidades.

Não entendo uma palavra do que Sacerdote diz - fala em maltês - mas sei o que diz.
É estranho não entendo, mas reconheço cada momento da celebração.

Isto leva-me a concluir que o entender não tem que ver com o ouvir, mas com o sentir.
Compreendo o que o Senhor queria dizer com o aviso tantas vezes repetido: «quem tem ouvidos para ouvir que oiça».

Trata-se de ouvir com o coração, com a alma, o entendimento.

Na minha vida participei em Eucaristias onde não entendia uma palavra: em África em línguas nativas, no País Basco, etc.
Se a Liturgia tem uma virtude principal talvez seja esta: tornar reconhecível e, portanto, poder participar activamente seja qual for a língua da celebração.
Também me quer parecer que existe uma verdadeira comunhão dos crentes unidos numa mesma Fé e com as mesmas disposições.

A palavra de Deus não necessita tradução, esta a conclusão a que chego.

(AMA, reflexões sobre o Evangelho, 2006)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.