Rm 3
Será Deus
infiel à sua palavra?
1 Que vantagem têm então os judeus? Ou que utilidade tem a circuncisão?
2 Muita, em todos os aspectos! Em primeiro lugar, porque lhes foram confiadas as
palavras de Deus. 3 Que importa, então, se alguns foram infiéis? Irá,
porventura, a infidelidade deles anular a fidelidade de Deus? 4 De maneira
nenhuma! Fique claro que Deus é verdadeiro, mesmo que todo o homem seja falso!
Tal como está escrito: Para que te
mostres justo nas tuas palavras e saias
vitorioso no litígio que houver contigo. 5 Mas, se a nossa injustiça faz com que se manifeste a justiça de Deus,
que diremos? Não estará Deus a ser injusto, ao aplicar-nos a sua ira? Isto
digo-o segundo critérios humanos. 6 De maneira nenhuma! Senão, como poderia Deus
julgar o mundo? 7 Mas, se foi devido à minha falsidade que a verdade de Deus tanto se
evidenciou para sua glória, porque hei-de eu então, ainda por cima, ser
condenado como pecador? 8 Não será mesmo de agir conforme aquilo que certa gente
caluniosamente afirma termos dito: «Façamos o mal, para que venha o bem?» É
gente que justamente merece a condenação.
Todos são pecadores -
9 Afinal qual é a conclusão? Temos ou não vantagem alguma sobre os outros? Absolutamente nenhuma! Foi exactamente a acusação que acabámos de fazer: judeus e gregos, todos estão sob o domínio do pecado. 10 Assim está escrito: Não há justo algum, nem um sequer. 11 Não há quem seja sensato, não há quem procure a Deus. 12 Todos se extraviaram, todos se corromperam. Não há quem faça o bem, não há um sequer. 13 Sepulcro aberto é a sua garganta, com a sua língua espalhavam enganos; há nos seus lábios veneno de serpente. 14 A sua boca está cheia de maldição e azedume. 15 Velozes são os seus pés para derramar sangue; 16 há devastação e miséria pelos seus caminhos, 17 e o caminho da paz, não o conheceram. 18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos. 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a Lei diz, é dito para os que estão sob a Lei, a fim de que toda a língua se cale, e todo o mundo se reconheça culpado diante de Deus. 20 Pois, pelas obras da Lei, ninguém será justificado diante dele. De facto, pela Lei só se chega ao reconhecimento do pecado.
9 Afinal qual é a conclusão? Temos ou não vantagem alguma sobre os outros? Absolutamente nenhuma! Foi exactamente a acusação que acabámos de fazer: judeus e gregos, todos estão sob o domínio do pecado. 10 Assim está escrito: Não há justo algum, nem um sequer. 11 Não há quem seja sensato, não há quem procure a Deus. 12 Todos se extraviaram, todos se corromperam. Não há quem faça o bem, não há um sequer. 13 Sepulcro aberto é a sua garganta, com a sua língua espalhavam enganos; há nos seus lábios veneno de serpente. 14 A sua boca está cheia de maldição e azedume. 15 Velozes são os seus pés para derramar sangue; 16 há devastação e miséria pelos seus caminhos, 17 e o caminho da paz, não o conheceram. 18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos. 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a Lei diz, é dito para os que estão sob a Lei, a fim de que toda a língua se cale, e todo o mundo se reconheça culpado diante de Deus. 20 Pois, pelas obras da Lei, ninguém será justificado diante dele. De facto, pela Lei só se chega ao reconhecimento do pecado.
Deus
salva-nos pela morte de Cristo
21 Mas agora foi sem a Lei que se manifestou a justiça de Deus, testemunhada
pela Lei e pelos Profetas: 22 a justiça que vem para todos os crentes, mediante
a fé em Jesus Cristo. É que não há diferença alguma: 23 todos pecaram e estão
privados da glória de Deus. 24 Sem o merecerem, são justificados pela sua graça,
em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus. 25 Deus ofereceu-o para, nele,
pelo seu sangue, se realizar a expiação que actua mediante a fé; foi assim que
ele mostrou a sua justiça, ao perdoar os pecados cometidos outrora, 26 no tempo
da divina paciência. Deus mostra assim a sua justiça no tempo presente, porque
Ele é justo e justifica quem tem fé em Jesus. 27 Onde está, pois, o motivo para alguém se gloriar? Foi excluído! Por
qual lei? Pela das obras? De modo nenhum! Mas pela lei da fé. 28 Pois estamos
convencidos de que é pela fé que o homem é justificado, independentemente das
obras da lei. 29 Será Deus apenas Deus dos judeus? Não o é também dos gentios?
Sim, Ele é também Deus dos gentios, 30 uma vez que há um só Deus. É Ele que
há-de justificar pela fé os circuncidados, e os não-circuncidados, mediante a
fé.
31 Quer isso dizer então que, com a fé, anulamos a Lei? De maneira
nenhuma! Pelo contrário, confirmamos a Lei.
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