38
Dignidade do Sacerdócio
O
sacerdócio leva a servir a Deus num estado que, em si mesmo, não é melhor nem
pior do que os outros; é diferente.
Mas
a vocação de sacerdote aparece revestida duma dignidade e duma grandeza que
nada na terra supera.
Santa
Catarina de Sena põe na boca de Jesus Cristo estas palavras:
Não quero que diminua a
reverência que se deve professar aos sacerdotes, porque a reverência e o
respeito que se lhes manifesta, não se dirige a eles, mas a Mim, em virtude do
Sangue que lhes dei para que o administrem. Se não fosse isso, deveríeis
dedicar-lhes a mesma reverência que aos leigos e não mais...
Não devem ser ofendidos:
ofendendo-os ofende-se a Mim e não a eles.
Por isso o proibi e
estabeleci que não admito que toqueis nos meus Cristos.
Alguns
afadigam-se à procura, como dizem, da identidade do sacerdote.
Que
claras resultam estas palavras da Santa de Sena!
Qual
é a identidade do sacerdote?
A
de Cristo.
Todos
os cristãos podem e devem ser, não já alter
Christus, mas ipse Christus:
outros Cristos, o próprio Cristo!
Mas
no sacerdote isto dá-se imediatamente, de forma sacramental.
39
Para
realizar uma obra tão grande - a da Redenção - Cristo está sempre presente na
Igreja, principalmente nas acções litúrgicas.
Está
presente no sacrifício da Missa, tanto na pessoa do Ministro -
"oferecendo-se agora por ministério dos sacerdotes O mesmo que se ofereceu
a si mesmo na cruz" -, como, sobretudo, sob as espécies eucarísticas.
Pelo
sacramento da Ordem, o sacerdote torna-se efectivamente apto para emprestar a
Nosso Senhor a voz, as mãos, todo o seu ser: é Jesus Cristo quem, na Santa
Missa, com as palavras da consagração, transforma a substância do pão e do
vinho no Seu Corpo, Alma, Sangue e Divindade.
Nisto
se fundamenta a incomparável dignidade do sacerdote.
Uma
grandeza emprestada, compatível com a minha pequenez.
Eu
peço a Deus Nosso Senhor que nos dê, a todos os sacerdotes, a graça de realizar
santamente as coisas santas, e de reflectir também na nossa vida as maravilhas
das grandezas do Senhor.
Nós,
que celebramos os mistérios da Paixão do Senhor, temos de imitar o que fazemos.
E
então a hóstia ocupará o nosso lugar diante de Deus, se nós mesmos nos fizermos
hóstias.
Se
alguma vez encontrais um sacerdote que, exteriormente, não parece viver de
acordo com o Evangelho - não o julgueis, Deus o julga –
,
sabei que, se celebrar validamente a Santa Missa, com intenção de consagrar,
Nosso Senhor não deixa de descer até àquelas mãos, ainda que sejam indignas.
Pode
haver maior entrega, maior aniquilamento?
Mais
do que em Belém e no Calvário!
Porquê?
Porque
Jesus Cristo tem o Coração oprimido pelas suas ânsias redentoras, porque não
quer que ninguém possa dizer que não foi chamado, porque se faz encontrar pelos
que não O procuram.
É
amor?
Não
há outra explicação.
Que
insuficientes se tornam as palavras, para falar do Amor de Cristo!
Ele
baixa-se a tudo, admite tudo, expõe-se a tudo - a sacrilégios, a blasfémias, à
frieza da indiferença de tantos - com o fim de oferecer, ainda que seja a um
único homem, a possibilidade de descobrir o bater de um Coração que salta no
Seu peito chagado.
Esta
é a identidade do sacerdote: instrumento imediato e diário da graça salvadora
que Cristo ganhou para nós.
Se
se compreende isto, se isto é meditado no silêncio activo da oração, como se
pode considerar o sacerdócio uma renúncia?
É
um ganho impossível de calcular.
A
Nossa Mãe Santa Maria, a mais santa das criaturas - mais do que Ela, só Deus -
trouxe uma vez Jesus ao mundo; os sacerdotes trazem-no à nossa terra, ao nosso
corpo e à nossa alma, todos os dias: Cristo vem para nos alimentar, para no
vivificar, para ser, desde já, penhor da vida futura.
SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ
(cont)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.