28/09/2019

Evangelho e comentário


TEMPO COMUM



Evangelho: Lc 9, 43-45

Naquele tempo, estavam todos admirados com tudo o que Jesus fazia. Então Ele disse aos discípulos: «Escutai bem o que vou dizer-vos. O Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homens». Eles, porém, não compreendiam aquelas palavras; eram misteriosas para eles e não as entendiam. Mas tinham medo de O interrogar sobre tal assunto.

Comentário:

Quase que sou tentado a escrever que o Senhor, por vezes, é “desconcertante”.

Em plena exaltação da Sua Figura de Mestre e Senhor, revela o que Lhe está reservado de dor, sacrifício, humilhação.
Temos de compreender quanto seria difícil para os Seus discípulos aceitar tal coisa mas, sabendo como sabiam, que o Mestre sempre dizia a verdade, algo lhes dizia dentro do coração que, o melhor, seria prepararem-se.

Mas como?
Que fazer?

E – estamos a vê-los – a rodear o Senhor com mais carinho, mais aconchego, cada um tentando estar mais próximo.

Não nos é possível imaginar o que sentiriam mas, pelo que sabemos dos Evangelhos, não consta que nenhum deles tenha desistido ou, pior ainda, desesperado, abandonado o Mestre.
Estão com Ele para o que for preciso, não são nem fortes nem corajosos, mas amam, com um amor intenso e verdadeiro, aquele Senhor que lhes tem mostrado vislumbres do Reino de Deus, incutindo nas suas almas a esperança na Vida Eterna, instilado nos seus corações rudes – mas sinceros – sentimentos de paz, amor e compreensão.

(AMA, comentário sobre Lc 9, 43-45, 30.09.2017)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.