19/07/2019

Evangelho e comentário


TEMPO COMUM



Evangelho: Mt 12 1-8

1 Naquele tempo, num dia de Sábado, passava Jesus por umas searas, e os Seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas e a comê-las.2 Vendo isto os fariseus disseram-Lhe: «Olha que os Teus discípulos fazem o que não é permitido fazer ao Sábado». 3 Jesus respondeu-lhes: «Não lestes o que fez David e os seus companheiros, quando tiveram fome? 4 Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães sagrados, dos quais que não era lícito comer, nem a ele, nem aos que iam com ele, mas só aos sacerdotes? 5 Não lestes na Lei que ao Sábado os sacerdotes no Templo violam o Sábado e ficam sem culpa? 6 Ora Eu digo-vos que aqui está alguém que é maior que o Templo. 7 Se vós soubésseis o que quer dizer: “Quero misericórdia e não sacrifício”, jamais condenaríeis inocentes. 8 Porque o Filho do Homem é senhor do próprio Sábado».

Comentário:

Há, infelizmente, muitas pessoas que cumprem com rigor todas as chamadas “ regras de comportamento” e, com tal, sentem que o seu papel nesta vida que vivemos está completo e, mais, servirá de exemplo a outros.

Decerto estaria correcto se não se ficassem por aí porque o rigor no cumprimento das leis não é suficiente quando não há amor.

Referimo-nos, claro está, às Leis da Igreja e, em última análise, à Lei de Deus.

Cumprir, observar, ser rigoroso na observância de deveres e obrigações fica-se aquém de fazer tudo isto – que normalmente são escrúpulos – sem a oferta pessoal de si mesmo a Deus e aos outros.

(AMA, comentário sobre Mt 12, 1-8, 20.07.2018)




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.