25/04/2019

Temas para reflectir e meditar

Os olhos da testemunha

Há uns anos publicou-se um livro - que depois foi aproveitado para um filme - ambos de grande êxito - que tinha exactamente o título desta reflexão.
O tema era eminentemente policial: um crime, a investigação, a descoberta de quem tudo sabia por ter testemunhado os acontecimentos.
É um drama mas, o que acho interessante é que não é necessário procurar nos recônditos da imaginação, para compor obra semelhante.

Quantas pessoas se negam a dar testemunho porque pode ser um incómodo?

E quantas outras o não fazem porque ou não lhes diz directamente respeito e usam este subterfúgio para se eximirem de uma responsabilidade?

Sim... tão veĺho como o Evangelho!

Eu? Perguntas-me a mim que não vi nem ouvi?

Como podes pedir-me uma opinião sobre algo de que não sei nada?

Agora? Mas tenho de fazer isto (ou aquilo)!

Ah! Vou pensar no assunto!

E assim são muitas vezes as respostas às nossas iniciativas apostólicas.

As pessoas olham mas não querem ver, ouvem mas não desejam escutar.

É mais prático; poupa muitos incómodos assumir-se claramente como testemunha do que for.

Mas como não se trata de algo exclusivamente pessoal mas si trabalho de e para Deus continuamos sempre com o entusiasmo do primeiro dia.

Ele saberá muito bem o que nos convém fazer e dar-nos-à os meios que possam faltar-nos para o conseguir.


(AMA, reflexão, 28.01.2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.