08/04/2019

Reflexão - Entendimento


Entendimento

Este dom do Espírito Santo que peço diariamente, talvez seja – pelo menos para mim – um dos mais importantes e necessários para a minha vida.

Sabedoria?

Sim, a sabedoria muitíssimo importante e muito provavelmente o mais “completo” dos Dons (lembremos Salomão).

Mas o entendimento é fundamental para compreender o que se passa, se lê, se ouve, se deseja ou quer.
Entendo o Evangelho quando o leio? Compreendo exactamente o que se relata e, mais, porque se relata?
Sobretudo as palavras de Cristo nas diversas intervenções que faz em numerosíssimas ocasiões são, para mim, claras, iniludíveis?
Realmente, eu não consigo compreender sem entender e, se não entendo ou não entendo completamente não posso acreditar totalmente. Só se acredita no que se compreende, no que se entende.

Entendo que muitas coisas estão como que reservadas, escondidas e que só com a fé posso acreditar nelas.
Mas, o dom de entendimento, não é só necessário para o que respeita à minha fé; também é fundamental para que possa decidir fazer uma coisa em vez de outra – escolher, portanto – porque vejo com clareza meridiana o que será melhor.
Evidentemente que, por mim, só, não chego a tal ponto de discernimento, logo, a solução está em pedir com perseverança e confiança, ao Divino Espírito Santo que me conceda este Dom.
Por isso Lhe peço: Divino Espírito Santo, concede-me o Teu Dom de Entendimento para que eu possa sempre escolher as coisas rectas.

AMA, reflexão, 10.12.2018



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.