A.
HISTÓRIA E PRIVILÉGIOS
1. Promessa de salvação.
. . . . (Quem morrer com o
escapulário, salvar-se-á) . . . .
São Simão Stock foi o
sexto superior geral da Ordem religiosa Carmelita durante os anos de 1245-1265.
Face a sérias dificuldades da Ordem, São Simão suplica diariamente a protecção
de Maria. A sua oração foi escutada e "apareceu-lhe a Bem Aventurada
Virgem, acompanhada de uma multidão de anjos, levando nas suas benditas mãos o
escapulário da ordem e disse estas palavras: Este privilégio será para ti e
todos os carmelitas; quem morrer com ele, não padecerá o fogo eterno, isto é,
aquele que com ele morrer salvar-se-á." (Catálogo de Santos da Ordem).
Outra redacção também
muito antiga diz assim: "São Simão, inglês, homem de grande santidade e
devoção, na sua oração suplicava continuamente à Virgem que favorecesse a sua
Ordem com algum privilégio singular. A Virgem apareceu-lhe tendo na sua mão o
escapulário dizendo: Este é o privilégio para ti e para os teus; quem morrer levando
o, será salvo" (Santoral de Bruxelas). Isto é, evitará o inferno. Irá para
o céu depois de uma passagem pelo purgatório.
A data e lugar da aparição
não se conhecem com segurança. Fala-se de Londres, a 16 de Julho de 1251. Mas
terá sido dentro do período em que São Simão foi Geral da Ordem e antes de
1252, uma vez que a 13 de Janeiro deste ano, o papa Inocêncio IV emite a Bula
"Ex parte dilectorum" onde defende os carmelitas neste tema.
2. Privilegio sabatino.
. . . . (E se livrará do
purgatório no primeiro sábado) . . . .
Sessenta e dois anos
depois (1314), Nossa Senhora apareceu ao Papa João XXII, que recolheu as suas
palavras na Bula "Sacratissimo uti culmine" também chamada Bula
sabatina (3.III.1322): "Se entre os religiosos ou confrades desta ordem
houvesse alguns que ao morrer tenham que purgar os seus pecados na prisão do
purgatório, eu, que sou a Mãe da misericórdia, descerei ao purgatório no
primeiro sábado depois da sua morte, e o livrarei para o conduzir ao Monte
Santo da Vida Eterna".
3. Indulgências
plenárias.
- Aqueles que usam o escapulário do Carmo, unem-se à família
carmelita e podem ganhar indulgência plenária no dia em que o impõem e nos
seguintes dias:
16 de Maio (São Simão
Stock).
16 de Julho (Nossa Senhora
do Carmo).
20 de Julho (Santo Elias
Profeta).
1 de Outubro (Santa Teresa
de Lisieux o Teresinha do Menino Jesus).
15 de Outubro (Santa
Teresa de Jesus o Teresa de Ávila)
14 de Novembro (Todos os
Santos Carmelitas).
14 de Dezembro (São João
da Cruz).
B.
CONDIÇÕES
1. Para a promessa de
salvação. É necessário:
Ter imposto o escapulário.
(Basta fazê-lo apenas uma só vez).
Usá-lo colocado. Pode
substituir-se por uma medalha. (Veja-se comentário em baixo). Tanto a medalha
como o escapulário devem estar benzidos.
Devoção a Maria; procurar
imitá-la; desejar ser bons filhos seus. O escapulário tem dois pedaços de
tecido que simbolizam uma veste. E quem veste o hábito de Maria deve viver como
Ela, exercitando as virtudes cristãs. De modo que o hábito-traje vá unido ao
hábito-virtude.
2. Para o privilégio
sabatino. Precisa-se, além do anterior:
Guardar a castidade
própria de seu estado. (A confissão recupera a situação perdida).
Rezar o ofício breve de
Nossa Senhora. Esta prática pode substituir-se pela abstinência de carne às
quartas feiras e sábados. Também se mencionam outras possíveis substituições: a
recitação do ofício divino ou do Rosário. Alguns dizem, inclusivamente, que
bastariam cinco ou três Ave-Maria, mas tal não é claro. (Agradecerei
informação: ijuez@ideasrapidas.org).
3. Para as indulgências.
Necessitam-se dos requisitos próprios das indulgências, mais as condições do
escapulário na promessa de salvação.
4. A medalha.
- São Pio X
(Santo Oficio, 16.XII.1910) decretou que o escapulário, depois da sua
imposição, pode substituir-se por uma medalha de metal que tenha num dos lados
uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e, no outro, uma Imagem da Santíssima
Virgem (costuma ser a de nossa Senhora do Carmo).
C.
BÊNÇÃO E IMPOSIÇÃO
Para a bênção e imposição
do escapulário há várias fórmulas. Umas aprovadas para os diferentes ramos do
Carmelo, outras de carácter mais geral. Aqui usamos a que aparece no Ritual das
Bênçãos da Congregação para o Culto Divino de 7.V.1986, nn. 1394-1410. Trata-se
de uma fórmula ampla que serve para vários tipos de escapulário.
1. Bênção do escapulário.
O Ritual das Bênçãos inclui quatro bênçãos. Uma mais concreta (bênção e
imposição do escapulário), e três mais gerais (bênção das coisas destinadas a à
piedade e devoção; onde se cita expressamente o escapulário). A bênção mais
breve é: "Em nome do Pai, do Filho + e do Espírito Santo". R./ Ámen.
Esta bênção serve também para a medalha.
2.
Imposição do escapulário.
(Os parêntesis assinalam
um texto suprimido porque alude à inscrição numa confraria, que é um caso menos
frequente).
- Recebe este hábito [] e
comporta-te de tal maneira que com a ajuda da Santíssima Virgem, para glória da
Santíssima Trindade e para o bem da Igreja e dos homens, te esforces cada dia
mais em vestir-te de Cristo e fazer que a Sua vida se manifeste na tua. R./
Ámen. (Coloca-se a cada uno).
- Pela imposição deste
escapulário fostes admitidos na família do Carmelo, para que possais servir com
maior dedicação a Cristo e à sua Igreja []. Para que o consigais com mais
perfeição, eu, com o poder que me foi concedido, vos admito à participação de
todos os bens espirituais desta família. (Asperge-os com água benta).
- Deus todo poderoso vos
bendiga com a Sua misericórdia e vos encha da sabedoria eterna. R./ Ámen.
- Ele aumente em vós a fé e
vos dê a perseverança no bem-fazer. R./ Ámen.
- Atraia a Si os vossos
passos e vos mostre o caminho do amor e da paz. R./ Ámen.
- E a bênção de Deus todo
poderoso, Pai, Filho + e Espírito Santo desça sobre vós. R./ Ámen.
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