21/04/2019

Evangelho e comentário


TEMPO DE PÁSCOA



Domingo da Ressurreição do Senhor

Evangelho: Jo 20, 1-9

1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo logo de manhã, ainda escuro, e viu retirada a pedra que o tapava. 2 Correndo, foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, o que Jesus amava, e disse-lhes: «O Senhor foi levado do túmulo e não sabemos onde o puseram.» 3 Pedro saiu com o outro discípulo e foram ao túmulo. 4 Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5 Inclinou-se para observar e reparou que os panos de linho estavam espalmados no chão, mas não entrou. 6 Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no túmulo e ficou admirado ao ver os panos de linho espalmados no chão, 7 ao passo que o lenço que tivera em volta da cabeça não estava espalmado no chão juntamente com os panos de linho, mas de outro modo, enrolado noutra posição. 8 Então, entrou também o outro discípulo, o que tinha chegado primeiro ao túmulo. Viu e começou a crer, 9 pois ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

Comentário:

Neste trecho escrito por São João ele próprio relata como percebera perfeitamente a escolha feita por Jesus ao considerar Pedro como o chefe dos Apóstolos.
De facto, como ele próprio relata, tendo chegado primeiro ao túmulo não entrou esperando que Pedro o fizesse em primeiro lugar.

Trata-se de um pormenor?

Não!

Trata-se sim da primeira demonstração de que a Igreja de Jesus Cristo não é uma democracia mas sim uma hierarquia.

Não se trata de subserviência mas de obediência, respeito e deferência.

A humilíssima figura de Pedro não se modifica nem altera pela categoria ou “posto” em que está investido pelo próprio Jesus Cristo, antes se considera como um obediente servo do seu Mestre e Senhor, sem enjeitar as suas responsabilidades nem sob o pretexto de não ser digno, há-de conduzir aqueles Doze e os que se seguirão a cumprir o mandato recebido: Ensinar a todas as gentes; a instalar o Reino de Deus na terra.

(AMA, comentário sobre Jo 20, 1-9, 12.01.2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.