18/04/2019

Evangelho e comentário



TEMPO DA QUARESMA

Semana Santa



Evangelho: Lc 4, 16-21

16 Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. 17 Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito: 18 «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, 19 a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.» 20 Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.»

Comentário:

Jesus Cristo escolhe propositadamente a passagem da Escritura que Lhe diz directamente respeito.

Sabe, naturalmente, que irá haver controvérsia entre os assistentes mas sente que de alguma forma tem de fazer o possível para esclarecer e dissipar as dúvidas que possam ter a Seu respeito.

Assim, e desta forma categórica, diz aos Seus conterrâneos Quem é e ao que vem, não lhes esconde a Sua verdadeira identidade nem deixa por definir a missão que o traz este mundo.

As Suas palavras talvez não sejam suficientes por isso mesmo dará abundantes provas da Sua Divindade com os milagres de toda a ordem e a Sua doutrina segura, coerente, verdadeira.

Dirá que se não acreditam nas Suas palavras que acreditem nas Suas obras e que o que diz o ouviu directamente de Seu Pai.

(AMA, comentário sobre Lc 4, 16-21, 14.01.2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.