EXORTAÇÃO APOSTÓLICA
GAUDETE ET EXSULTATE
DO SANTO PADRE
FRANCISCO
GAUDETE ET EXSULTATE
DO SANTO PADRE
FRANCISCO
SOBRE A CHAMADA À
SANTIDADE
NO MUNDO ACTUAL
NO MUNDO ACTUAL
Capítulo IV
ALGUMAS CARATERÍSTICAS
DA SANTIDADE
NO MUNDO ATUAL
NO MUNDO ATUAL
Em comunidade
140. É muito difícil lutar contra a própria concupiscência e contra
as ciladas e tentações do demónio e do mundo egoísta, se estivermos isolados. A
sedução com que nos bombardeiam é tal que, se estivermos demasiado sozinhos,
facilmente perdemos o sentido da realidade, a clareza interior, e sucumbimos.
141. A santificação é um caminho comunitário, que se deve fazer
dois a dois. Reflexo disto temo-lo em algumas comunidades santas. Em várias
ocasiões, a Igreja canonizou comunidades inteiras, que viveram heroicamente o
Evangelho ou ofereceram a Deus a vida de todos os seus membros. Pensemos, por
exemplo, nos sete Santos Fundadores da Ordem dos Servos de Maria, nas sete
Beatas religiosas do primeiro mosteiro da Visitação de Madrid, em São Paulo
Míki e companheiros mártires no Japão, em Santo André Taegon e companheiros mártires
na Coreia, em São Roque González, Afonso Rodríguez e companheiros mártires na
América do Sul. E recordemos também o testemunho recente dos monges trapistas
de Tibhirine (Argélia), que se prepararam juntos para o martírio. De igual
modo, há muitos casais santos, onde cada cônjuge foi um instrumento para a
santificação do outro. Viver e trabalhar com outros é, sem dúvida, um caminho
de crescimento espiritual. São João da Cruz dizia a um discípulo: estás a viver
com outros «para que te trabalhem e exercitem na virtude».
[1]
142. A comunidade é chamada a criar aquele «espaço teologal onde
se pode experimentar a presença mística do Senhor ressuscitado». [2] Partilhar a Palavra e
celebrar juntos a Eucaristia torna-nos mais irmãos e vai-nos transformando
pouco a pouco em comunidade santa e missionária. Isto dá origem também a
autênticas experiências místicas vividas em comunidade, como no caso de São Bento
e Santa Escolástica, ou daquele sublime encontro espiritual que viveram juntos
Santo Agostinho e sua mãe Santa Mónica: «próximo já do dia em que ela ia sair
desta vida – dia que Vós conhecíeis e nós ignorávamos – sucedeu, segundo creio,
por disposição dos vossos secretos desígnios, que nos encontrássemos sozinhos,
ela e eu, apoiados a uma janela cuja vista dava para o jardim interior da casa
onde morávamos (…). Os lábios do nosso coração abriam-se ansiosos para a
corrente celeste da vossa fonte, a fonte da Vida, que está em Vós (...).
Enquanto assim falávamos, anelantes pela Sabedoria, atingimo-la momentaneamente
num ímpeto completo do nosso coração (...) E se a vida eterna fosse semelhante
a este vislumbre intuitivo?» [3]
143. Contudo estas experiências não são o mais frequente, nem o
mais importante. A vida comunitária, na família, na paróquia, na comunidade
religiosa ou em qualquer outra, compõe-se de tantos pequenos detalhes diários.
Assim acontecia na comunidade santa formada por Jesus, Maria e José, onde se reflectiu
de forma paradigmática a beleza da comunhão trinitária. E o mesmo sucedia na
vida comunitária que Jesus transcorreu com os seus discípulos e o povo simples.
144. Lembremo-nos como Jesus convidava os seus discípulos a
prestarem atenção aos detalhes:
o pequeno detalhe do vinho que estava a acabar numa festa;
o pequeno detalhe duma ovelha que faltava;
o pequeno detalhe duma ovelha que faltava;
o pequeno detalhe da viúva que ofereceu as duas moedinhas que
tinha;
o pequeno detalhe de ter azeite de reserva para as lâmpadas, caso o noivo se
demore;
o pequeno detalhe de pedir aos discípulos que vissem quantos pães tinham;
o pequeno detalhe de ter a fogueira acesa e um peixe na grelha enquanto
esperava os discípulos ao amanhecer.
145. A comunidade, que guarda os pequenos detalhes do amor [4] e na qual os membros
cuidam uns dos outros e formam um espaço aberto e evangelizador, é lugar da
presença do Ressuscitado que a vai santificando segundo o projecto do Pai.
Sucede às vezes, no meio destes pequenos detalhes, que o Senhor, por um dom do
seu amor, nos presenteie com consoladoras experiências de Deus: «uma noite de
inverno, cumpria, como de costume, o pequeno ofício. (...) De repente, ouvi ao
longe o som harmonioso de um instrumento musical. Então imaginei um salão bem
iluminado, todo resplandecente de dourados, de donzelas elegantemente vestidas,
dirigindo-se mutuamente cumprimentos e cortesias mundanas. A seguir o meu olhar
pousou na pobre doente que amparava; em vez de uma melodia, ouvia, de vez em
quando, os seus gemidos queixosos (...). Não consigo exprimir o que se passou
na minha alma; o que sei é que o Senhor a iluminou com os reflexos da verdade,
que ultrapassavam de tal maneira o brilho tenebroso das festas da terra, que
não podia acreditar na minha felicidade». [5]
146. Contra a tendência para o individualismo consumista que acaba
por nos isolar na busca do bem-estar à margem dos outros, o nosso caminho de
santificação não pode deixar de nos identificar com aquele desejo de Jesus:
«que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti» (Jo 17,
21).
147. Por fim, mesmo que pareça óbvio, lembremos que a santidade é
feita de abertura habitual à transcendência, que se expressa na oração e na
adoração. O santo é uma pessoa com espírito orante, que tem necessidade de
comunicar com Deus. É alguém que não suporta asfixiar-se na imanência fechada
deste mundo e, no meio dos seus esforços e serviços, suspira por Deus, sai de
si erguendo louvores e alarga os seus confins na contemplação do Senhor. Não
acredito na santidade sem oração, embora não se trate necessariamente de longos
períodos ou de sentimentos intensos.
148. São João da Cruz recomendava que se procurasse «andar sempre
na presença de Deus, seja ela real, imaginada ou unitiva, conforme o permitam
as obras que estamos a realizar». [6] No fundo, é o desejo
de Deus, que não pode deixar de se manifestar dalguma maneira no meio da nossa
vida diária: «procura que a tua oração seja contínua e, no meio dos exercícios
corporais, não a deixes. Quando comes, bebes, conversas com outros, ou em
qualquer outra coisa que faças, sempre deseja a Deus e prende a Ele o teu coração». [7]
149. Contudo, para que isto se torne possível, são necessários
também alguns tempos dedicados só a Deus, na solidão com Ele. Para Santa Teresa
de Ávila, a oração é «uma relação íntima de amizade, permanecendo muitas vezes
a sós com Quem sabemos que nos ama». [8] Gostaria de insistir
no facto de que isto não é dito apenas para poucos privilegiados, mas para
todos, porque «todos precisamos deste silêncio repleto de presença
adoradora». A oração confiante é uma resposta do coração que se abre a
Deus face a face, onde são silenciados todos os rumores para escutar a voz
suave do Senhor que ressoa no silêncio.
150. Neste silêncio, é possível discernir, à luz do Espírito, os
caminhos de santidade que o Senhor nos propõe. Caso contrário, todas as nossas
decisões não passarão de «decorações», que, em vez de exaltar o Evangelho na
nossa vida, acabarão por o recobrir e sufocar. Para todo o discípulo, é
indispensável estar com o Mestre, escutá-Lo, aprender d’Ele, aprender sempre.
Se não escutarmos, todas as nossas palavras serão apenas rumores que não servem
para nada.
151. Recordemos que «é a contemplação da face de Jesus morto e
ressuscitado que recompõe a nossa humanidade, incluindo a que está fragmentada
pelas canseiras da vida ou marcada pelo pecado. Não devemos domesticar o poder
da face de Cristo». [9] Sendo assim, atrevo-me a
perguntar-te: Tens momentos em que te colocas na sua presença em silêncio,
permaneces com Ele sem pressa, e te deixas olhar por Ele? Deixas que o seu fogo
inflame o teu coração? Se não permites que Jesus alimente nele o calor do amor
e da ternura, não terás fogo e, assim, como poderás inflamar o coração dos
outros com o teu testemunho e as tuas palavras? E se ainda não consegues,
diante do rosto de Cristo, deixar-te curar e transformar, então penetra nas
entranhas do Senhor, entra nas suas chagas, porque é nelas que tem a sua sede a
misericórdia divina. [10]
152. Peço, porém, que não se entenda o silêncio orante como uma
evasão que nega o mundo que nos rodeia. O «peregrino russo», que caminhava em
contínua oração, conta que esta oração não o separava da realidade externa:
«quando me encontrava com as pessoas, parecia-me que eram todas tão amáveis
como se fossem da minha própria família. (...) E a felicidade não só iluminava
o interior da minha alma, mas o próprio mundo exterior aparecia-me sob um
aspecto maravilhoso». [11]
153. Nem a própria história desaparece. A oração, precisamente
porque se alimenta do dom de Deus que se derrama na nossa vida, deveria ser
sempre rica de memória. A memória das obras de Deus está na base da experiência
da aliança entre Deus e o seu povo. Se Deus quis entrar na história, a oração é
tecida de recordações: não só da recordação da Palavra revelada, mas também da
vida própria, da vida dos outros, do que o Senhor fez na sua Igreja. É a
memória agradecida de que fala o próprio Santo Inácio de Loyola, na sua
«Contemplação para alcançar o amor», [12] quando nos pede para
trazer à memória todos os benefícios que recebemos do Senhor. Contempla a tua
história quando rezas e, nela, encontrarás tanta misericórdia. Ao mesmo tempo,
isto alimentará a tua consciência com a certeza de que o Senhor te conserva na
sua memória e nunca te esquece. Consequentemente tem sentido pedir-Lhe que
ilumine até mesmo os pequenos detalhes da tua existência, que não Lhe passam
despercebidos.
154. A súplica é expressão do coração que confia em Deus, pois
sabe que sozinho não consegue. Na vida do povo fiel de Deus, encontramos muitas
súplicas cheias de ternura crente e de profunda confiança. Não desvalorizemos a
oração de petição, que tantas vezes nos tranquiliza o coração e ajuda a
continuar a lutar com esperança. A súplica de intercessão tem um valor
particular, porque é um ato de confiança em Deus e, ao mesmo tempo, uma
expressão de amor ao próximo. Alguns, por preconceitos espiritualistas, pensam
que a oração deveria ser uma pura contemplação de Deus, sem distracções, como se
os nomes e os rostos dos irmãos fossem um distúrbio a evitar. Ao contrário, a
verdade é que a oração será mais agradável a Deus e mais santificadora, se nela
procurarmos, através da intercessão, viver o duplo mandamento que Jesus nos
deixou. A intercessão expressa o compromisso fraterno com os outros, quando
somos capazes de incorporar nela a vida deles, as suas angústias mais
inquietantes e os seus melhores sonhos. A quem se entrega generosamente à
intercessão, podem-se aplicar estas palavras bíblicas: «Eis o amigo dos seus
irmãos, aquele que reza muito pelo povo» (2 Mac 15, 14).
155. Se verdadeiramente reconhecemos que Deus existe, não podemos
deixar de O adorar, por vezes num silêncio cheio de enlevo, ou de Lhe cantar em
festivo louvor. Assim expressamos o que vivia o Beato Carlos Foucauld, quando
disse: «Logo que acreditei que Deus existia, compreendi que só podia viver para
Ele».[13] Na própria vida do
povo peregrino, há muitos gestos simples de pura adoração, como, por exemplo,
quando «o olhar do peregrino pousa sobre uma imagem que simboliza a ternura e a
proximidade de Deus. O amor detém-se, contempla o mistério, desfruta dele em
silêncio». [14]
156. A leitura orante da Palavra de Deus, «mais doce do que o mel»
(Sal 119/118, 103) e «espada de dois gumes» (Heb 4,
12), consente de nos determos a escutar o Mestre fazendo da sua palavra farol
para os nossos passos, luz para o nosso caminho (cf. Sal119/118,
105). Como justamente nos lembraram os Bispos da Índia, «a devoção à Palavra de
Deus não é apenas uma dentre muitas devoções, uma coisa bela mas facultativa.
Pertence ao coração e à própria identidade da vida cristã. A Palavra tem em si
mesma a força para transformar a vida». [15]
157. O encontro com Jesus nas Escrituras conduz-nos à Eucaristia,
onde essa mesma Palavra atinge a sua máxima eficácia, porque é presença real
d’Aquele que é a Palavra viva. Lá o único Absoluto recebe a maior adoração que
se Lhe possa tributar neste mundo, porque é o próprio Cristo que Se oferece. E,
quando O recebemos na Comunhão, renovamos a nossa aliança com Ele e
consentimos-Lhe que realize cada vez mais a sua obra transformadora.
(cont)
(revisão
da versão portuguesa por AMA)
[1] Cautelas,
15: Opere (Roma 41979), 1072.
[2] São João Paulo II, Exort. ap. pós-sinodal Vita
consecrata (25
de março de 1996), 42: AAS88 (1996), 416.
[3] Confissões, IX, 10,
23-25: PL 32, 773-775.
[4] Lembro de modo especial as três
palavras-chave «com licença, obrigado, desculpa», porque «as palavras
adequadas, ditas no momento certo, protegem e alimentam o amor dia após dia»
[Francisco, Exort. ap. pós-sinodal Amoris
laetitia (19
de março de 2016), 133: AAS108 (2016), 363].
[5] Santa Teresa de
Lisieux, Manuscrito C, 29v-30r: Opere Complete (Roma
1997), 269.
[6] Graus de perfeição, 2: Opere (Roma 41979),
1079.
[7] Idem, Conselhos
para alcançar a perfeição, 9: Opere (Roma 41979),
1078.
[8] Vida autógrafa de
Santa Teresa,
8, 5: Opere (Roma 1981), 95.
[9] Francisco, Discurso no V Congresso
Nacional da Igreja Italiana (Florença
10 de novembro de 2015): AAS107 (2015), 1284.
[10] Cf. São
Bernardo, Sermão sobre o Cântico dos Cânticos, 61, 3-5: PL 183,
1071-1073.
[11] Relatos de um
Peregrino Russo (Milão 31979),
41;129.
[12] Cf. Exercícios Espirituais,
230-237.
[13] V Conferência Geral do Episcopado
Latino-Americano e do Caribe, Documento de Aparecida (29 de
junho de 2007), 259.
[14] V Conferência Geral
do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, Documento de Aparecida (29
de junho de 2007), 259.
[15] Conferência dos Bispos Católicos da
Índia, Declaração final da XXI Assembleia plenária (18 de
fevereiro de 2009), 3.2.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.