30/12/2018

Evangelho e comentário


TEMPO DE NATAL



Sagrada Família

Evangelho: Lc 2, 41-52

41 Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. 42 Quando Ele chegou aos doze anos, subiram até lá, segundo o costume da festa. 43 Terminados esses dias, regressaram a casa e o menino ficou em Jerusalém, sem que os pais o soubessem. 44 Pensando que Ele se encontrava na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45 Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém, à sua procura. 46 Três dias depois, encontraram-no no templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. 47 Todos quantos o ouviam, estavam estupefactos com a sua inteligência e as suas respostas. 48 Ao vê-lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-lhe: «Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!» 49 Ele respondeu-lhes: «Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai?» 50 Mas eles não compreenderam as palavras que lhes disse. 51 Depois desceu com eles, voltou para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. 52 E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens.



Comentário:


«Quando O viram, admiraram-se»!

Talvez tenha sido esta expressão que provocou a resposta de Jesus.
Porquê se admiraram de O encontrar onde estava?

É uma cena entranhável de amor de Mãe e amor de Filho; as palavras não traduzem exactamente o que se terá passado e, seguramente, não corresponderiam às expressões de cada um.

Jesus diz-nos com clareza:

‘Eu não me perco – vós é que tereis de saber sempre onde encontrar-me´!

E, felizmente, nós sabemos e encontramo-lo de facto sem ser necessário grande esforço da nossa parte e nem sequer nos surpreendemos quando nos damos conta que, afinal, Ele estava à nossa espera!


(ama, comentário sobre LC 2 41-52 27.12.2015)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.