05/11/2018

Temas para reflectir e meditar

Formação humana e cristã – 99



A missão de Jesus Cristo

No momento que Deus dispôs como sendo o adequado, deu início ao Seu plano de salvação da humanidade tal como tinha prometido aos nossos primeiros Pais.

Parece que durante todo esse tempo Deus deixou o homem entregue a si mesmo e praticamente indefeso perante o poder do demónio.
Mas não é absolutamente verdade, perante as limitações e fraquezas das criaturas foi enviando pessoas excepcionais, como que embaixadores pessoais, com o objectivo de chamar as criaturas à razão, indicando o mal e apontando o bem.
Alguns destacaram-se especialmente como condutores do povo de Deus como, por exemplo, Moisés.
Foram homens excepcionais com missões extraordinárias que levaram a cabo com coragem e determinação em ambiente adverso com um povo rude e violento, pagando não poucas vezes com a própria vida a sua acção de transmissores da vontade de Deus.
Com o aparecimento de João Baptista essa gesta de homens acaba; o Baptista é o último dos profetas porque vem anunciar justamente a chegada do Salvador da humanidade.

Podemos perguntar-nos porquê Deus determina este momento como o adequado para dar início ao cumprimento da Sua promessa.
Ocorre-me que esse longo tempo talvez fosse necessário para que o homem evoluísse, sobretudo culturalmente, para estar mais apto a compreender a mensagem de Cristo.
E, a verdade é que esta mensagem é verdadeiramente revolucionária e inovadora.
A mensagem pode reduzir-se a uma palavra: AMOR!
Ora tal era incompreensível para o comum das gentes.

AMA, reflexões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.