22/10/2018

Temas para reflectir e meditar

Formação humana e cristã – 85 

Quanto vale - por assim dizer - uma Santa Missa?
O mesmo que, por exemplo dez Terços do Rosário?
Ou uma romaria a pé a Fátima ou Santiago de Compostela?
Ou uma privação deveras custosa e difícil?

Não há termos de comparação, nem pode nem deve haver. Mas, a  Santa Missa tem o "maior valor" de quanto possamos imaginar exactamente porque é o memorial fidedigno do próprio sacrifício de Cristo na Cruz.

«Isto é o Meu Corpo... Isto é o Meu Sangue» repete o celebrante o que o Senhor disse aos doze na Última Ceia, obedecendo a um mandato claro e concreto: «Fazei isto em memória de Mim»

E, misteriosa mas verdadeiramente a transubstanciação acontece e já não é mais o pão e o vinho que estão sobre o altar mas o próprio Corpo e o Sangue do Redentor.

E nós, esmagados por esta realidade, percebemos com o nosso coração, a nossa alma, todo o nosso ser que estamos na presença do Nosso Salvador, de Deus omnipotente e eterno, Criador e Senhor de todas as coisas.

E, mesmo sem querer, o nosso pensamento eleva-se e repetimos como São Tomé: 'Meu Senhor e meu Deus'. 
Acrescentando por nosso lado: 'estou aqui e creio em Ti, adoro-Te e espero que me ajudes a merecer este Teu extraordinário Dom'.

AMA, reflexões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.