04/10/2018

Evangelho e comentário


Tempo comum


São Francisco de Assis

Evangelho: Lc 10, 1-12

1 Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. 2 Disse-lhes: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe. 3 Ide! Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias; e não vos detenhais a saudar ninguém pelo caminho. 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 E, se lá houver um homem de paz, sobre ele repousará a vossa paz; se não, voltará para vós. 7 Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que lá houver, pois o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. 8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei do que vos for servido, 9 curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus já está próximo de vós’ 10 Mas, em qualquer cidade em que entrardes e não vos receberem, saí à praça pública e dizei: 11 ‘Até o pó da vossa cidade, que se pegou aos nossos pés, sacudimos, para vo-lo deixar. No entanto, ficai sabendo que o Reino de Deus já chegou.’» 12 «Digo-vos: Naquele dia haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade.

Comentário:

Atentemos bem no que o Senhor diz expressamente como consta no vers. 7:

«(…) o trabalhador merece o seu salário».

O apostolado é um verdadeiro trabalho que requer esforço, empenhamento, dedicação. Quem o pratica – os cristãos normais e correntes – muitas vezes fazem-no de forma total – isto é, a única tarefa que têm – e outros têm de retirar tempo às tarefas comuns do dia-a-dia.

Uns e outros têm de merecer por parte dos cristãos apoio e auxílio para viverem com dignidade fazerem face às despesas que decorrem desse seu trabalho.

É, portanto, um dever, uma obrigação séria contribuir na medida possível mesmo que seja necessária alguma privação.

O Senhor paga sempre com elevados juros quanto se oferece aos que O servem.

(AMA, comentário sobre Lc 10, 1-12, 05.10.2017



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.