São Josemaria Escrivá
Cristo que passa 78 a 80
78
Os sacramentos da graça de
Deus
Quem deseja lutar, usa os
devidos meios.
E os meios não mudaram
nestes vinte séculos de Cristianismo: oração, mortificação e frequência de
Sacramentos.
Como a mortificação é
também oração - oração dos sentidos - podemos descrever esses meios com duas
palavras apenas: oração e Sacramentos.
Gostaria que
considerássemos agora esse manancial de graça divina dos Sacramentos,
maravilhosa manifestação da misericórdia de Deus. Meditemos devagar a definição
que se insere no Catecismo de S. Pio V: determinados sinais sensíveis que
causam a graça e, ao mesmo tempo, a declaram, como que pondo-a diante dos
olhos.
Deus Nosso Senhor é
infinito e o seu amor é inesgotável, a sua clemência e a sua piedade para
connosco não admitem limites.
E embora nos conceda a sua
graça de muitos outros modos, instituiu expressa e livremente - só Ele podia
fazê-lo - estes sete sinais eficazes, para que os homens possam participar dos
méritos da Redenção, duma maneira estável, simples e acessível a todos.
Se abandonarmos os
Sacramentos, desaparece a verdadeira vida cristã. Contudo, não se nos oculta
que particularmente nesta época não falta quem pareça esquecer, e até a chegue
a desprezar, esta corrente redentora da graça de Cristo.
É doloroso falar desta
chaga da sociedade que se chama cristã, mas torna-se necessário, para que nas
nossas almas se afinque o desejo de recorrermos com mais gratidão e amor a
essas fontes de santificação.
Decidem sem o menor
escrúpulo retardar o baptismo dos recém-nascidos, privando-os - e cometendo
assim um grave atentado contra a justiça e contra a caridade - da graça da fé,
do tesouro incalculável da inabitação da Santíssima Trindade na alma, que vem
ao mundo manchada pelo pecado original.
Pretendem também
desvirtuar a natureza própria do Sacramento da Confirmação, no qual a Tradição
viu sempre unanimemente um robustecimento da vida espiritual, uma efusão calada
e fecunda do Espírito Santo, para que, fortalecida sobrenaturalmente, a alma
possa lutar - milites Christi, como soldado de Cristo - nessa batalha interior
contra o egoísmo e a concupiscência.
Se se perde a
sensibilidade para as coisas de Deus, dificilmente se compreenderá o Sacramento
da Penitência.
A confissão sacramental
não é um diálogo humano, é um colóquio divino; é um tribunal de segura e divina
justiça e, sobretudo, de misericórdia, com um juiz amoroso que não deseja a
morte do pecador, mas que ele se converta e viva.
É verdadeiramente infinita
a ternura de Nosso Senhor. Olhai com que delicadeza trata os seus filhos.
Fez do matrimónio um
vínculo santo, imagem da união de Cristo com a sua Igreja, um grande sacramento
em que se fundamenta a família cristã, que há-de ser, com a graça de Deus, um
ambiente de paz e de concórdia, escola de santidade.
Os pais são cooperadores
de Deus.
Daí nasce o amável dever
de veneração, que corresponde aos filhos.
Com razão, o quarto
mandamento pode chamar-se - escrevi-o há tantos anos - o dulcíssimo preceito do
Decálogo.
Se se vive o matrimónio
como Deus quer, santamente, o lar será um lugar de paz, luminoso e alegre.
79
O Nosso Pai, Deus,
deu-nos, com a Ordem sacerdotal, a possibilidade de que alguns fiéis, em
virtude duma nova e inefável infusão do Espírito Santo, recebam um carácter
indelével na alma, que os configura com Cristo Sacerdote, para actuarem em nome
de Cristo Jesus, Cabeça do seu Corpo Místico.
Com este sacerdócio
ministerial, que difere do sacerdócio comum de todos os fiéis, essencialmente e
não com diferença de grau, os ministros sagrados podem consagrar o Corpo e o
Sangue de Cristo, oferecer a Deus o Santo sacrifício, perdoar os pecados na
confissão sacramental e exercitar o ministério de doutrinar as pessoas in iis
quae sunt ad Deum, em tudo e só no que se refere a Deus.
Por isso, o sacerdote deve
ser exclusivamente um homem de Deus, rejeitando o pensamento de querer brilhar
em campos em que os outros cristãos não precisem dele.
O sacerdote não é um
psicólogo, nem um sociólogo, nem um antropólogo: é outro Cristo, o próprio
Cristo, para atender as almas dos seus irmãos.
Seria triste que o
sacerdote, baseando-se numa ciência humana - que só cultivará como amador e
aprendiz, se se dedicar à sua tarefa sacerdotal - se julgasse, sem mais nem
menos, habilitado a pontificar em teologia dogmática ou moral.
A única coisa que faria,
era demonstrar uma dupla ignorância - na ciência humana e na ciência teológica
- ainda que com ar superficial de sábio conseguisse enganar alguns leitores ou
ouvintes indefesos.
É um facto público que
alguns eclesiásticos parecem hoje dispostos a fabricar uma nova Igreja, traindo
Cristo, mudando os fins espirituais - a salvação das almas, uma a uma - por
fins temporais.
Se não resistirem a essa
tentação, deixarão de cumprir o seu sagrado ministério, perderão a confiança e
o respeito do povo e produzirão uma tremenda destruição dentro da Igreja,
intrometendo-se, além disso, indevidamente, na liberdade política dos cristãos
e dos restantes homens, com a consequente confusão - tornam-se eles mesmos
perigosos - na convivência civil.
A Sagrada Ordem é o
sacramento do serviço sobrenatural aos irmãos na fé; alguns parecem querer
convertê-la no instrumento terreno dum novo despotismo.
80
Mas continuemos a contemplar
a maravilha dos Sacramentos.
Na Unção dos Enfermos,
como agora chamam à Extrema Unção, assistimos a uma amorosa preparação da
viagem, que terminará na casa do Pai.
E com a Sagrada
Eucaristia, sacramento - se assim nos podemos exprimir - da loucura do amor
divino, concede-nos a sua graça, e entrega-se-nos o próprio Deus, Jesus Cristo,
que está realmente sempre presente nas espécies consagradas - e não apenas
durante a Santa Missa - com o seu Corpo, com a sua Alma, com o seu Sangue e com
a sua Divindade.
Penso repetidas vezes na
responsabilidade que incumbe aos sacerdotes, de assegurar a todos os cristãos
esse caminho divino dos Sacramentos.
A graça de Deus vem em
socorro de cada alma; cada criatura requer uma assistência concreta, pessoal.
As almas não se podem
tratar massivamente!
Não é lícito defender a
dignidade humana e a dignidade de filho de Deus, não atendendo a cada um
pessoalmente com a humildade de quem se sabe instrumento para ser veículo do
amor de Cristo; porque cada alma é um tesouro maravilhoso; cada homem é único,
insubstituível. Cada um vale todo o sangue de Cristo.
Falávamos antes de luta.
Mas a luta exige treino,
uma alimentação adequada, uma terapêutica urgente em caso de doença, de
contusões, de feridas.
Os Sacramentos, medicina
principal da Igreja, não são supérfluos: quando se abandonam voluntariamente,
não é possível dar um passo no caminho por onde se segue Cristo.
Necessitamos deles como da
respiração, como da circulação do sangue, como da luz, para poder apreciar em
qualquer instante o que o Senhor quer de nós.
A ascética do cristão
exige fortaleza; e essa fortaleza encontra-a no Criador.
Nós somos a obscuridade e
Ele é resplendor claríssimo; somos a doença e Ele a saudável robustez; somos a
escassez e Ele a infinita riqueza; somos a debilidade e Ele sustenta-nos, quia
tu es, Deus, fortitudo mea, porque és sempre, ó meu Deus, a nossa fortaleza.
Nada há nesta terra capaz
de se opor ao brotar impaciente do Sangue redentor de Cristo.
Mas a pequenez humana pode
velar os olhos de modo a que não descortinem a grandeza divina.
Daí a responsabilidade de
todos os fiéis e especialmente dos que têm o ofício de dirigir - de servir -
espiritualmente o Povo de Deus, de não fecharem as fontes da graça, de não se
envergonharem da Cruz de Cristo.
81
Responsabilidade dos
pastores
Na Igreja de Deus, o
empenho constante por sermos cada vez mais leais à doutrina de Cristo é
obrigação de todos.
Ninguém está isento. Se os
pastores não lutassem pessoalmente por adquirir finura de consciência, respeito
fiel ao dogma e à moral - que constituem o depósito da fé e o património comum
-, voltariam a ser reais as proféticas palavras de Ezequiel: Filho do homem
profetiza acerca dos pastores de Israel; profetiza e diz aos pastores: - Isto
diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si próprios!
Porventura não são os rebanhos os que devem ser apascentados pelos pastores?
Vós lhes tomais o leite e vos vestis com as suas lãs e matais as reses mais
gordas, mas não apascentais o meu rebanho. Não fortalecestes as ovelhas débeis,
não curastes as doentes, não pusestes ligaduras às que tinham algum membro
quebrado, não fizestes voltar as desgarradas, nem buscastes as que se tinham
perdido; mas dominastes sobre elas com aspereza e com prepotência.
São repreensões fortes,
mas mais grave é a ofensa que se faz a Deus quando, tendo recebido o cargo de
velar pelo bem espiritual de todos, se maltratam as almas, privando-as da água
limpa do Baptismo que regenera a alma, do óleo balsâmico da Confirmação, que a
fortalece, do tribunal que perdoa, do alimento que dá a vida eterna.
Quando é que isto pode
acontecer?
Quando se abandona esta
guerra de paz. Quem não luta, expõe-se a qualquer daquelas escravidões, que têm
o efeito de aferrolhar os corações de carne: a escravidão duma visão
exclusivamente humana, a escravidão do desejo afanoso de poder e de prestígio
temporal, a escravidão da vaidade, a escravidão do dinheiro, a escravidão da
sensualidade...
Se alguma vez - porque
Deus pode permitir essa prova - tropeçais com pastores indignos deste nome, não
vos escandalizeis. Cristo prometeu assistência infalível e indefectível à sua
Igreja, mas não garantiu a fidelidade dos homens que a compõem.
A estes não lhes faltará a
graça abundante, generosa - se puserem da sua parte o pouco que Deus pede:
vigiar atentamente, empenhando-se em remover, com a graça de Deus, os
obstáculos para conseguir a santidade.
Se não há luta, quem
parece estar nos píncaros pode estar muito baixo aos olhos de Deus.
Conheço as tuas obras, a
tua conduta, sei que tens fama de que vives e estás morto.
Sê vigilante e consolida
os restos do teu rebanho, que está para morrer, porque não acho as tuas obras
perfeitas diante do meu Deus. Lembra-te, pois, do que recebeste e ouviste, e
observa-o, e faz penitência.
São exortações do apóstolo
S. João, no século primeiro, dirigidos a quem tinha a responsabilidade da
Igreja na cidade de Sardes.
Porque a possível
decadência do sentido da responsabilidade em alguns pastores não é um fenómeno
moderno; surge já no tempo dos Apóstolos, no próprio século em que Nosso Senhor
Jesus Cristo tinha vivido na terra.
E ninguém está seguro, se
deixa de lutar consigo mesmo.
Ninguém pode salvar-se
isoladamente.
Todos na Igreja precisamos
desses meios concretos que nos fortalecem: da humildade, que nos dispõe a
aceitar a ajuda e o conselho; das mortificações, que nos removem o coração,
para que nele reine Cristo; do estudo da Doutrina segura de sempre, que nos
leva a conservar em nós a fé e a propagá-la.
(cont