08/08/2018

Evangelho e comentário


Evangelho 

Evangelho: Mt 15, 21-28

21 Jesus partiu dali e retirou-se para os lados de Tiro e de Sídon. 22 Então, uma cananeia, que viera daquela região, começou a gritar: «Senhor, Filho de David, tem misericórdia de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio.» 23 Mas Ele não lhe respondeu nem uma palavra. Os discípulos aproximaram-se e pediram-lhe com insistência: «Despacha-a, porque ela persegue-nos com os seus gritos.» 24 Jesus replicou: «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.» 25 Mas a mulher veio prostrar-se diante dele, dizendo: «Socorre-me, Senhor.» 26 Ele respondeu-lhe: «Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorros.» 27 Retorquiu ela: «É verdade, Senhor, mas até os cachorros comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.» 28 Então, Jesus respondeu-lhe: «Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se como desejas.» E, a partir desse instante, a filha dela achou-se curada.

Comentário:

Jesus não pode deixar de fazer um elogio claríssimo àquela mulher: «grande é a tua fé
Uma lição para todos nós que nos contemos ou hesitamos perante a menor dificuldade que se levanta ao nosso objectivo de chegar perto do Senhor.

Naturalmente que, se assim procedemos nas coisas pequenas ou de escasso relevo, como podemos aspirar a vencer os grandes obstáculos que, talvez, se nos deparem?

Evidentemente, o Senhor está à nossa espera aguardando que vamos ter com Ele para Lhe pedir seja o que for, para agradecer, para expor algo que nos traz preocupados; mas não será por estar à nossa espera que teremos a “audiência” garantida mas, sim, como fruto – ou melhor – prémio – do nosso empenho e perseverança.

Cuidado com a “falsa humildade” que se insinua no nosso espírito levando-nos a não procurar Cristo considerando que não merecemos.

Não esqueçamos que o Senhor nos quer como somos e não como desejaríamos ser.


(AMA, comentário sobre Mt 15, 21-28, 07.05.2018)