24/07/2018

Evangelho e comentário


Tempo comum


Evangelho: Mt 12, 46-50

46 Estando Ele ainda a falar ao povo, eis que Sua mãe e Seus irmãos se achavam fora desejando falar-lhe. 47 Alguém disse-Lhe: «Tua mãe e teus irmãos estão ali fora e desejam falar-Te». 48 Ele, porém, respondeu ao que falava: «Quem é a Minha mãe e quem são os meus irmãos?» 49 E, estendendo a mão para os Seus discípulos, disse: 50 «Eis Minha mãe e Meus irmãos. Porque todo aquele que fizer a vontade de Meu Pai que está nos Céus, esse é Meu irmão e Minha irmã e Minha mãe».

Comentário:

Eis mais uma resposta de Jesus algo desconcertante.

Das três vezes que os evangelhos relatam uma intervenção directa da Virgem as respostas de Jesus surpreendem.

A primeira em Jerusalém: ‘porque me procuráveis?’.

Depois em Caná ‘o que temos nós com isso…’

E, agora...

Como se as relações de Jesus com Sua Mãe fossem frias, distantes, sem amor.

A importância das relações entre mãe e filho ficam como que num segundo plano em relação às relações do homem com Deus que estão sempre em primeiro lugar e uma não colide com as outras, bem ao contrário, o amor de Mãe, de Jesus, é semelhante ao amor que devemos a Deus.


(AMA, comentário sobre Mt 12, 46-50, 13.05.2013)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.