08/05/2018

Evangelho e comentário

Tempo de Páscoa

Evangelho: Jo 16, 5-11

5 «Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6 Mas, por vos ter anunciado estas coisas, o vosso coração ficou cheio de tristeza. 7 Contudo, digo-vos a verdade: é melhor para vós que Eu vá, pois, se Eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas, se Eu for, Eu vo-lo enviarei. 8 E, quando Ele vier, dará ao mundo provas irrefutáveis de uma culpa, de uma inocência e de um julgamento: 9 de uma culpa, pois não creram em mim; 10 de uma inocência, pois Eu vou para o Pai, e já não me vereis; 11 de um julgamento, pois o dominador deste mundo ficou condenado.»

Comentário:

Jesus Cristo continua o Seu discurso de despedida. São os últimos avisos, os derradeiros conselhos.

Incidem sobretudo na vinda eminente do Espírito Santo que trará os Seus Dons para derramar sobre os homens que querem seguir Cristo.

O caminho é difícil é cheio de obstáculos de toda a ordem e, sem esta assistência do Espírito Santo, não seria possível percorrê-lo e, muito menos, perseverar na busca da salvação.

(AMA, comentário sobre Jo 16, 5-11, 23.05.2017)