Questão
62: Do efeito principal dos Sacramentos, que é a graça.
Art. 3. — Se os
sacramentos da lei nova contêm a graça.
O
terceiro discute-se assim. — Parece que os sacramentos da lei nova não contêm a
graça.
1.
— Pois, o conteúdo está incluído no continente. Ora, a graça não a inclui o
sacramento, nem como sujeito, porque o sujeito da graça não é o corpo, mas o
espírito; nem como um vaso, porque um
vaso é um local móvel como diz Aristóteles, e ocupar um lugar não o pode o
acidente. Logo, parece que os sacramentos da lei nova não contêm a graça.
2.
Demais. — O fim dos sacramentos é nos tornar possível a consecução da graça.
Ora, a graça, sendo um acidente não pode passar de um sujeito para outro. Logo,
nela seria a graça sacramental.
3.
Demais. — O espiritual não pode ser contido pelo corporal, mesmo se nele
estiver; assim, a alma não é contida pelo corpo, mas, antes, contém o corpo.
Logo, parece que a graça, sendo de natureza espiritual, não está contida num
sacramento corporal.
Mas,
em contrário, Hugo de S. Vitor diz que o
sacramento, por santificação, contém a graça invisível.
De muitos modos podemos dizer que um ser está noutro; e desses, há dois pelos
quais a graça está no sacramento. Primeiro por serem eles sinais; pois, um
sacramento é sinal da graça. Depois, por serem causa; pois, como dissemos, o
sacramento da lei nova é causa instrumental da graça. Donde, a graça existe nos
sacramentos da lei nova, não por semelhança específica, como o efeito está
contido na causa unívoca; nem ainda segundo nenhuma forma própria e permanente,
proporcionada a tal efeito, como se dá com os efeitos nas causas não unívocas,
por exemplo, no caso das causas geradas, que estão no sol; mas segundo uma
certa virtude instrumental, cujo ser é natureza transitiva e incompleta, como a
seguir se dirá.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Não se diz que a graça está no sacramento
como no sujeito; nem como num vaso, enquanto é este uma espécie de lugar. Mas
no sentido em que dizemos ser um vaso um instrumento com que fazemos uma obra,
conforme a Escritura: Cada um tem na sua
mão um instrumento de morte.
RESPOSTA
À SEGUNDA. — Embora o acidente não passe de um sujeito para outro passa,
contudo, de certo modo, da causa para o sujeito, mediante o instrumento. Não
que de maneira idêntica existe em ambos, mas em cada um de modo próprio.
RESPOSTA
À TERCEIRA. — O espiritual existente de maneira perfeita em outro ser,
contém-no e não é contido por este. Ora, a graça está no sacramento como um ser
transitivo e incompleto. E por isso não é inexacto dizer-se que o sacramento
contém a graça.
Nota: Revisão da versão portuguesa por
ama.
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