26/04/2018

Evangelho e comentário

Tempo de Páscoa

Evangelho: Jo 13, 16-20

16 Em verdade, em verdade vos digo, não é o servo mais do que o seu Senhor, nem o enviado mais do que aquele que o envia. 17 Uma vez que sabeis isto, sereis felizes se o puserdes em prática. 18 Não me refiro a todos vós. Eu bem sei quem escolhi, e há-de cumprir-se a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim o calcanhar. 19 Desde já vo-lo digo, antes que isso aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que Eu sou. 20 Em verdade, em verdade vos digo: quem receber aquele que Eu enviar é a mim que recebe, e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.»

Comentário:

Mais frequentemente do que talvez imaginemos esta atitude de querer suplantar o mestre acontece um pouco por todo o lado.

Há pessoas que confundem o respeito devido a quem sabe com o auto-convencimento da ciência que julgam ter.

Não têm, de facto, nenhum direito a serem ensinados ou beneficiarem de quem os pode instruir porque, na verdade, não querem nem aprender nem adquirir outros conhecimentos.

Naturalmente que isto se deve a um defeito terrível que é o orgulho ou amor-próprio pessoais que distorcem a realidade e conduzem estas pessoas a um progressivo isolamento do resto da sociedade.

O resultado é sempre muito mau, não só porque perdem oportunidade de melhoria, mas, sobretudo, porque actuam com desonestidade intelectual fingindo e pretendendo passar por fiéis “alunos” ou instruendos quando, o que na verdade pretendem, é esperar uma oportunidade para ultrapassar o Mestre ou desprestigiar o que ensina.

Este caso – triste – de Judas é o paradigma dessas pessoas que referi, dignas de dó e lástima porque, quem finge e mascara as suas intenções, nunca poderá ter credibilidade e, assim, nunca será feliz.

Andará pela vida enganando uns e outros que, na sua boa-fé, acreditam nele e o tratam como igual quando, na verdade, não o são nem o merecem.


(AMA, comentário sobre Jo 13, 16-20, 10.05.2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.