23/03/2018

Evangelho e comentário

Tempo de Quaresma

Evangelho: Jo 10, 31-42

31 Então, os judeus voltaram a pegar em pedras para o apedreja-rem. 32 Jesus replicou-lhes: «Mostrei-vos muitas obras boas da par-te do Pai; por qual dessas obras me quereis apedrejar?» 33 Respon-deram-lhe os judeus: «Não te queremos apedrejar por qualquer obra boa, mas por uma blasfémia: é que Tu, sendo um homem, a ti próprio te fazes Deus.» 34 Jesus respondeu-lhes: «Não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? 35 Se ela chamou deuses àqueles a quem se dirigiu a palavra de Deus - e a Escritura não se pode pôr em dúvida – 36 a mim, a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo, como é que dizeis: ‘Tu blasfemas’, por Eu ter dito: ‘Sou Filho de Deus’? 37 Se não  faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim; 38 mas se as faço, embora não queirais acreditar em mim, acreditai nas obras, e assim vireis a saber e ficareis a compreender que o Pai está em mim e Eu no Pai.» 39 Por isso procuravam de no-vo prendê-lo, mas Ele escapou-se-lhes das mãos. 40 Depois, Jesus voltou a retirar-se para a margem de além-Jordão, para o lugar on-de ao princípio João tinha estado a baptizar, e ali se demorou. 41 Muitos vieram ter com Ele e comentavam: «Realmente João não realizou nenhum sinal milagroso, mas tudo quanto disse deste ho-mem era verdade.» 42 E muitos ali creram nele.

Comentário:


Temos sempre muita dificuldade em compreender - e portanto, aceitar - a posição dos chefes de Israel a respeito de Jesus.
Mas não nos compete tal tarefa nem temos que assumir-nos como "juízes", basta seguir o exemplo do Próprio Senhor que, embora contestando e respondendo, aproveitou sempre o ensejo para dou-trinar, ensinar, dizendo a verdade.
Sigamos, nós os cristãos, o exemplo de Cristo e, em lugar de criti-car, peçamos antes por todos aqueles que não sabem - ou não que-rem - ver onde reside a verdade, onde está o que vale a pena acre-ditar.

(AMA, comentário sobre Jo 10, 31-42, 06.04.2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.