Art.
4 — Se estar sentado à direita do Pai é próprio de Cristo.
O quarto discute-se assim. — Parece que
estar sentado à direita do Pai não é próprio de Cristo.
1.
— Pois, diz o
Apóstolo: Deus nos ressuscitou e nos fez
sentar nos céus com Jesus Cristo. Ora, ser ressuscitado não convém a
Cristo. Logo, nem, pela mesma razão, estar sentado à direita de Deus, nas
alturas.
2.
2. Demais. — Como diz Agostinho, o estar Cristo sentado à direita do Pai é
participar da sua beatitude. Ora isso podem-no muitas criaturas. Logo,
parece que estar sentado à direita do Pai não é próprio de Cristo.
3. Demais. — O próprio Cristo disse: Aquele que vencer eu o farei sentar comigo
no meu trono, assim como eu mesmo, também depois que venci, me assentei
igualmente com meu Pai no seu trono. Ora, Cristo está sentado à direita do Pai
por estar sentado no trono. Logo, também os outros que vencem estão sentados à
direita do Pai.
4. Demais. — O Senhor diz: Terdes assento à minha mão direita ou à
esquerda não me pertence a mim o dar-vo-lo, mas isso é para quem está preparado
por meu Pai. Ora, tê-lo-ia dito em vão se para isso ninguém estivesse
preparado. Logo, estar sentado à direita do Pai não convém só a Cristo.
Mas, em contrário, o Apóstolo pergunta: A qual dos anjos disse alguma vez - Senta-te
à minha direita, isto é, participa dos meus melhores bens, ou se o meu igual
pela divindade? E como que responde: A
nenhum. Ora, os anjos são superiores às outras criaturas. Logo, com maior
razão, a ninguém mais, senão a Cristo, convém ter assento à direita do Pai.
Como explicamos, dizemos que
Cristo está sentado à direita do Pai, por ser igual a ele, pela sua natureza
divina; e, pela sua natureza humana, frui de modo excelente, mais que qualquer
outra criatura, dos bens divinos. Ora, uma e outra causa só a Cristo compete. Donde,
ninguém mais, nem anjo nem homem, pode sentar-se à direita do Pai, senão
Cristo.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. —
Sendo Cristo a nossa cabeça, tudo o que lhe é conferido, também a nós o é por
meio dele. E por isso, tendo já
ressuscitado, diz o Apóstolo que de
certo modo nos ressuscitou consigo, que, contudo, ainda não ressuscitamos,
mas havemos de ressuscitar, segundo o Apóstolo: Aquele que ressuscitou dos mortos a Jesus Cristo também dará vida aos
vossos corpos mortais. E, conforme do mesmo modo de exprimir-se, acrescenta
que nos fez sentar nos céus, isto é, pelo
próprio facto de aí estar sentado Cristo, nossa cabeça.
RESPOSTA À SEGUNDA. — Sendo a direita a
felicidade divina, estar sentado à direita não significa somente gozar da
felicidade mas fruí-la, de certo modo com poder dominical, como própria e
natural. O que só a Cristo convém, e a nenhuma outra criatura. — Podemos, porém
dizer, que todo o santo que goza da bem-aventurança está constituído à direita
de Deus. Por isso diz o Evangelho: Porá
as ovelhas à direita.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Trono, no lugar
aduzido, significa o poder judiciário que Cristo tem, do Pai. E nesse sentido
se diz que está sentado no trono do Pai. Os outros santos, porém, recebem o
poder judiciário, de Cristo. E nessa acepção se diz que estão sentados no trono
de Cristo conforme o Evangelho: Estareis
sentados sobre doze tronos e julgareis as doze tribos de Israel.
RESPOSTA À QUARTA. — Como explica
Crisóstomo, esse lugar, isto é, o de quem
está sentado à direita, é inacessível a todos, não só aos homens, mas também
aos anjos. Pois, Paulo nos mostra o privilégio do Unigénito quando
pergunta: A qual dos anjos disse alguma
vez - senta-te à minha direita? O Senhor, assim, responde para condescender
à suplica dos que o interrogavam, e não que houvesse alguns que haveriam de se sentar
à direita do Pai. Pois, o que só pediam era ocupar ao lado dele lugar superior
aos dos outros. - Mas também podemos dizer, que os filhos de Zebedeu pediam
terem maior excelência que os outros, por participarem do poder judiciário de
Cristo. E assim, não pediam que os fizesse sentar à direita ou à esquerda do Pai,
mas à direita ou à esquerda de Cristo.
Nota: Revisão da versão portuguesa por ama.
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