Em seguida devemos tratar de Cristo
enquanto sentado à direita do Pai.
E nesta questão discutem-se quatro
artigos:
Art. 1 — Se deve Cristo sentar-se à
direita de Deus Pai.
Art. 2 — Se estar sentado à direita do
Pai convém a Cristo enquanto Deus.
Art. 3 — Se estar sentado à direita do
Pai convém a Cristo enquanto homem.
Art. 4 — Se estar sentado à direita do
Pai é próprio de Cristo.
Art.
1 — Se deve Cristo sentar-se à direita de Deus Pai.
O
primeiro discute-se assim. — Parece que não deve Cristo sentar-se à direita de
Deus Pai.
1. — Pois, a direita e a esquerda são
diferentes posições dos corpos. Ora, a
Deus não convém nada de corpóreo, como diz o Evangelho. Logo parece que
Cristo não está sentado à direita do Pai.
2. Demais. — Quem se assenta à direita
de outrem tem-no a esse à esquerda. Se, pois, Cristo está sentado à direita do Pai
resulta que o Pai está sentado à esquerda de Cristo – o que é inconveniente.
3. Demais. — Sentar e estar de pé entre
si opõem-se. Ora, Estevão diz: Eis estou
eu vendo os céus abertos e o Filho do homem que está em pé à direita de Deus.
Logo, parece que Cristo não está sentado à direita do Pai.
Mas, em contrário, o Evangelho: Na realidade o Senhor Jesus, depois de assim
lhes haver falado, foi assunto ao céu, onde está assentado à mão direita de
Deus.
Pela expressão — estar
sentado podemos entender duas coisas: o repouso, segundo o Evangelho - Ficai de assento na cidade; e também o
poder real ou judiciário, segundo aquele outro lugar - O rei que está assentado no seu trono de justiça, dissipa todo o mal só
com o seu olhar. Ora, convém a Cristo, de ambos os modos, estar sentado à
direita do Pai. — Primeiro, enquanto permanece eternamente incorruptível na
beatitude do Pai, denominada à sua direita, segundo a Escritura: Deleitações à tua direita para sempre.
Por isso diz Agostinho: Está sentado à
direita do Pai. Estar sentado significa habitar, no sentido em que dizemos de alguém
— habita naquela terra há três anos. Por estar, pois, Cristo sentado à direita
do Pai, entendei que é bem-aventurado, sendo a dextra do Pai o nome da sua
felicidade. - De outro modo dizemos que Cristo está sentado à direita do
Pai, porque reina com ele, recebendo dele o seu poder de julgar; assim como
quem se senta à direita do rei assiste-o nas suas funções de reinar e julgar.
Donde o dizer Agostinho: Pela direita
entendei o poder que Cristo homem recebeu de Deus, a fim de vir a julgar quem
veio antes a ser julgado.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. —
Como ensina Damasceno, não supomos um
lugar material quando falamos na direita do Pai. Pois, como poderia ocupar a
direita, enquanto lugar, aquele que é incircunscriptível? Porque direita e
esquerda, materialmente falando, são propriedades dos seres circunscriptíveis.
Donde, o que entendemos pela direita do Pai é a glória e a honra da divindade.
RESPOSTA À SEGUNDA. — A objecção colhe,
entendendo-se que Cristo está materialmente sentado à direita do Pai. Por isso
diz Agostinho: Se entendermos que Cristo
está corporalmente sentado à direita do Pai, então lhe estará à esquerda. Pois,
lá, isto é, na bem-aventurança eterna, só há direita, porque não existe aí
nenhuma miséria.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Diz Gregório: Estar sentado é próprio do juiz, ao passo
que estar de pé o é de quem combate ou serve. Por isso Estevão, no meio dos
trabalhos da luta, viu de pé quem o fortalecia. Marcos, porém, refere que o viu
sentado depois da ascensão; porque o juiz será visto ao fim, depois da glória
da sua ascensão.
Nota: Revisão da versão portuguesa por ama.
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