19/10/2017

Evangelho e comentário

Tempo Comum


Evangelho: Lc 11, 47-54

47 Ai de vós, que edificais os túmulos dos profetas, quando os vossos pais é que os mataram! 48 Assim, dais testemunho e aprovação aos actos dos vossos pais, porque eles mataram-nos e vós edificais-lhes sepulcros. 49 Por isso mesmo é que a Sabedoria de Deus disse: ‘Hei-de enviar-lhes profetas e apóstolos, a alguns dos quais darão a morte e a outros perseguirão, 50 a fim de que se peça contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51 desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias, que pereceu entre o altar e o santuário.’ Sim, Eu vo-lo digo, serão pedidas contas a esta geração. 52 Ai de vós, doutores da Lei, porque vos apoderastes da chave da ciência: vós próprios não entrastes e impedistes a entrada àqueles que queriam entrar!» 53 Quando saiu dali os doutores da Lei e os fariseus começaram a pressioná-lo fortemente com perguntas e a fazê-lo falar sobre muitos assuntos, 54 armando-lhe ciladas e procurando apanhar-lhe alguma palavra para o acusarem.

Comentário:

São Lucas termina o Capítulo 11 do Evangelho que escreveu com palavras – talvez as mais duras – que Jesus dirige expressamente aos doutores da lei e aos fariseus.

Estes são – com excepções, evidentemente – inimigos declarados de Cristo a Quem não poupam as perguntas falaciosas, e as armadilhas destinadas, umas e outras, a confundir e perturbar o Senhor.

Não o conseguem e, talvez que a sua atitude acabe por ter um efeito contrário ao que pretendem, já que, os que os escutam e ouvem as respostas de Cristo vêm muito bem de que lado está não só a razão, mas, sobretudo, a verdade.

Mas, de facto, as coisas chegam a um ponto tal que o Senhor – que tudo tem suportado com extrema docilidade – parece que vê chegado o momento de esclarecer de vez quem é esta gente que se auto-promove como sabedores incontestáveis e impolutos no comportamento, pondo a nu não só os verdadeiros motivos que os movem, mas as próprias acções que praticaram e praticam que desdizem do que apregoam.

(AMA, comentário sobre Lc 11, 47-54, 10.07.2017)








Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.