Vol. 2
LIVRQ XIV
CAPÍTULO IV
Que é viver em conformidade com o homem e que é viver em
conformidade com Deus?
Portanto, quando vive em conformidade com o homem e não em conformidade com Deus, o homem é semelhante ao Diabo. O próprio anjo tem que viver, não em conformidade com o anjo, mas em conformidade com Deus para se manter na verdade e falar da verdade que vem de Deus e não da mentira que vem de si mesmo. Aliás, o mesmo Apóstolo diz do homem noutra passagem:
Diz que a mentira é nossa e que a verdade é de Deus. É porque, vivendo em conformidade com a verdade, o homem não vive em conformidade consigo mesmo, mas em conformidade com Deus. N a verdade, foi Deus quem disse:
Quando o homem vive em conformidade consigo mesmo, isto é, com o homem e não com Deus, com certeza que vive em conformidade com a mentira. Não porque ele próprio seja a mentira pois tem a Deus por autor e criador, e Deus não faz a mentira. Mas foi criado «recto», para viver em conformidade com o seu autor e não em conformidade consigo mesmo, isto é, para fazer antes a d’Ele do que a sua própria vontade. Não viver o modo devida para que fora feito — isso é mentira. Querer ser feliz mesmo quando não vive de forma a poder sê-lo — que é que há de mais mentiroso do que esta vontade? Daí que se possa dizer, não sem motivo, que todo o pecado é uma mentira. De facto, só se comete o pecado querendo que as coisas nos corram bem ou não querendo que as coisas nos corram mal. Há, pois, mentira quando fazemos para nosso bem o que é para nós um mal — ou quando fazemos para um bem melhor o que para nós é um mal maior. Donde resulta isto senão de o bem ao homem vir de Deus a quem o homem, ao pecar, abandona? Não lhe vem de si próprio pois, se vive em conformidade consigo próprio, peca.
É por isso que dissemos que existem duas cidades diferentes e contrárias — porque uns vivem em conformidade com a carne e outros em conformidade com o espírito; ou ainda do mesmo modo se pode dizer que uns vivem em conformidade com o homem, e outros em conformidade com Deus. Paulo diz com toda a clareza aos Coríntios:
Pois que entre vós há emulações e disputas — não sois vós carnais e não caminhais
em conformidade com o homem?[iii]
Caminhar em conformidade com o homem é, portanto, ser carnal, porque pela carne, isto é, por uma parte do homem, se entende o homem. Aliás, àqueles a quem mais acima chama animais, chama ele carnais quando diz:
Quem dentre os homens sabe o que está dentro do homem senão o
espírito do homem que nele está? Da mesma forma ninguém sabe o que está em Deus
senão o Espírito de Deus. Ora nós não recebemos o espírito deste mundo, mas o espírito
que vem de Deus para conhecermos os dons que Deus nos concede. E falamos numa
linguagem aprendida não da sabedoria dos homens, mas do Espírito, exprimindo e termos
espirituais as coisas espirituais. Mas o homem animal não percebe o que vem do
Espirito de Deus porque é loucura para ele.[iv]
É a tais homens «animais» que ele se dirige um pouco depois:
e por isso deve entender-se, conforme a mesma maneira de dizer, a parte pelo todo. De facto, quer pela alma quer pela carne, que são partes do homem, pode designar-se o todo que é o homem. Desta forma, o homem animal não é uma coisa e outra o homem carnal, mas um e outro designam o mesmo homem, aquele que vive em conformidade com o homem. E quando se lê:
e ainda o que está escrito:
— não se pretende significar outra coisa que não seja o homem. Aí, na verdade, «nenhuma carne» significa «nenhum homem» e «setenta e cinco almas» significa setenta e cinco homens. E quando diz:
poderia dizer «não aprendida da sabedoria carnal». Da mesma forma quando diz:
poderia dizer «em conformidade com a carne». E ainda é mais claro no que se segue:
As afirmações:
Sois animais
e
Sois carnais
disse-as mais expressivamente assim:
Sois homens
ou seja, «vós viveis em conformidade com o homem e não em conformidade com Deus. Se vivêsseis em conformidade com Deus, deuses seríeis».
(cont)
(Revisão da versão portuguesa por ama)
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