Art.
6 — Se Cristo pela sua Paixão mereceu ser exaltado.
O
sexto discute-se assim. — Parece que Cristo não mereceu ser exaltado pela sua
Paixão.
1. — Pois, assim como o conhecimento da
verdade é próprio de Deus, assim também a exaltação gloriosa, segundo a
Escritura: Excelso é o Senhor sobre todas
as gentes e a sua glória é sobre os céus. Ora, Cristo, enquanto homem tinha
conhecimento de toda a verdade, não em virtude de nenhum mérito precedente, mas
pela própria união de Deus com o homem, segundo o Evangelho: Nós vimos a sua glória, a sua glória como de
Filho unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade. Logo, não mereceu a
sua exaltação pela Paixão, mas só pela união.
2. Demais. — Cristo mereceu para si
desde o primeiro instante da sua concepção, como se estabeleceu. Ora, a sua
caridade no tempo da Paixão não foi maior que antes. Donde, sendo a caridade o
princípio do mérito, parece que não mereceu mais pela Paixão a sua exaltação,
que
antes.
3. Demais. — A glória do corpo resulta da glória da alma, como diz Agostinho.
Ora, pela sua Paixão, Cristo não mereceu ser exaltado, quanto à glória da alma;
pois, a sua alma foi bem-aventurada desde o primeiro instante da sua concepção.
Logo, nem pela Paixão mereceu a exaltação quanto à glória do corpo.
Mas, em contrário, o Apóstolo: Feito obediente até à morte e morte da cruz;
pelo que Deus o exaltou.
O mérito implica uma certa
igualdade com a justiça; donde o dizer o Apóstolo, ao que obra o jornal se lhe conta por dívida. Mas, quem, por injusta vontade, se atribui mais do que lhe é devido, é
justo que se lhe diminua mesmo naquilo que lhe era devido; assim, como diz
a Escritura, se alguém furtar uma ovelha
restituirá quatro. E dizemos que assim mereceu por lhe ter sido desse modo
punida a vontade iníqua. Do mesmo modo, quem se privou, por uma justa vontade,
do que devia possuir, merece que se lhe acrescente mais do que tinha, como
recompensa da sua vontade justa. Donde o dizer o Evangelho que quem se humilha será exaltado. Ora,
Cristo, na sua Paixão, humilhou-se a si mesmo, descendo abaixo da sua
dignidade, de quatro maneiras. — Primeiro, pela sua Paixão e morte, de que não
era réu. — Segundo, quanto ao lugar, pois o seu corpo foi posto no sepulcro e a
alma, no inferno. — Terceiro, quanto à confusão e aos opróbrios que sofreu. —
Quarto, por ter sido entregue ao poder humano, conforme ele mesmo o disse a
Pilatos: Tu não terias sobre mim poder
algum se ele não te fora dado de cima. E assim, pela sua Paixão mereceu de
quatro modos ser exaltado. — Primeiro, pela ressurreição gloriosa. Por isso diz
a Escritura: Tu me conheceste ao
assentar-me, isto é, a humildade da minha Paixão, e ao levantar-me — Segundo,
pela ascensão do céu. Donde o dizer o Apóstolo: Antes havia descido aos lugares mais baixos da terra; aquele que desceu
esse mesmo é também o que subiu acima de todos os céus. — Terceiro, por se
ter sentado à dextra paterna e pela manifestação da sua divindade, segundo a
Escritura: Ele será exaltado e elevado e
ficará em alto grau sublimado; assim como pasmaram muitos à vista de ti, assim
será sem glória o seu aspecto entre os varões. E o Apóstolo. Feito obediente até à morte da cruz; pelo
que Deus também o exaltou e lhe deu um nome que é sobre todo nome, isto é, para
que todos o tenham por Deus e como a Deus lhe prestem reverência. Tal é o
que o Apóstolo acrescenta: Para que ao
nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e nos
infernos. - Quarto, quanto ao seu poder judiciário, conforme a Escritura: A tua causa tem sido julgada como a de um
ímpio; ganharás a causa.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. —
O princípio do mérito está na alma; quanto ao corpo, ele é o instrumento do acto
meritório. Donde, a perfeição da alma de Cristo, que foi o princípio do seu
merecimento, não a devia ele adquirir pelo mérito, como a perfeição do corpo,
que foi o sujeito da Paixão, sendo por isso o próprio instrumento do mérito.
RESPOSTA À SEGUNDA. — Pelos méritos
anteriores, Cristo mereceu a exaltação no concernente à sua alma, cuja vontade
era informada pela caridade e pelas outras virtudes. Mas na Paixão mereceu ser
exaltado a modo de uma certa recompensa, mesmo quanto ao corpo; pois, é justo
que o corpo, que fora pela caridade sujeito à Paixão, recebesse a sua
recompensa na glória.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Em virtude de uma
permissão divina é que a glória da alma de Cristo não lhe redundou, antes da
Paixão, ao corpo; para que assim alcançasse uma glória mais esplêndida para o
corpo, quando a tivesse merecido pela Paixão. Mas, não convinha que fosse
diferida a glória da alma, por estar esta unida imediatamente ao verbo; e por
isso devia ficar cheio de glória, pelo próprio Verbo. Ao contrário, o corpo
estava unido ao Verbo mediante a alma.
Nota:
Revisão da versão portuguesa por ama.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.