26/06/2016

Evangelho e comentário


Tempo Comum

Evangelho: Lc 9, 51-62

51 Aconteceu que, aproximando-se o tempo da Sua partida deste mundo, dirigiu-Se resolutamente para Jerusalém, 52 e enviou adiante de Si mensageiros, que entraram numa aldeia de samaritanos para Lhe prepararem pousada. 53 Não O receberam, por dar mostras de que ia para Jerusalém. 54 Vendo isto, os Seus discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu que os consuma?». 55 Ele, porém, voltando-Se para eles, repreendeu-os.56 E foram para outra povoação. 57 Indo eles pelo caminho, veio um homem que Lhe disse: «Seguir-Te-ei para onde quer que fores». 58 Jesus respondeu-lhe: «As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, porém, o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça». 59 A um outro disse: «Segue-Me». Mas ele disse: «Senhor, permite-me que eu vá primeiro sepultar meu pai». 60 Mas Jesus replicou: «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos; tu vai anunciar o reino de Deus». 61 Um outro disse-Lhe: «Senhor, seguir-Te-ei, mas permite que vá primeiro dizer adeus aos de minha casa». 62 Jesus respondeu-lhe: «Ninguém que, depois de ter metido a mão no arado olha para trás, é apto para o reino de Deus».

Comentário:


Do que se trata neste trecho do Evangelho [1] é de vocação.

Seguir Jesus implica sempre decisão e entrega porque haverá sempre que escolher e uma vez feita a escolha seguir em frente sem mais delongas.

Mas a vocação é algo mais complexo pois além do que atrás se disse implica optar por uma dedicação total o que, normalmente, só é possível com o abandono de tudo o resto.

A descoberta da vocação pode acontecer na juventude ou mais tarde mas, seja quando for, há que decidir com determinação e rapidez não deixando para mais tarde o que deve fazer-se atempadamente.

(ama, comentário sobre Lc 9, 51-62, 21.05.2016)





[1] Lc 9, 51-62

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.