Celibato
eclesiástico: História e fundamentos teológicos [i]
III.
Desenvolvimento do tema da continência na Igreja latina
Dessa declaração dos
Concílios de Cartago resulta que também na Igreja Africana uma grande parte,
talvez a maioria do clero maior, estava casada antes da ordenação, e que depois
dela, todos deviam viver em continência. Aqui esta obrigação é atribuída
explicitamente ao sacramento da Ordem recebida e ao serviço do altar. Também é
posta em relação explícita com um ensinamento dos Apóstolos e com uma
observância praticada em todo o tempo passado (antiquitas), e se conclui com o
assentimento unânime de todo o episcopado africano.
Devido a uma disputa com
Roma, que também foi abordada nessas assembleias conciliares africanas, podemos
conhecer em que medida foram conhecidas e vividas naquela Igreja, as tradições
da Igreja antiga.
O sacerdote Apiário foi
excomungado por seu bispo. Ele apelou para Roma, em que se aceitou o recurso
por referência a algum cânon de Nicéia que autorizaria tais recursos. Os bispos
africanos declararam-se solidários com seu companheiro afirmando que não
conheciam tal cânon niceno. Em diversas reuniões destes bispos, nas que também
participaram delegados de Roma, se discutiu esse problema e ainda se conservam
os cânones in causa Apiarii. Os africanos alegavam que na sua relação dos
cânones nicenos não aparecia uma disposição semelhante àquela, e tinham enviado
delegados a Alexandria, Antioquia e Constantinopla para obter a informação
pertinente. Mas também lá não se sabia nada sobre tais cânones. Mais tarde foi
esclarecido o erro de Roma, baseado no facto de que lá se tinha adicionado aos
cânones de Nicéia os do Concílio de Sárdica no ano 342, dedicado também à
questão ariana e celebrado sob o mesmo presidente: o bispo Ósio de Córdoba. Por
esse motivo, os cânones disciplinares de Sárdica foram acrescentados no arquivo
de Roma aos de Nicéia, e todos tinham sido considerados nicenos. Em Sárdica se
tinha aprovado aquele cânon (can. 3). A Igreja Africana não teve dificuldade em
demonstrar ao Papa Zósimo a errônea atribuição ao Concílio de Nicéia.
(cont)
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