12/12/2015

Tratado da vida de Cristo 58

Questão 38: Do baptismo de João

Art. 2 — Se o baptismo de João procedia de Deus.

O segundo discute-se assim. — Parece que o baptismo de João não procedia de Deus.

1. — Pois, nenhum sacramental procedente de Deus tira a sua denominação de um simples homem; assim, o baptismo da lei nova não se chama de Pedro ou de Paulo, mas de Cristo. Ora, o baptismo referido se denomina de João, segundo O Evangelho: Donde era o baptismo de João? Do céu ou dos homens? Logo, o baptismo de João não procedia de Deus.

2. Demais. — Toda nova doutrina procedente de Deus se confirma por certos milagres. Por isso, o Senhor deu a Moisés o poder de fazer milagres; e o Apóstolo diz: A nossa fé, tendo começado a ser anunciada pelo Senhor, foi depois confirmada entre nós pelos que a ouviram, confirmando-a ao mesmo tempo Deus com sinais e maravilhas. Ora, de João Baptista diz o Evangelho: João não fez milagre algum. Logo, parece que o baptismo que ministrava não procedia de Deus.

3. Demais. — Os sacramentos instituídos por Deus estão contidos em certos preceitos da Sagrada Escritura. Ora, o baptismo de João não está incluído em nenhum preceito da Sagrada Escritura. Logo, parece que não procedia de Deus.

Mas, em contrário, o Evangelho: O que me mandou baptizar em água me disse — Aquele sobre que tu vires descer o Espírito, etc.

No baptismo de João podemos considerar dois elementos: o rito de baptizar e o efeito do baptismo. Quanto ao rito de baptizar, não procedia dos homens, mas de Deus, que, por uma particular revelação do Espírito Santo, mandou João a baptizar. Mas, o efeito desse baptismo era de procedência humana, pois, nada se realizou nele que um homem não pudesse realizar. Donde, não procedia só de Deus, senão no sentido em que Deus agia por meio de um homem.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Pelo baptismo da lei nova os homens são baptizados interiormente pelo Espírito Santo, o que só Deus faz. Ao passo que o baptismo de João purificava só o corpo por meio da água. Por isso diz o Evangelho: Eu vos baptizo em água; porém ele vos baptizará no Espírito Santo. Donde a denominação de baptismo de João, porque não tinha nenhum efeito que não fosse produzido por João. Ao passo que o baptismo da lei nova não tira à sua denominação do ministro, que não é o autor da purificação interior, principal efeito do baptismo.

RESPOSTA À SEGUNDA. — Toda a doutrina e acção de João se ordenava para Cristo, que com inúmeros milagres confirmou tanto a sua doutrina como a de João. Se, porém, João tivesse feito milagres, os homens tanto seguiriam João como Cristo. Por isso, para que ouvissem principalmente  Cristo, não foi concedido a João fazer milagres. Mas, aos judeus, que o interrogavam porque batizava, confirmou o seu ofício com a autoridade da Escritura, dizendo: Eu sou a voz do que clama no deserto, etc., como se lê no Evangelho. E além disso, a austeridade da sua vida recomendava-lhe o ofício; pois, como Crisóstomo diz, era admirável ver tanta mortificação num corpo humano.

RESPOSTA À TERCEIRA. — O baptismo de João não foi ordenado por Deus, senão para durar pouco tempo, pelas causas referidas. Por isso não foi prescrito por nenhum preceito geral contido na Sagrada Escritura, mas por uma particular revelação do Espírito Santo, como se disse.

Nota: Revisão da versão portuguesa por ama.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.