29/11/2015

Sobre a Idade Média - 5

Resultado de imagem para idade médiaDinamismo:

Dinamismo é uma palavra que, a meu ver, define a essência da Idade Média.
A começar pelas cortes itinerantes de seus monarcas que tardaram a se fixar em capitais.
Na política, nas artes, no meio erudito predominam as transformações.
Quando no século XII o abade Suger decide fazer uma reforma para ampliar sua abadia de St-Dennis, na França, gera uma arquitectura completamente nova, visando expressar em suas linhas e em sua obsessão pela entrada de luz no edifício a Teologia da Luz, fruto da redescoberta dos tratados de influência neoplatónica do Pseudo-Dionísio Areopagita.

Pela mesma época, a sobreposição de vozes em cima da tradicional melodia do cantochão gregoriano abria o caminho para a polifonia na música.
Se pensarmos em ambientes bastante heterogéneos como os reinos da Península Ibérica ou as cidades italianas, esse dinamismo torna-se ainda mais notável.
Entretanto, o dinamismo mais característico foi o das universidades: o homem de saber medieval era um cidadão da Cristandade, deslocando-se frequentemente em busca do conhecimento e dos mestres famosos.



(cont em 06 Dez)



Texto de rafael de mesquita diehl, professor e historiador formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestrando pela mesma universidade. Publicado pelo site Revista Vila Nova.


(revisão da versão portuguesa por ama)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.