31/10/2015

Inquisição: uma breve história - 1


Quando falamos das culpas passadas dos membros da Igreja católica, a primeira coisa que nos vem à mente é a Inquisição, o tribunal eclesiástico instituído a partir do século XIII para julgar os casos de heresia.
Apesar de estarmos séculos de distância dos acontecimentos, é natural que o tema suscite polémicas e o afloramento das paixões, podendo as pessoas identificarem-se com um ou outro lado dos conflitos de outrora.
Julgando ser necessário colocar o dedo nessa “ferida” histórica, o papa João Paulo II apontou a necessidade de um juízo com objectividade crítica, motivo pelo qual o Vaticano organizou no ano de 1998 um simpósio com diversos pesquisadores e estudiosos, católicos e não-católicos, para que juntos debatessem questões históricas acerca da Inquisição.

O que pretendo nestas linhas é fazer uma síntese dos aspectos históricos da Inquisição. Não procuro fazer uma apologia nem um revanchismo. Faz parte da maturidade de posicionamento reconhecer que aqueles com os quais nos identificamos em matéria de crenças e valores são também passíveis de erro.


Aspectos históricos

Primeiramente, é preciso estabelecer uma precisão de termos:
seria mais correcto falarmos de Inquisições, no plural, haja em vista que, depois do século XV, havia na Europa três inquisições em funcionamento:
a Inquisição Portuguesa, a Inquisição Espanhola e o Tribunal do Santo Ofício Romano.
Esses três tribunais originam-se, contudo, de um tribunal eclesiástico instituído pelo papado no século XIII.
Para entendermos melhor toda a questão, é preciso regressar aos tempos do Império Romano.

Quando o imperador Constantino se converteu ao cristianismo e deu liberdade de culto aos cristãos, no ano 313, a sua política religiosa não diferia muito dos antecessores.


(cont)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.