3. O respeito pela vida humana
O quinto preceito manda não matar.
Condena também golpear, ferir ou provocar
qualquer dano injusto a si mesmo e ao próximo no corpo, quer seja por si mesmo
ou através de outros; bem como ofendê-lo com palavras injuriosas ou desejar-lhe
o mal.
Neste mandamento proíbe-se igualmente
ocasionar a morte a si próprio (suicídio).
3.1. O homicídio voluntário
«O quinto mandamento proíbe, como
gravemente pecaminoso, o homicídio directo e voluntário.
O assassino e quantos voluntariamente
colaboram no assassinato cometem um pecado que brada ao céu» [i]» [ii], [iii].
A encíclica Evangelium Vitae formulou de forma definitiva e infalível a
seguinte norma negativa: «com a autoridade que Cristo conferiu a Pedro e aos
seus Sucessores, em comunhão com os Bispos da Igreja Católica, confirmo que a
morte directa e voluntária de um ser humano inocente é sempre gravemente
imoral.
Esta doutrina, fundada naquela lei
não-escrita que todo o homem, pela luz da razão, encontra no próprio coração [iv], é
confirmada pela Sagrada Escritura, transmitida pela Tradição da Igreja e
ensinada pelo Magistério ordinário e universal» [v].
Assim, o homicídio que é sem excepção
gravemente imoral é aquele que corresponde a uma escolha deliberada e se dirige
a uma pessoa inocente. Por conseguinte, a legítima defesa e a pena de morte não
se incluem nesta formulação absoluta, pois são objecto de tratamento específico
[vi].
Colocar a vida nas mãos do homem implica
um poder de disposição, que acarreta saber administrá-lo como uma colaboração
com Deus.
Isto exige atitude de amor e de serviço, e
não de domínio arbitrário: trata-se de um domínio não absoluto, mas
ministerial, reflexo concreto do domínio único e infinito de Deus [vii].
(cont)
[iii] Também «proíbe fazer seja o que for com a intenção de provocar
indirectamente a morte duma pessoa. A lei moral proíbe expor alguém, sem razão
grave, a um perigo mortal, assim como negar assistência a uma pessoa em perigo»
(Catecismo, 2269).
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