16/03/2015

O que há de humano no tempo pós-humano que se está a forjar? 4

Perspectiva
Várias personalidades já se manifestaram e colocaram por escrito as suas preocupações; a carta aberta foi publicada, a 12 de janeiro deste ano, no Future of Life Institut-FLI, por Bill Gates, Stephen Hawking, Elon Musk, entre outros. O FLI é uma associação criada em 2014, por Max Tegmark e Jaan Tallinn, exatamente para procurar limitar os sérios riscos que a humanidade está a correr.
Mas, ao mesmo tempo, a Google financia uma universidade que prepara a elite do pós-humanismo e os seus missionários frequentam aí regularmente seminários; curiosamente chama-se... “Singularity University” (na Califórnia).

O FLI recebeu muitos milhões e apoio técnico de muitos cientistas e engenheiros da inteligência artificial. O perigo é real e muito superior ao estimado no quadro da guerra nuclear, pois o seu potencial de destruição não é menor. Para os “humanistas” tudo isto que os “pós-humanistas” proclamam deve ser tomado na devida consideração. Além disso, os INVESTIMENTOS que estão a ser realizados nas máquinas de inteligência artificial em nada se comparam com o pequeníssimo investimento que se faz na sabedoria... diz o físico Max Tegmark.

É mesmo preciso colocar outras questões: que critérios éticos terão estas máquinas? Que decidirão, apesar do ser humano e até contra ele? Que equilíbrio social estamos a preparar com uma maioria social de pessoas desempregadas?

(cont)

joaquim azevedo, Universidade Católica Portuguesa, Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura (Porto) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.