28/08/2014

Reflectindo 35


Paralisia ou Confiança?


No Evangelho da Missa de hoje, S. Marcos diz-nos que Jesus chegou a Cafarnaum e logo se soube que estava em casa, e juntaram-se tantos que nem sequer havia lugar à porta. [i]
Quatro amigos dirigiram-se também à casa levando um paralítico; mas não puderam chegar ao pé de Jesus por causa da multidão. Então, valendo-se talvez de uma escada exterior, chegaram até ao telhado com o paralítico, levantaram o tecto sobre o local onde se encontrava o Senhor e, depois de fazer um buraco, desceram a enxerga em que jazia o paralítico. Deixaram a enxerga no meio, diante de Jesus. [ii]
O apostolado é algo parecido: Pôr as pessoas diante de Jesus, apesar das dificuldades que isto possa trazer consigo. Deixaram o amigo diante de Jesus. Depois o Senhor fez o resto: Ele é quem realmente faz o que é importante.
Fico-me a pensar:
E eu? Tenho confiança, fé autêntica e indómita, arrosto com as dificuldades ou, deixo-me vencer pelos respeitos humanos, "o que vão dizer", talvez mais logo, depois... vê-se, já lhe falei... mas o sujeito não quer...
Se calhar...nem como paralítico presto!
Era o que faltava...descerem-me por uma corda!
Dar espectáculo!
Não... não, deixem-me cá com a minha paralisia que, eu, depois...quando puder... hei-de ir lá...

(ama, reflexão, 2006)





[i] (cfr. Mc 2, 1-13)
[ii] (cfr. Lc 5, 19)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.