Questão
108: Da ordenação dos anjos por hierarquias e ordens.
Art. 2 — Se numa mesma hierarquia
há muitas ordens.
(II Sent., dist. IX, a. 3; IV, dist. XXIV,
q. 2, a. 1, qª 2, a. 4).
O segundo discute-se
assim. — Parece que numa mesma hierarquia não há muitas ordens.
1. — Pois,
multiplicada a definição, multiplica-se o definido. Ora, a hierarquia, como
diz Dionísio, é uma ordem. Se, portanto, são muitas as ordens, não haverá uma
só, mas muitas hierarquias.
2. Demais. — Ordens
diversas são graus diversos; e os graus, nos seres espirituais, são constituídos
segundo os diversos dons espirituais. Ora, nos anjos, todos os dons espirituais
são comuns, porque nada entre eles se possui
singularmente. Logo, não são diversas as ordens dos anjos.
3. Demais. — Na
hierarquia eclesiástica distinguem-se as ordens relativamente à purificação, à
iluminação e à perfeição. Pois, a ordem dos diáconos é purgativa; a dos
sacerdotes, iluminativa; a dos bispos, perfectiva, como diz Dionísio. Ora,
qualquer anjo purifica, ilumina e aperfeiçoa. Logo não há distinção de ordens,
nos anjos.
Mas, em contrário, diz o Apóstolo (Ef 1, 21), que Deus constituiu Cristo homem acima de todo o principado, e
potestade, e virtude, e dominação, que são as diversas ordens
dos anjos; e alguns, dentre eles, pertencem a uma mesma hierarquia, como a
seguir se dirá (a. 6).
Como já se disse (a. 1), uma hierarquia é uma
chefia, isto é, uma multidão ordenada, do mesmo modo, sob o governo de um chefe.
Ora, não seria a multidão ordenada, mas confusa, se nela não houvesse diversas
ordens. Logo, a própria noção de hierarquia requer a diversidade das ordens, e
esta é considerada relativamente aos diversos ofícios e actos. E isso bem se
vê na cidade, em que são diversas as ordens, segundo os diversos actos; assim,
uma é a ordem dos que julgam, outra, a dos que pugnam, outra, a dos que trabalham
nos campos, e assim por diante. Mas, embora sejam muitas as ordens de uma mesma
cidade, todas, contudo, podem reduzir-se a três, por ter qualquer multidão
perfeita princípio, meio e fim. Donde, há tríplice ordem de homens na cidade:
uns são os supremos, como os nobres; outros, ínfimos, como o baixo povo;
outros, médios, como o povo honrado. Assim, pois, em qualquer hierarquia
angélica, as ordens distinguem-se segundo os diversos actos e ofícios; e toda
essa diversidade se reduz a três ordens: a suma, a média e a ínfima. E por
isso, em cada hierarquia, Dionísio coloca três ordens.
DONDE A
RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Ordem toma-se em dupla acepção. Numa,
a ordenação, em si, compreendendo graus diversos; e, deste modo, diz-se que a
hierarquia é uma ordem. De outro modo, chama-se ordem a um mesmo grau; e
assim, diz-se que há várias ordens numa mesma hierarquia.
RESPOSTA
À SEGUNDA. — Na sociedade dos anjos, tudo é
possuído em comum; contudo, uns possuem certas coisas de modo mais excelente
que outros. Ora, o que pode comunicar o que possui tem posse mais perfeita que
o que não o pode; assim é mais perfeitamente cálido o que pode aquecer, do que
o que não pode; e sabe mais perfeitamente quem pode ensinar, do que quem não o
pode. E quanto mais perfeito for o dom comunicado, tanto mais perfeito será o
grau de quem o comunica; assim, no grau mais perfeito do magistério está quem
pode ensinar a ciência mais elevada. E, de acordo com esta semelhança deve
distinguir-se a diversidade dos graus ou das ordens dos anjos, segundo os diversos
ofícios e actos.
RESPOSTA À TERCEIRA. — O
anjo inferior é superior ao homem mais elevado, na nossa hierarquia, conforme
Escritura (Mt 11, 2): O que é menor no reino dos céus, é maior do que ele, ou seja, do que João Baptista, do qual entre os nascidos de mulher
não se levantou outro maior. Donde, o anjo menor da hierarquia celeste pode
não só purificar, mas iluminar e aperfeiçoar, e de modo mais alto do que as
ordens da nossa hierarquia. E assim pela distinção destes actos não se
distinguem as ordens celestes, mas por outras diferenças deles.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama
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