Questão 52: Da relação dos anjos com os lugares.
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(I Sent., dist. XXXVII, q. 3, a. 3; De Pot., q. 3, a. 7, ad 11; a. 19, ad 1; Quodl. I, q. 3, a. 1, ad 2)
O terceiro discute-se assim. — Parece que vários anjos podem estar simultaneamente no mesmo lugar.
1. — Pois, vários corpos não podem estar simultaneamente no mesmo lugar pelo encherem. Ora, os anjos não o enchem, porque só o corpo enche o lugar de modo a não haver vácuo, como se vê pelo Filósofo [i]. Logo, vários anjos podem estar no mesmo lugar.
2. Demais. — O anjo e o corpo diferem entre si mais do que dois anjos. Ora, o anjo e o corpo podem estar simultaneamente no mesmo lugar, por não haver nenhum lugar que não esteja cheio pelo corpo sensível, como o prova Aristóteles [ii]. Logo, com maioria de razão, dois anjos podem estar no mesmo lugar.
3. Demais. — A alma está em qualquer parte do corpo, segundo Agostinho [iii]. Ora, os demónios, embora não se intrometam na mente, intrometem-se, contudo, por vezes, nos corpos; e assim a alma e o demónio estão no mesmo lugar. Logo, por semelhante razão, o mesmo se dá com quaisquer outras substâncias espirituais.
Mas em contrário. — Duas almas não podem estar num mesmo corpo. Logo, pela mesma razão, nem dois anjos poderão estar no mesmo lugar.
Dois anjos não podem estar simultaneamente no mesmo lugar. E a razão é por ser impossível duas causalidades completas procederem imediatamente de um mesmo agente. O que se evidencia em todo género de causas, pois, uma é a forma próxima de uma coisa e um é o motor próximo, embora possam existir vários motores remotos. Nem vale a instância apoiada no fato de vários puxarem um navio; porque, como a força de cada um, por si, é insuficiente para movê-lo, nenhum deles é o motor perfeito, mas todos, simultaneamente, exercem a função de um só motor, enquanto todas as forças se agregam para produzirem um si movimento. Por onde, entendendo-se que o anjo está num lugar porque sua virtude imediatamente ocupa um lugar ao modo de um continente perfeito, como já se disse [iv], em um mesmo lugar não pode estar senão um só anjo.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJEÇÃO. — Não é o implemento o que impede que estejam vários anjos no mesmo lugar; mas outra causa, como já se disse.
RESPOSTA À SEGUNDA. — O anjo e o corpo não estão do mesmo modo num lugar. Por isso a objecção não colhe.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Também o demónio e a alma não se comparam com o corpo segundo a mesma relação causal; pois, a alma é a forma do corpo, não, porém, o demónio. Por onde, a objecção não colhe.
(s. tomás de aquino, Suma Teológica, Tratado dos Anjos)
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