04/02/2012

Leitura Espiritual para 04 Fev 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver texto completo para hoje, clicar abaixo
Evangelho: Mc 7, 1-23

1 Reuniram-se à volta de Jesus os fariseus e alguns escribas vindos de Jerusalém; 2 e notaram que alguns dos Seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, por lavar; 3 ora os fariseus e todos os judeus aferrados à tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente; 4 e, quando vêm da praça pública, não comem sem se purificar; e praticam muitas outras observâncias tradicionais, como lavar os copos, os jarros, os vasos de metal, e os leitos. 5 Os fariseus e os escribas interrogaram-n'O: «Porque não se conformam os Teus discípulos com a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?». 6 Ele respondeu-lhes: «Com razão profetizou Isaías de vós, hipócritas, quando escreveu: “Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. 7 É vão o culto que Me prestam, ensinando doutrinas que são preceitos humanos”. 8 Pondo de lado o mandamento de Deus, observais cuidadosamente a tradição dos homens». 9 Disse-lhes mais: «Vós bem fazeis por destruir o mandamento de Deus, para manter a vossa tradição. 10 Porque Moisés disse: “Honra teu pai e tua mãe. E todo o que amaldiçoar seu pai ou sua mãe, seja punido de morte”. 11 Vós, porém, dizeis: Se alguém disser ao pai ou à mãe, é “qorban”, oferta a Deus, qualquer coisa minha que te possa ser útil, 12 já não lhe deixais fazer nada a favor do pai ou da mãe, 13 anulando assim a palavra de Deus por uma tradição que tendes transmitido de uns aos outros. E fazeis muitas coisas semelhantes a estas». 14 Convocando novamente o povo, dizia-lhes: «Ouvi-Me todos e entendei: 15 não há coisas fora do homem que, entrando nele, o possam manchar; mas as que saem do homem, essas são as que tornam o homem impuro. 16 Se alguém tem ouvidos para ouvir, oiça». 17 Tendo entrado em casa, deixada a multidão, os Seus discípulos interrogaram-n'O sobre esta parábola. 18 Ele respondeu-lhes: «Também vós sois ignorantes? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, 19 porque não entra no seu coração, mas vai ter ao ventre e lança-se num lugar escuso?». Com isto declarava puros todos os alimentos. 20 E acrescentava: «O que sai do homem, isso é que mancha o homem. 21 Porque do interior, do coração do homem, é que procedem os maus pensamentos, os furtos, as fornicações, os homicídios, 22 os adultérios, as avarezas, as perversidades, as fraudes, as libertinagens, a inveja, a maledicência, a soberba, a insensatez. 23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem».

Talita Kum - Levanta-te
…/33

«A tua fé te salvou», «como se dissesse: - Não sou Eu quem te salva, mas tu própria alcanças a salvação porque acreditas em Mim!

A gente ouve constantemente falar de fé e é lógico que assim seja porque, a fé, é única e verdadeira mola real de toda a vida humana. Não se compra, não se adquire, não se negoceia, é uma graça dada por Deus, gratuitamente, aos que lha pedem. Mas nem sempre tem a mesma ‘intensidade’, a mesma ‘dimensão’.
Amiúde a dúvida insinua-se no nosso espírito, assim, como uma água miúda que vai penetrando sub-repticiamente, quase sem nos darmos conta e, quando nos apercebemos, já atingiu um volume considerável e custará bastante a erradicar. É claro que fé e santidade têm a ver uma com a outra, já que, só através da fé em Jesus Cristo, aquela se pode alcançar, mas a santidade não isenta da dúvida mais ou menos profunda e mais ou menos demorada.
Muitos santos tiveram ao longo das suas vidas autênticas ‘crises’ de fé, em que a escuridão ou o embotamento do raciocínio, tapavam o seu acesso. Ainda recentemente, para grande espanto de muitos, a biografia de Teresa de Calcutá o revelou. O próprio Jesus o advertiu seriamente:

«A todo aquele que tem, há-de ser dado, mas àquele que não tem, mesmo aquilo que tem lhe será tirado» [1].  

É um erro gravíssimo considerar a nossa fé como um ‘dado adquirido’; nada mais falso. Devemos habituar-nos a pedir, diariamente, a fé, como se na verdade ela não nos tivesse sido dada ou estivéssemos em risco de a perder, porque, tanto uma coisa como outra, podem acontecer. Não pedir ao Senhor, com insistência, a graça da fé, que nos ajude a conservá-la, a crescermos nela, é correr um risco enorme. É muito possível que, a nossa fé, sem esses pedidos e apelos, vá esmorecendo, definhando até não restar coisa nenhuma. Pelo contrário, pedir e insistir com o Senhor que nos conceda a fé e nos ajude a defendê-la, só a robustecerá e aumentará» [2].

«Senhor, aumenta a minha fé que eu, por mim, não sei nada de nada. Como eu desejo uma fé forte, inteira, maciça como uma rocha, onde se desfaçam todas as dúvidas e questões. Uma fé que arda em fogo vivo que se comunique aos que me rodeiam. Uma fé assim, como a de Tua Mãe, Maria Santíssima, de São José meu Pai e Senhor e de São Josemaria.
São Tomé, prostrado a Teus pés, disse-te: Meu Senhor e meu Deus!
Não tenho pena nem inveja de não ter estado presente. Tu mesmo disseste: Bem-aventurados os que crêem sem terem visto.
E eu creio, Senhor.
Creio firmemente que Tu és o Cristo Redentor que me salvou para a vida eterna, o meu Deus e Senhor a quem quero amar com todas as minhas forças e, a quem ofereço a minha vida. Sou bem pouca coisa, não sei sequer para que me queres, mas se me criaste é porque tens planos para mim. Quero cumpri-los com todo o meu coração» [3].


[4]…/


[1] Cf. Lc 19, 11-28.
[2] ama, Correio apostólico, 2000.
[3] Ama, orações diárias, 1998
[4] Escrito por AMA em 2010, visto por autoridade eclesiástica.
      Agrad. Dr. V. Costa Lima, pelo aconselhamento e sugestões

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.